Pular para o conteúdo principal

Guarda o seu coração




"Dois homens olharam através das grades da prisão; um viu a lama, o outro as estrelas". Agostinho











Sobre ostras eu não entendo muito, mas sei que são elas as responsáveis por ornar e encantar pessoas, dando um brilho diferente e deixando-as mais elegante. São das ostras que se originam as pérolas. No entanto, o que muita gente não sabe, é que esta jóia preciosa é resultado de muitos ferimentos produzido por outras substâncias que adentraram em sua concha.


Como mecanismo de defesa e para curar seus ferimentos, a ostra libera outra substância que ao longo do processo, vai  acumulando, formando então a pérola. Por isso a ostra é tão fechada, pois se alguma substância indesejada entra em seu interior, pode causar ferimentos e até a morte. Contudo, mesmo sendo tão fechada, ainda assim a ostra não consegue impedir a entrada dessas substâncias. As pérolas são nada mais nada menos que cicatrizes destes ferimentos. Mas é bem verdade que sem ferimentos e cicatrizes não existe pérola. 


Acredito que em cada pessoa há uma jóia muito preciosa sendo forjada em meio a tantas lutas, conflitos ou decepções. Se olharmos para as frustrações, talvez haja razões de às vezes estarmos tão fechados em nós mesmos, pois quem é que quer se machucar ou tem prazer no sofrimento? Portanto, em momentos como estes, fechar-se em nosso mundo é a atitude mais óbvia que podemos ter a esse respeito. No entanto, se olharmos para as oportunidades e continuarmos abertos a novas conquistas e realizações, teremos então uma atitude nobre, mas que exigirá fé e perseverança. Assim, nos fechamos para as coisas que a nosso ver nos causam mal, e nos abrimos para àquelas que nos causam bem. No entanto, só teremos certeza depois que deixamos elas entrar em nosso coração.



É impossível alguém chegar ao final da vida sem ter fabricado uma pérola sequer. Se temos que sofrer, se sofrer faz parte de nossa existência, que seja por causas nobres.  Que seja por razões humanas e nobres. Que seja por ser sincero e transparente, por ser honesto, por acreditar no amor. Que seja por crenças, que seja por fé. Que seja por Cristo, por seu amor e fidelidade. Que seja por querer uma vida mais bíblica e autêntica. Seja qual for a razão, que seja algo que ecoe na eternidade. Pois sabemos "que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada". Romanos 8:18. E esta é para nós a nossa pérola.


Cada processo por mais doloroso que seja tem seu preço. Não há desafios que não apresentam riscos; obstáculos que não possam ser transponíveis; pessoas que um dia não tiveram que enfrentar seus medos, ou vitórias que não nos custaram nada. Todos olham as  nossas conquistas, julgam a nossa aparência e atitudes, porém, só Deus enxerga, no mais profundo, o que se passa em nosso coração. E isso é o que nos conquista, pois sabendo o que há em nosso coração, nem por isso nos abandona, mas se achega para mais perto ainda.


Você é responsável pela manutenção do seu coração. Não deixe que outros façam isso por você. Eles farão à maneira deles, faça você à maneira de Deus. Cedo ou tarde você colherá os frutos. Olhará para trás e terá satisfação e alegria em dizer: Eu venci! E a lembrança disso tudo será uma linda pedra preciosa.

"Sobre tudo que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procede as fontes da vida" Provérbio 4:23

Harry Érick


Sobre ostras e pérolas: mundoestranho.abril.com.br/materia/como-a-ostra-produz-a-perola

Postagens mais visitadas deste blog

"Seca-se a erva, e caem as flores"

"Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva.  Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente". Isaías 40:6-8 A tragédia de Mariana foi um desastre que destruiu uma cidade inteira e comprometeu outras cidades também. Pensando sobre o que significa segurança e garantia, lembrei daquelas pessoas que deram um duro danado para ter algo na vida. Ter uma profissão, conquistar um "ganha-pão", realizar o sonho da casa própria, adquirir um carro, etc. De repente, em alguns segundos, o que demorou décadas e custou uma vida para se adquirido e construído, fica totalmente destruído e perdido. Dinheiro algum poderá trazer de volta as pessoas mortas na tragédia, a história do povo, e nem restaurar os rios, as matas, os peixes, os recursos naturais que foram perdidos. Em Gov...

Mesmo sem entender

"Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça"  João 13:6-9 Em nossa vivência e caminhada cristã, é comum às vezes não ter respostas para as várias situações e questões da vida. No percurso, quantas perguntas ficam sem respostas, quantas situações sem explicações, quantos porquês e para quê.  A falta de respostas não muda quem Deus é, não altera seus planos e não diminui suas promessas, ao contrário, nos desafia a crer e obedecer mesmo sem nada entender. E neste sentido, Jesus está propondo a Pedro que ele creia e obedeça mesmo sem nada entender agora, porém mais tarde. Algumas respostas vêm de imediato, outras somente com o pa...

Decisões precipitadas

"Saul disse: Pequei! Transgredi a ordem do Senhor e as tuas instruções, pois tive medo do povo e ouvi a sua voz". 1 Samuel 15:24 O ponto de referência para nossa reflexão hoje é Saul. Saul foi a pessoa escolhida pelo povo de Israel para ser rei. Esta decisão partiu do povo porque invejavam os outros povos e queriam ser como eles. Queriam ser regido por um rei e não por um Deus (1Samuel 8:20). Com a permissão do Senhor, Saul é eleito rei de Israel. Durante seu reinado, Saul procurou mostrar serviço fazendo guerras e vencendo batalhas. Porém, a medida em que prosseguia, o caráter de Saul mostrava uma pessoa cada vez mais preocupada e apegada ao reconhecimento, fama e status. Seu medo de perder o reino, de perder a guerra, de perder popularidade e não ser aceito pelas pessoas o levou à ruína. Aos poucos o coração de Saul estava mais preocupado em atender sua necessidade de aceitação e em agradar ao povo do que a Deus. Em um dado momento, para compensar suas...