Postagens

Mostrando postagens de Junho 16, 2011

Favor imerecido

Imagem
Uma comunidade terapêutica começa com a Graça de Deus e escoa na comunidade dos santos a partir do exercício da misericórdia e do perdão.


Digo que o capítulo 15 de Lucas é o capítulo dos achados e perdidos. Nele encontramos a parábola da ovelha perdida, da dracma perdida e do filho perdido. No entanto, a mensagem nas três parábolas parece ter um ponto comum. Todas estas parábolas se resume na alegria e na festa que há no céu por uma pessoa que volta ao seu lugar de origem. 
Estas parábolas são respostas de Cristo à Escribas e Fariseus sobre o porque ele (Cristo) se relaciona (partilha à mesa) com publicanos e pecadores. Tomando por base a parábola do Filho Pródigo, num primeiro momento a respostas de Cristo parece nos levar a pensar sobre Graça de Deus derramada aos perdidos e arrependidos. Deus é soberano e ele estende sua graça e misericórdia de acordo com sua vontade.

Eu até consigo entender a volta de um filho que fez tudo errado, mas não compreendo o porque das honras e das festas. N…