Quem achou que este é o congresso de parlamentares em Brasília se enganou. Se continuar do jeito que está, este poderá ser o mais novo modelo de igreja, e a mais nova fachada dos templos e catedrais do Brasil.
Eu que só tinha olhares para os cambistas, comerciantes e vendedores de pombas em Mateus 21:12-14, hoje percebo que isso é somente a sombra do que de fato é. Esses tais, enumerado por Jesus, estavam no templo pela ocasião e também porque lhes era lícito.
Em primeira instância o texto nos chama a atenção para a finalidade do templo. Voltando ao texto, Jesus diz que o que era para ser chamado "Casa de Oração", acabou virando "Covil de ladrões".
Tanto os templos como as sinagogas eram usadas para o ensino e a comunhão dos fiéis. E aqui Jesus usa também para atendimento ao público, pessoas doentes e necessitadas. "... foram ter com ele no templo cegos e coxos, e curou-os. Mateus 21:14. Totalmente de graça!
Olhando com um pouco mais de atenção, notamos que por meio desta situação, Cristo estava denunciando a maneira com que aqueles líderes religiosos estavam conduzindo e trabalhando a espiritualidade do povo.
Foi esta maneira de fazer religião que deu margem para que a fé se tornasse uma forma de enriquecer o comércio, os cofres do Estado e o bolso da Igreja. Isto também justifica o porquê das pessoas se admirarem da doutrina de Cristo.
Assim como em outros textos, nós é que somos o templo onde o Espírito Santo habita, e é muito importante olharmos para Cristo e perguntarmos acerca de nós mesmos: Este templo é "Casa de oração" ou "Covil de ladrões"?
Igreja são pessoas em Cristo (mateus 18:20).
"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra". 2 Crônicas 7:14
Harry Érick
Esse é um assunto muito que tem gerado polêmicas e creio que em todo lugar.
ResponderExcluirA pergunta é: Onde está Deus para que possamos adorá-lo? Crescemos com o ensinamento de que é no templo que devemos cultuar, como fazia a mulher samaritana indo ao monte para adorá-lo. Todavia, sabemos que o trono de Deus é o céu. Então porque o templo? Ele reteria Deus? (Atos 7, 47-48). Não devemos adorar a Deus só nos templos, quem assim o faz, não conhece a Deus, porque Deus é Espírito. (João 4. 19-24).
Quando Deus deu a visão do tabernáculo a Moisés, não foi objetivando a troca pelo verdadeiro. Era temporário, era o modelo do verdadeiro céu. (Heb. 8. 2). O corpo do homem, este sim , do homem que nasceu de novo, este é o templo do Espírito de Deus. ( I Corint. 6.13 e 19).
Não somos nóes que vamos, mas Ele é quem vem a nós e em nós faz morada para que o conheçamos verdadeiramente. ( João 14.23).
Quanto a prática das heresias dentro das igrejas, eu tenho certeza de uma coisa.. cada um dará conta de si mesmo a Deus e aí daqueles usa a palavra de Deus para seu próprio bem.
Deus abençoe teu ministério..parabéns pelo texto, é importante observar que se preocupa muito com as coisas de Deus. Isso é louvável.
Gilmara