Pular para o conteúdo principal

Igreja: Organismo vivo de pessoas conectadas

“Ora, vós sois corpo de Cristo e seus membros em particular". 1Co 12.27.

A igreja é um organismo vivo formada por pessoas

CONECTADAS ENTRE SI

A primeira característica da Igreja é dizer que ela é formada por pessoas. Ou seja, indivíduos com hábitos, educação, dons, talentos, emoções, pensamentos, crenças, valores, princípios e tudo mais que forma o intelecto e o caráter de uma pessoa. E é essa variedade de característica pessoais que faz da igreja um lugar diversificado e dinâmico.

E quando eu me refiro à pessoas conectadas, estou falando de um universo que só tende a expandir e crescer, não pelo número de pessoas reunidas, mas principalmente pelo universo que cada uma representa e pelas conexões que podem fazer, ampliando ainda mais o seu alcance, bem como expandindo o universo deste organismo, além da expansão de cada indivíduo.

Pessoas conectadas criam mais possibilidades, aumentam a sua capacidade de criação e desenvolvimento, melhoram a qualidade de vida de cada indivíduo, além de expandir seu universo para além de seus limites.

Não só a Igreja, mas qualquer ramo de negócio pode chegar a esta variedade possibilidades geradas a partir das conexões desenvolvidas, e de relacionamentos estabelecidos. Um verdadeiro universo em expansão.

A igreja é um organismo vivo formada por pessoas

CONECTADAS A CRISTO

Pessoas comuns conectadas entre si não tiveram os olhos abertos para a dimensão espiritual onde, como diz em Efésios 2:1, “estão mortos em suas transgressões e pecados, andando no curso desse sistema mundial”.

A nossa conexão com Cristo abre nossos olhos para a dimensão espiritual da vida. E isto nos transporta para uma vida além desta vida.

Se por um lado a nossa conexão uns com os outros nos leva a uma expansão em nível pessoal e material, a conexão com Cristo nos leva a um nível mais além. A Igreja é um organismo vivo formada de pessoas conectadas entre si e conectadas a Cristo. Sendo Cristo o cabeça da Igreja desse organismo vivo, a igreja transcende seus limites terrenos e passa a operar numa dimensão mais elevada, em favor de Deus, sua vontade e o seu reino. Portanto, para ser considerada Igreja, essas pessoas precisam estar conectadas a Cristo e a sua vontade.

O fato de ter pessoas reunidas, conectadas e motivadas por algum motivo que não seja Cristo, não caracteriza uma Igreja. Um exemplo prático é a Torre de Babel. Tínhamos pessoas unidas, por um mesmo propósito, porém por causa própria. O motivo da construção da Torre de Babel segundo a narrativa bíblica, era “tornar o seu nome famoso” (Gênesis 11:4). Isso desagradou a Deus, pois de certa forma, a criatura colocava-se acima do seu criador.

Embora vivendo neste mundo, não pertencemos a ele. A nossa pátria está nos céus. Os nossos valores são os valores do Reino de Deus. A nossa vida está em Cristo. E em Cristo, pela fé, vivemos na eternidade.

A igreja é um organismo vivo formada por pessoas

EM EXPANSÃO

Numa terceira característica da Igreja, é que ela é um organismo vivo em constante crescimento. Isso se dá em que “Deus acrescenta os que vão sendo salvo” (Atos 2:47); que Deus distribui os dons conforme a necessidade deste corpo (1Co 12:11), e que somos muitas partes de um todo.

Não podemos dizer que uma pessoa sozinha constitui uma igreja, pois cada indivíduo é apenas um membro do todo. A reunião dos membros é que forma a Igreja, o corpo de Cristo. E este corpo trabalha para a glória de Deus e expansão do seu Reino. Dessa forma, dizer que somos um corpo de membros em expansão significa:

  • Não trabalhamos para uma instituição religiosa, trabalhamos para o crescimento do corpo de Cristo e do Reino de Deus no mundo.
  • Não trabalhamos sozinhos. Igreja é a reunião dos membros conectados entre si e a Cristo em favor da sua vontade e do reino de Deus.
  • Somos servos de Deus. A glória é de Deus, e não há privilégios nem preferidos.

Igreja, portanto, é um organismo vivo, formado da reunião de pessoas conectadas em Cristo e entre si, trabalhando juntas para o desenvolvimento da fé e do Reino de Deus, onde cada indivíduo é membro do corpo, mas não pode ser considerado Igreja.

Harry Érick

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Seca-se a erva, e caem as flores"

"Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva.  Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente". Isaías 40:6-8 A tragédia de Mariana foi um desastre que destruiu uma cidade inteira e comprometeu outras cidades também. Pensando sobre o que significa segurança e garantia, lembrei daquelas pessoas que deram um duro danado para ter algo na vida. Ter uma profissão, conquistar um "ganha-pão", realizar o sonho da casa própria, adquirir um carro, etc. De repente, em alguns segundos, o que demorou décadas e custou uma vida para se adquirido e construído, fica totalmente destruído e perdido. Dinheiro algum poderá trazer de volta as pessoas mortas na tragédia, a história do povo, e nem restaurar os rios, as matas, os peixes, os recursos naturais que foram perdidos. Em Gov...

Mesmo sem entender

"Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça"  João 13:6-9 Em nossa vivência e caminhada cristã, é comum às vezes não ter respostas para as várias situações e questões da vida. No percurso, quantas perguntas ficam sem respostas, quantas situações sem explicações, quantos porquês e para quê.  A falta de respostas não muda quem Deus é, não altera seus planos e não diminui suas promessas, ao contrário, nos desafia a crer e obedecer mesmo sem nada entender. E neste sentido, Jesus está propondo a Pedro que ele creia e obedeça mesmo sem nada entender agora, porém mais tarde. Algumas respostas vêm de imediato, outras somente com o pa...

Decisões precipitadas

"Saul disse: Pequei! Transgredi a ordem do Senhor e as tuas instruções, pois tive medo do povo e ouvi a sua voz". 1 Samuel 15:24 O ponto de referência para nossa reflexão hoje é Saul. Saul foi a pessoa escolhida pelo povo de Israel para ser rei. Esta decisão partiu do povo porque invejavam os outros povos e queriam ser como eles. Queriam ser regido por um rei e não por um Deus (1Samuel 8:20). Com a permissão do Senhor, Saul é eleito rei de Israel. Durante seu reinado, Saul procurou mostrar serviço fazendo guerras e vencendo batalhas. Porém, a medida em que prosseguia, o caráter de Saul mostrava uma pessoa cada vez mais preocupada e apegada ao reconhecimento, fama e status. Seu medo de perder o reino, de perder a guerra, de perder popularidade e não ser aceito pelas pessoas o levou à ruína. Aos poucos o coração de Saul estava mais preocupado em atender sua necessidade de aceitação e em agradar ao povo do que a Deus. Em um dado momento, para compensar suas...