Pular para o conteúdo principal

Aqueles que esperam no Senhor

Isaías 40:31: "Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão".




Duas palavras importantes para a nossa reflexão: "ESPERAR" e "NO SENHOR".




A primeira palavra é um verbo e deriva de esperança. É a nossa motivação para sonhar, trabalhar e prosseguir. Ela nos remete à uma vida futura melhor, mas não eterna.






Ter esperança é o nosso contraponto diante dos transtornos, das dificuldades e canseiras da vida. Como é possível alguém prosseguir se já não há mais esperanças? Assim, precisamos ter em mente de que a esperança deve nos projetar para um futuro melhor do que o que estamos vivendo, mesmo que este futuro esteja somente no "papel" por enquanto.



Neste sentido, temos esperança e, com muito trabalho e esmero, podemos ter a oportunidade de alcançar nossos objetivos. Assim, é bom ter esperanças, mas é ruim viver de esperança se não nos empenhamos para que esta se concretize.


Mas a Esperança que Isaías propõe não fica somente nas idéias ou no campo material. Por isso ela vem acompanhada da expressão "No Senhor".




A segunda palavra nos leva a crer que em Deus tudo existe e se concretiza. Por isso Isaías usa a expressão NO SENHOR, além de carregar significados para uma vida aqui e agora, nos transporta para uma vida eterna em Cristo.





Esta expressão NO SENHOR transcende e nos projeta para uma vida futura, novos céus e uma nova terra. Pela fé temos esta convicção, e por meio da fé somos agraciados por Deus. Tudo que foi criado, foi criado por Deus em Cristo.

Muitos, agarrados ao materialismo, constróem para si o seu mundo. Têm sua esperança e expectativas aprisonada no campo material. Para estes, a vida começa e termina aqui mesmo. Assim, quando toda esta esperança material se frustra, entendemos que é esta ESPERANÇA NO SENHOR que nos coloca de pé e nos dá um novo fôlego de vida e significado.




Mateus 16:26 diz: "Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?"



Não devemos negar nossas responsabilidades aqui, por isso, além de esperar por coisas boas acontecendo neste mundo tão difícil em que vivemos e alcançar muitas realizações nele, também vivemos e aguardamos a esperança de um futuro glorioso em Cristo, que é a vida eterna.





Os frutos desta "Esperança no Senhor" prolonga a nossa vida, renova as forças, traz realizações, encoraja a perseverar, transforma o nosso caráter e nos dá vida eterna em Cristo Jesus.



Devemos aceitar a decepção finita, mas nunca perder a esperança infinita. Martin Luther King
Harry Érick

Comentários

  1. “Você cita com destaque duas palavras que eu chamaria de ponto chave deste tema tão relevante para nossas vidas, principalmente nos dias atuais que são “ESPERAR” e “NO SENHOR”.
    Segundo o que aprendemos no novo testamento é que nossa esperança está na vinda de Jesus. Não podemos limitar nossa esperança apenas neste mundo, do contrário seríamos as mais infelizes das criaturas, (l cor.15;19). Nossa esperança vai muito além dessa vida.
    Para os dias de hoje, como ter esperança num mundo onde as pessoas vivem preocupadas com o que vestir, com o que comer, onde a violência impera...? Apesar de tudo isso, precisamos manter nossa esperança.
    Jó foi um exemplo de esperança, quando a sua dor e o sofrimento aumentavam, ele perguntou-se a si mesmo: Onde está minha esperança? Sim, minha esperança, alguém pode ver? (Jô 17;15) Ele não conseguia achar esperança, estava se sentindo aflito, quando ele num momento de diálogo com Deus, reconhece que sua esperança era o Senhor.
    Será que minha esperança mudará alguma coisa? Salmos 9;18 diz ...que a esperança do aflito não há de frustrar perpetuamente. Nossa esperança em Deus jamais se frustrará. Essa é uma esperança contínua. A bíblia diz que a nossa esperança em Deus não se confunde. (Rom 5;5).
    Portanto, não espere no homem, ele é falho, espere em Deus, tão somente em Deus.
    Parabéns pelo tema, eu o considero muito importante ...falou muito comigo.
    Que Deus continue abençoando teu ministério!
    Gilmara

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por acrescentar e abençoar vidas!

Postagens mais visitadas deste blog

"Seca-se a erva, e caem as flores"

"Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva.  Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente". Isaías 40:6-8 A tragédia de Mariana foi um desastre que destruiu uma cidade inteira e comprometeu outras cidades também. Pensando sobre o que significa segurança e garantia, lembrei daquelas pessoas que deram um duro danado para ter algo na vida. Ter uma profissão, conquistar um "ganha-pão", realizar o sonho da casa própria, adquirir um carro, etc. De repente, em alguns segundos, o que demorou décadas e custou uma vida para se adquirido e construído, fica totalmente destruído e perdido. Dinheiro algum poderá trazer de volta as pessoas mortas na tragédia, a história do povo, e nem restaurar os rios, as matas, os peixes, os recursos naturais que foram perdidos. Em Gov

Uma Luz na escuridão

"O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou”. Mt 4:16 . Perguntei aos que estavam presente: Este lugar já está iluminado, se eu trouxer mais uma luz aqui vai fazer diferença? Sim, responderam, vai ficar mais claro. Certo, agora olhe lá para fora, nos lugares escuros da rua, onde esta luz fará mais diferença, aqui ou lá? Nos lugares escuros, responderam. Tanto lugar para ser luz e nós escolhemos brilhar justo onde a luz já está brilhando. Este foi o início da minha fala num dos cultos no lar.  Jesus veio ao mundo e foi nele uma luz brilhando nas trevas. Cristo deixou toda a sua glória e veio para este mundo. Se pararmos para pensar, a luz de Cristo não fazia diferença no lugar de onde ele veio porque o lugar de onde ele veio, ser luz é algo normal. Cristo veio ao mundo, habitou em nossos corações e passamos a ser “luz vivente”. Quando penso que faço parte

Mesmo sem entender

"Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça"  João 13:6-9 Em nossa vivência e caminhada cristã, é comum às vezes não ter respostas para as várias situações e questões da vida. No percurso, quantas perguntas ficam sem respostas, quantas situações sem explicações, quantos porquês e para quê.  A falta de respostas não muda quem Deus é, não altera seus planos e não diminui suas promessas, ao contrário, nos desafia a crer e obedecer mesmo sem nada entender. E neste sentido, Jesus está propondo a Pedro que ele creia e obedeça mesmo sem nada entender agora, porém mais tarde. Algumas respostas vêm de imediato, outras somente com o passar do tempo,