"Parem de confiar no homem, cuja vida não passa de um sopro em suas narinas. Que valor ele tem"? Isaías 2:22 NVI
Não é o ser humano a pessoa que devemos temer, mas a Deus, que criou o ser humano. Não é o mundo que precisa ser mudado, mas a nossa própria humanidade que precisa ser transformada. As propostas políticas são boas, mas a falta de temor a Deus, de amor ao próximo criam políticos corruptos e pessoas maldosas. Da mesma forma podemos pensar sobre religião e religiosidade, sem temor a Deus e amor ao próximo, não possuem valor algum.
Enquanto pessoas confiam em seu trabalho, em seu dinheiro, em suas posses, em seu conhecimento, em seus ídolos, suas crendices e religiosidades, o profeta diz que deveríamos confiar em Deus. Ou seja, não devemos fazer com que o ser humano por meio de sua força, capacidade, inteligência ou religiosidade, se coloque acima de Deus, que o criou. Embora Deus tenha criado o ser humano e dado a ele a responsabilidade de cuidar da criação, é Deus quem faz com que planos e projetos sejam estabelecidos conforme a sua vontade e propósito. Sem Deus, nada podemos fazer.
De acordo com o contexto de Isaías 2, não devemos confiar naqueles que fazem de si um deus, que elegem outros deuses para si, que escravisam pessoas para o seu próprio interesse e que desviam a humanidade da verdade de Cristo e do Evangelho. A base para que sejamos pessoas confiáveis e valorosas está relacionado à nossa adoração e temor a Deus. Em reconhecer o Senhor em todos os caminhos e persistir em fazer a sua vontade. Porém, é digno de nota dizer que é através dos frutos que verdadeiramente conheceremos a árvore. E os frutos a que me refiro deve contemplar também a eternidade. Vale muito para esta vida alcançar bons resultados e ser bem sucedido. Mas não tem valor algum se não gerar frutos para a eternidade. Frutos de arrependimento, de adoração e salvação em Cristo Jesus.
Nos dias de hoje, não dá para entender um tipo de cristianismo em que as pessoas fazem da prática do batismo a sua salvação, mas não elegem Cristo como seu Senhor e Salvador. Não entendo porque precisam da bênção de Deus para casar, mas não precisam de Deus para viver. Fazem questão de ir à igreja porque amam a Deus, mas não suportam ouvir a sua Palavra nem por meia hora. Querem ser membros de igrejas, mas não desejam ser discípulos de Cristo.
Como disse Agostinho: "Se você crê somente naquilo que gosta do Evangelho e rejeita o que não gosta, não é no Evangelho que você crê, mas sim em si mesmo". E em certa ocasião, Gand disse a um cristão que queria evangelizá-lo: "Creio no Cristo que você prega, mas não creio no cristianismo que você vive". E o próprio Cristo também já disse: "Por que vocês me chamam 'Senhor, Senhor', e não fazem o que eu digo"? Lucas 6:46
Harry Érick
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por acrescentar e abençoar vidas!