Acredito que qualidade de vida tem muito mais a ver com a nossa atitude diante da vida do que com as coisas que temos ou adquirimos. Quando me refiro a ter qualidade de vida, penso sobre as decisões pessoais que tomamos acerca do que cremos, sentimos e agimos. Ou seja, decisões e certezas que nos proporcionam paz interior, motivação, perseverança e conquista. Além de aumentar a nossa qualidade de vida, melhora a nossa interação com as pessoas. E a primeira dica para melhorar a nossa qualidade de vida é sobre o perdão.
1."Quando você perdoa, de forma alguma muda o passado - mas com certeza muda o futuro" (Bernard Meltzer)
Numa família de oito filhos, o caçula era menosprezado pelos pais e irmãos por sua estatura, força e talvez capacidade. Na sociedade, sua profissão era vista com desprezo. Talvez sofria bullying dos colegas. Eu estou falando do rei Davi citado em I Samuel 16:6-13. Nessas condições, muitos já teriam desistido ou se revoltado. Mas não foi assim que Davi reagiu. Se quisermos ter qualidade de vida, devemos lutar contra as raízes de amarguras causadas pela família, pelos colegas, ou pela sociedade. O perdão é o melhor remédio para esquecer das coisas que ficam para trás e avançar para as que estão adiante. Perdoar é necessário para seguir, construir e realizar. Quem perdoa está promovendo a paz e libertando-se da escravidão causada pela amargura. Quem perdoa é mais feliz. Dê um novo rumo à sua vida.
2. "Gratidão transforma negação em aceitação, caos em ordem, confusão em clareza. Traz sentido ao nosso passado, traz paz ao presente e cria uma visão para o futuro" (Jeff Colleman)
Se conviver ou trabalhar com pessoas que não gostam do que fazem já é difícil, pior é ter que conviver com pessoas que além de não gostarem do que fazem, não têm motivo algum para agradecer. A única coisa que uma pessoa dessa faz bem feito é reclamar, criticar os outros e lamentar a vida que tem. Para Davi, cuidar de ovelhas certamente não era o que ele queria fazer, mas era o que tinha para fazer. E por sinal, fez tão bem feito que a sua experiência como pastor de ovelhas lhe capacitou e o fez acreditar que podia vencer Golias. Para seus irmãos que viviam caçoando de Davi por ser pastor de ovelhas, vê-lo como rei foi algo bastante desmotivador. Em Manhuaçu-MG, quem comprava pipocas para ajudar um simples homem vendedor de pipocas na rua, nunca imaginou que depois de algum tempo o seu trabalho se transformaria na Gulozitos, uma grande empresa no ramo de pipocas, doces e salgadinhos. Enquanto você reclama, murmura e critica, há muitos que agradecem por ter sido pastor de ovelhas antes de matar Golias e ser rei.
3. "... Quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer". Lucas 17:10b
Aperfeiçoamento e proatividade caminham juntos. São requisitos para quem deseja crescer e melhorar sua qualidade de vida. Mesmo com a sociedade da época vendo o pastoreio de ovelhas como uma profissão insignificante, Davi não se limitou em apenas pastorear. Em seu tempo livre, ou nos momentos de solitude, Davi exercitou e aperfeiçoou seu dom de tocar harpa. Davi também aprendeu a se defender e a lutar para proteger suas ovelhas de outros animais. Isso foi o que o ajudou a trabalhar no castelo de Saul e a vencer Golias e muitas outras batalhas. Se Davi fizesse somente o que lhe haviam mandado, não teria condições de crescer na vida. Na parábola dos talentos, o servo que não produziu nada com o que lhe foi dado também foi chamado de servo inútil.
4. "... quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva" Marcos 10:43b
A grandeza do ser humano está em sua capacidade de se submeter a Deus servindo aos outros. Servir aos outros muitas vezes é a melhor forma de demonstrar amor. É servindo que temos a oportunidade de aprender algo novo e criar novas possibilidades. Dos oito filhos que Jessé tinha, três foram para a guerra e cinco ficaram na casa. Sabe-se que Davi apascentava ovelhas e que Jessé escolheu justamente Davi para levar marmita aos seus irmãos no fronte de batalha. Se Davi não fosse uma pessoa bem resolvida, teria muitos motivos para não aceitar esta tarefa. Mas foi se submentendo, ajudando seu pai e servindo aos seus irmãos que Davi pôde conhecer o rei Saul, saber sobre o desafio de Golias e derrotá-lo numa guerra. Aprenda a servir os outros compartilhando conhecimento, trocando experiências, participando e contribuindo em seus sonhos e realizações.
"... esforça-te e tenha bom ânimo" Josué 1:9
Harry Érick
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por acrescentar e abençoar vidas!