Pular para o conteúdo principal

Cuidados do coração

“O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca”. Lucas 6:45
O coração é como um baú de coisas. Nele encontramos tesouros e também bugigangas que não servem para nada, só atrapalham. Porém estão todos lá e disponíveis para serem utilizados ou descartados. Com tantas coisas úteis e inúteis ocupando o mesmo lugar no espaço, fica difícil às vezes encontrar algo de valor.
Se ficamos perdidos ou desesperado toda vez que precisamos encontrar algo que possa trazer alguma alegria ou esperança, saiba que está na hora de fazer uma faxina. Sim! Jogar um pouco do entulho ruim para fora. E é comum sempre deixarmos as coisas boas, bonitas e úteis no fundo do baú. Então, já vou logo dizendo, pessoas más são caracterizadas pelo acúmulo de lixo guardado em seu coração. E isso faz delas pessoas tristes, amarguradas, desmotivadas. Assim, quanto maior o lixo, menor será a estima, a confiança, a alegria, o amor e o prazer pela vida.
Do contrário, se há excesso de coisas boas, as ruins não hão de prevalecer. Ou mudamos o foco e paramos de estimar/colecionar fatos desagradáveis na vida, ou infartamos. O mais sensato é manter o equilíbrio e não se desesperar. Veja o que diz Romanos 12:21: "Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem". Já deu para perceber a luta que enfrentamos para manter-nos equilibrados. Sendo assim, para cada decepção, desilusão ou tristeza, devemos procurar por alguma coisa boa que contraste e equilibre o nosso estado de espírito para nos manter de pé.
E como se livrar do lixo, dos excessos? Bom, primeiro precisamos pensar naquilo que hospedamos e alimentamos em nosso coração.
Há uma fábula que conta que um jovem depois de ser ridicularizado por algumas pessoas, com muito ódio em seu coração, antes de fazer alguma coisa, decidiu procurar o conselho de um velho sábio.
Eu também, disse o sábio, às vezes, sinto grande ódio daqueles que cometem injustiças sem sentir qualquer arrependimento pelo que fizeram. Mas o ódio corrói quem o sente, e nunca fere o inimigo. É como tomar veneno, desejando que o inimigo morra. Várias vezes lutei contra esses sentimentos. É como se existissem dois lobos dentro de mim. Um deles é bom e não faz mal. Ele vive em harmonia com todos ao seu redor e não se ofende. Ele só luta quando é preciso fazê-lo, e de maneira reta . Mas o outro lobo… Este é cheio de raiva. A coisa mais insignificante é capaz de provocar nele um terrível acesso de raiva. Ele briga com todos, o tempo todo, sem nenhum motivo. Sua raiva e ódio são muito grandes, e por isso ele não mede as consequências de seus atos. É uma raiva inútil, pois sua raiva não irá mudar nada. Às vezes, é difícil conviver com estes dois lobos dentro de mim, pois ambos tentam dominar meu espírito.
O jovem olhou intensamente nos olhos do velho sábio e perguntou: “E qual deles vence? Ao que o sábio sorriu e respondeu baixinho: “Aquele que eu alimento.”
Segundo, o que entra em nosso coração, bom ou ruim, deve sair, ou por meio de nossas palavras, ou por meio de nossas atitudes.
O final do versículo de Lucas 6:45 diz: "... porque a boca fala do que está cheio o coração". Então, obviamente, para se livrar do lixo que há no coração é preciso ter alguém em quem confiar. Religiosamente, como cristão, Deus é a primeira pessoa que pode vir à mente, mas também me refiro a um outro amigo próximo, alguém que também seja verdadeiro, que possa emprestar o ouvido, que acrescente, que ouça com atenção e sem condenação. Mãe, pai, pastor, um amigo, um profissional da área. A questão é que todos temos necessidades de um dia colocar algum lixo para fora e ter a oportunidade de ter pecados confessados, tratados e perdoados. Revista-se do novo, do agora e procure não repetir os mesmo erros do passado. Não deixe a vida passar por você sem ser notada. Cuide do seu coração e aqueça-o com promessas e Palavras de Deus. Dê preferência à pessoas, lugares, programas, músicas, coisas que edificam e aquecem o coração, esclarecem as idéias, apontam um caminho, proporciona alegria, traz paz, esperança e principalmente que te leve a uma vida cada vez mais libertadora, criativa e cheia de realizações. Faça a vida valer a pena. Você não precisa escolher a pior parte, escolher a melhor.
Harry Érick

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Seca-se a erva, e caem as flores"

"Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva.  Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente". Isaías 40:6-8 A tragédia de Mariana foi um desastre que destruiu uma cidade inteira e comprometeu outras cidades também. Pensando sobre o que significa segurança e garantia, lembrei daquelas pessoas que deram um duro danado para ter algo na vida. Ter uma profissão, conquistar um "ganha-pão", realizar o sonho da casa própria, adquirir um carro, etc. De repente, em alguns segundos, o que demorou décadas e custou uma vida para se adquirido e construído, fica totalmente destruído e perdido. Dinheiro algum poderá trazer de volta as pessoas mortas na tragédia, a história do povo, e nem restaurar os rios, as matas, os peixes, os recursos naturais que foram perdidos. Em Gov...

Mesmo sem entender

"Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça"  João 13:6-9 Em nossa vivência e caminhada cristã, é comum às vezes não ter respostas para as várias situações e questões da vida. No percurso, quantas perguntas ficam sem respostas, quantas situações sem explicações, quantos porquês e para quê.  A falta de respostas não muda quem Deus é, não altera seus planos e não diminui suas promessas, ao contrário, nos desafia a crer e obedecer mesmo sem nada entender. E neste sentido, Jesus está propondo a Pedro que ele creia e obedeça mesmo sem nada entender agora, porém mais tarde. Algumas respostas vêm de imediato, outras somente com o pa...

Decisões precipitadas

"Saul disse: Pequei! Transgredi a ordem do Senhor e as tuas instruções, pois tive medo do povo e ouvi a sua voz". 1 Samuel 15:24 O ponto de referência para nossa reflexão hoje é Saul. Saul foi a pessoa escolhida pelo povo de Israel para ser rei. Esta decisão partiu do povo porque invejavam os outros povos e queriam ser como eles. Queriam ser regido por um rei e não por um Deus (1Samuel 8:20). Com a permissão do Senhor, Saul é eleito rei de Israel. Durante seu reinado, Saul procurou mostrar serviço fazendo guerras e vencendo batalhas. Porém, a medida em que prosseguia, o caráter de Saul mostrava uma pessoa cada vez mais preocupada e apegada ao reconhecimento, fama e status. Seu medo de perder o reino, de perder a guerra, de perder popularidade e não ser aceito pelas pessoas o levou à ruína. Aos poucos o coração de Saul estava mais preocupado em atender sua necessidade de aceitação e em agradar ao povo do que a Deus. Em um dado momento, para compensar suas...