"Seca-se a erva, e caem as flores"

"Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva. Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente". Isaías 40:6-8

A tragédia de Mariana foi um desastre que destruiu uma cidade inteira e comprometeu outras cidades também. Pensando sobre o que significa segurança e garantia, lembrei daquelas pessoas que deram um duro danado para ter algo na vida. Ter uma profissão, conquistar um "ganha-pão", realizar o sonho da casa própria, adquirir um carro, etc. De repente, em alguns segundos, o que demorou décadas e custou uma vida para se adquirido e construído, fica totalmente destruído e perdido. Dinheiro algum poderá trazer de volta as pessoas mortas na tragédia, a história do povo, e nem restaurar os rios, as matas, os peixes, os recursos naturais que foram perdidos.

Em Governador Valadares a tragédia causou uma crise no abastecimento de água na cidade. Ouvi dizer que as pessoas estavam vendendo um galão de água por até R$ 70,00. Até onde vai a ganância do coração humano! Fiquei pensando o quanto o pecado corrompeu o nosso coração, e quão longe de Deus ele está. Ao invés de ser solidários e humanos numa situação como esta, há pessoas que ainda pensam em extorquir e tirar vantagens. Isto nos lembra o cerco de Samaria em 2Reis 6:24 - 29.



Não é de agora que a Bíblia diz que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Por causa do amor ao dinheiro e bens, o ser humano enche o coração de ganância e todo tipo de maldade. Extrai, rouba, mata, em nome da prosperidade financeira, do avanço tecnológico e do "bem-estar" da nação. Foi assim com o povo no Egito. Foi assim na época de Isaías onde o povo fazia o que queria, respeitava o culto mas desrespeitavam a Deus fazendo tudo o que queria como bem entendem. Ageu também exortou o povo acerca do seu abandono de Deus e apego aos bens materiais. Malaquias também chamou a atenção do povo por conta da corrupção, ganância abandono de Deus. Alastrou-se pela idade média e aumentou ainda mais. Hoje o mercado gospel e a teologia da prosperidade continua fazendo adeptos e nós continuamos com o nosso amor ao dinheiro.



Em Isaías 40:6-8, encontramos que a única coisa que resiste e permanece para sempre é a Palavra de Deus. A glória do ser humano e a sua própria vida são considerados como a flor que murcha e cai e a erva que seca e morre. As nossas conquistas, aquisições, bens, dinheiro, tudo àquilo que nos adorna nesta Terra não passa de uma flor que murcha e cai. Assim também é a nossa vida, que seca e morre. Mas Deus e a sua Palavra continuam vivos e cada vez mais gritante dizendo: "Olhem pra mim!! Olhem e atentem para o que é eterno, e não somente para o que é passageiro".



Vejo que a cada dia que passa somos incomodados e confrontados por Deus acerca de como vivemos a fé. Diante de tal tragédia, nos deparamos com nossas fortalezas  indo cada vez mais por água abaixo. É somente Deus soprar o seu hálito sobre nós e vemos o quanto somos como erva que seca e morre, e flor que murcha e cai. Cremos em Cristo como Salvador, porém não o temos como Senhor da nossa vida, por isso, fazemos tudo o que queremos fazer, sem amor e nem temor a Deus. Dizemos que estamos em Cristo, porém a nossa segurança e confiança não está nele, está no que podemos ter ou na garantia e segurança do que a política ou o governo podem nos oferecer. É o apego, a ganância e a falta de contentamento e gratidão que nos colocam em oposição a Deus.


Não sejamos omissos e nem desatento a estas coisas. Cristo já tinha avisado: "Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar" Lc 21:33. Também orientou bem as pessoas daquela época e deixou bem avisado para as futuras gerações sobre a sua vinda: "Tenham cuidado, para que os seus corações não fiquem carregados de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente" Lucas 21:34. 

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Luz na escuridão

"O SENHOR pelejará por vós"

Pessoas de Pessoas