Pular para o conteúdo principal

"Sede vós pois perfeitos"

"Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus" Mateus 5:48

Costumo chamar de perfeição doentia aquele esforço exagerado e legalista em manter uma aparência, um status ou popularidade diante da sociedade. Um tipo  de comportamento perfeccionista  que coloca o ser humano na condição de opressor e oprimido. Chamo de perfeição doentia o ato de querer tomar o lugar de Deus, por qualquer tipo de esforço, regras, padrões culturais ou sociais.

Em Eclesiates 9:10 lemos:
"Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças,..."


Fazer conforme as nossas forças é buscar excelência, ou seja, dar o nosso melhor de acordo com a capacidade que nos é dada. Contrário a isto é perfeccionismo. Algo como tentar atingir o inatingível sem considerar as circunstâncias e a condição humana. Não é à toa que encontramos pessoas tristes, frustradas, decepcionadas ou amarguradas em relação à fé cristã. E há razão para isto, pois nunca conseguirão atingir tal padrão de perfeição diante da sociedade, e muito menos diante de Deus. Não é a religião  e nem a nossa religiosidade que nos move, mas Deus e a sua vontade.



Às vezes não percebemos, mas dá mais trabalho e dor-de-cabeça querer ser perfeito tentando agradar pessoas  do que ser perfeito agradando a Deus e fazendo a sua vontade.

  
Ser perfeitos para Deus consiste em misericórdia, amor, perdão, compaixão. É uma graça divina que nos transforma, escoa através de nós e contagia. Consiste em temer a Deus, aprender com os erros, retomar o caminho. É não tolerarmos o pecado, mas amar sempre o pecador.  É não perder o foco e ter a Cristo como referencial, direção e orientação. É saber que o mais importante na vida nem sempre é o acertar sempre, mas ter ousadia e coragem para levantar-se mesmo depois de alguma tragédia, fracaço ou decepção. Nisto, não basta apenas ter coragem ou força, é preciso saber a direção e o caminho certo a seguir e nele perseverar. Lembre-se, em qualquer momento de nossa vida, nunca estaremos sozinhos.  Saiba também que a força que Deus usa para nos ajudar a levantar é muito maior do que a força que nos mantém em pé ou da que quer nos derrubar.
"Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo" Isaías 41:13
 Harry Érick

Comentários

  1. Oi... agora sai o post! rs. O pior é que muitas pessoas o fazem para autoaceitação e isso as leva a sempre buscarem mais, mais e mais... que Deus nos livre desse mal! rs. Abç.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por acrescentar e abençoar vidas!

Postagens mais visitadas deste blog

"Seca-se a erva, e caem as flores"

"Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva.  Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente". Isaías 40:6-8 A tragédia de Mariana foi um desastre que destruiu uma cidade inteira e comprometeu outras cidades também. Pensando sobre o que significa segurança e garantia, lembrei daquelas pessoas que deram um duro danado para ter algo na vida. Ter uma profissão, conquistar um "ganha-pão", realizar o sonho da casa própria, adquirir um carro, etc. De repente, em alguns segundos, o que demorou décadas e custou uma vida para se adquirido e construído, fica totalmente destruído e perdido. Dinheiro algum poderá trazer de volta as pessoas mortas na tragédia, a história do povo, e nem restaurar os rios, as matas, os peixes, os recursos naturais que foram perdidos. Em Gov

Uma Luz na escuridão

"O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou”. Mt 4:16 . Perguntei aos que estavam presente: Este lugar já está iluminado, se eu trouxer mais uma luz aqui vai fazer diferença? Sim, responderam, vai ficar mais claro. Certo, agora olhe lá para fora, nos lugares escuros da rua, onde esta luz fará mais diferença, aqui ou lá? Nos lugares escuros, responderam. Tanto lugar para ser luz e nós escolhemos brilhar justo onde a luz já está brilhando. Este foi o início da minha fala num dos cultos no lar.  Jesus veio ao mundo e foi nele uma luz brilhando nas trevas. Cristo deixou toda a sua glória e veio para este mundo. Se pararmos para pensar, a luz de Cristo não fazia diferença no lugar de onde ele veio porque o lugar de onde ele veio, ser luz é algo normal. Cristo veio ao mundo, habitou em nossos corações e passamos a ser “luz vivente”. Quando penso que faço parte

Mesmo sem entender

"Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça"  João 13:6-9 Em nossa vivência e caminhada cristã, é comum às vezes não ter respostas para as várias situações e questões da vida. No percurso, quantas perguntas ficam sem respostas, quantas situações sem explicações, quantos porquês e para quê.  A falta de respostas não muda quem Deus é, não altera seus planos e não diminui suas promessas, ao contrário, nos desafia a crer e obedecer mesmo sem nada entender. E neste sentido, Jesus está propondo a Pedro que ele creia e obedeça mesmo sem nada entender agora, porém mais tarde. Algumas respostas vêm de imediato, outras somente com o passar do tempo,