Embora o amor não tenha preço, amar, porém, tem um custo muito alto. É preciso ter muita consciência para lidar com isso, afinal, nosso pior inimigo é aquele que vive dentro de nós mesmos: o ego. Ele é competitivo, adora um desafio, não se contenta com o segundo lugar e não tolera diferenças. Às vezes, ele até tenta se passar por bonzinho, mas no fundo só pensa em si mesmo. Quando se sente ameaçado, não hesita em apontar os erros dos outros e sabotar a felicidade alheia.
Devemos ter em mente que, mesmo com tanto esforço, ainda somos limitados, imperfeitos e parciais. Como disse Paulo em Romanos 7:24,25: "Miserável ser humano que sou! Quem me libertará deste corpo de morte? Graças a Deus, por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, eu mesmo com a razão sirvo à Lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado".
Reconhecer nossa limitação e imperfeição é o primeiro passo para lidar com o ego. A gratidão é um antídoto poderoso contra ele, pois nos faz valorizar as pessoas ao nosso redor e expressar nossa apreciação por elas. A gratidão mantém nossos corações abertos e nossas mentes humildes.
No entanto, é importante lembrar que a gratidão, assim como o amor, o perdão e a misericórdia, não devem partir apenas de nós mesmos. Devemos buscar esses valores em Deus, que é a fonte de toda a bondade e generosidade. Quando entendemos que fomos amados e perdoados por Deus, somos capazes de agir da mesma forma na vida dos outros. Dessa forma, fortalecendo e alimentando nossas bases cristãs, conseguimos enfraquecer o ego.
Saiba que você não está sozinho nessa batalha contra o ego. Devemos nos apoiar sempre em Deus e em pessoas que nos ajudam a ter maior comunhão com Deus para derrotá-lo. E assim, podemos ter um viver mais pleno e cheio de amor e gratidão.
Harry Érick
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por acrescentar e abençoar vidas!