Pular para o conteúdo principal

"... manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem"  Mateus 14:28b, 29a

Depois de ter sido chamado por Cristo, muita coisa certamente deve ter mudado. Agora, nos deparamos com as marcas da nossa fé em Cristo. Marcas que são provas suficiente de que aquele que nos chamou de fato está muito mais presente do que pensávamos. Se Pedro ainda tinha dúvidas, neste momento elas iriam se dissipar por um simples "VEM" de Cristo.



Qual a importância da fé na vida cristã?

O escritor de Hebreus centraliza a fé na pessoa de Cristo e questiona a pessoa que se aproxima dele dizendo: "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam". (Hebreus 11:6). Nas cartas de Paulo aos Romanos encontramos que "o justo viverá por fé" (Rm 1:17). Ou seja, o que matém os justificados vivos é a fé em Cristo. Já Tiago alerta para que a nossa fé não tenha um fim em si mesma, ou seja, fé por fé. Por isso em Tiago as obras devem acompanhar aqueles que têm fé:  "Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma." (Tiago 2:17).



Por definição...
"... a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. (Hebreus 11:1)

Se fé é certeza, então a maior delas deve estar centrada na pessoa de Cristo e na sua obra por nós na cruz. Esta certeza deve vir acompanhada da esperança da sua volta. Por ter esta certeza e esperança, somos encorajados a perseverar e vencer os obstáculos, olhando sempre firme para Cristo.

 
Lançada esta base, mesmo em tempos de tempestade ou mar agitado, esta fé sempre nos levará para mais perto de Cristo, e as obras testificarão o que dele havíamos ouvido.


Durante a caminhada de Pedro sobre as águas, é possível pensar em pelo menos duas certezas de fé que revelam o caráter de Cristo.


 
Uma é que pelas obras da fé temos a prova concreta de queCristo é de fato a pessoa capaz de cumprir com todas as promessas feitas. A outra é que só ele pode estender as mãos para salvar quando humanamente não há mais nada a se fazer.



Da mesma forma, esta afirmação sobre Cristo nos deixa pelo menos três marcas: a primeira é a de ver o impossível acontecer. A segunda é ter coragem de arriscar a própria vida para ousar sair do comodismo e ir um pouco mais longe. A terceira é a marca do naufrágio, da falta de fé por deixar-se ser seduzido pelos obstáculos encontrados no caminho.





No entanto, a que mais se destaca em toda a trajetória na experiência de Pedro é o clamor!

Mesmo em sua falta de fé, Cristo estava pronto a estender as mãos para salvar Pedro quando clamou por socorro.






É preciso fé e ousadia para dizer: "Manda-me ir onde você está".  No entanto, ela também deve vir acompanhada de muita humildade para mais tarde não ter vergonha de clamar dizendo: "socorre-me".
Harry Érick

Comentários

  1. Este é um tema muito interessante principalmente para os dias atuais...
    Somente podemos alcançar a Cristo por meio da fé.Ter uma relação íntima, uma relação pessoal e permanente com Deus é bem diferente de apenas ouvir falar, saber que Ele existe. A fé é o único requisito que Deus quer de nós para que nos aproximemos dele. Rom. 14; 23 diz que, “ tudo que não provém da fé é pecado”.
    A fé é essencial e não pode ser substituída. A fé vai mais além, ela nos relaciona com o invisível e eterno que é à presença de Deus, por que não dizer que a fé tira-nos do contexto humano e nos eleva à glória de Deus através da adoração íntima e espontânea. A fé nos faz deixar as nossas debilidades ao pé da cruz e nos faz vestir da fortaleza invencível do Espírito Santo.
    Quem anda por fé, canta em uníssono com o salmista que diz: “Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias” (Salmos 23; 6).
    Parabéns Harry!! Que Deus continue te usando.
    Gilmara

    ResponderExcluir
  2. É muito importante falarmos da fé, do Evangelho, da salvação e das obras da fé, pois "a fé sem obras é morta".

    Amado, eu gostaria de te convidar para visitar meu blog, pois também tenho bastante alimento para a fé e para o espírito.

    http://atalaia2011.blogspot.com/

    Abraço e que nosso Criador te guarde e abençoe!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por acrescentar e abençoar vidas!

Postagens mais visitadas deste blog

"Seca-se a erva, e caem as flores"

"Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva.  Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente". Isaías 40:6-8 A tragédia de Mariana foi um desastre que destruiu uma cidade inteira e comprometeu outras cidades também. Pensando sobre o que significa segurança e garantia, lembrei daquelas pessoas que deram um duro danado para ter algo na vida. Ter uma profissão, conquistar um "ganha-pão", realizar o sonho da casa própria, adquirir um carro, etc. De repente, em alguns segundos, o que demorou décadas e custou uma vida para se adquirido e construído, fica totalmente destruído e perdido. Dinheiro algum poderá trazer de volta as pessoas mortas na tragédia, a história do povo, e nem restaurar os rios, as matas, os peixes, os recursos naturais que foram perdidos. Em Gov

Uma Luz na escuridão

"O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou”. Mt 4:16 . Perguntei aos que estavam presente: Este lugar já está iluminado, se eu trouxer mais uma luz aqui vai fazer diferença? Sim, responderam, vai ficar mais claro. Certo, agora olhe lá para fora, nos lugares escuros da rua, onde esta luz fará mais diferença, aqui ou lá? Nos lugares escuros, responderam. Tanto lugar para ser luz e nós escolhemos brilhar justo onde a luz já está brilhando. Este foi o início da minha fala num dos cultos no lar.  Jesus veio ao mundo e foi nele uma luz brilhando nas trevas. Cristo deixou toda a sua glória e veio para este mundo. Se pararmos para pensar, a luz de Cristo não fazia diferença no lugar de onde ele veio porque o lugar de onde ele veio, ser luz é algo normal. Cristo veio ao mundo, habitou em nossos corações e passamos a ser “luz vivente”. Quando penso que faço parte

Mesmo sem entender

"Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça"  João 13:6-9 Em nossa vivência e caminhada cristã, é comum às vezes não ter respostas para as várias situações e questões da vida. No percurso, quantas perguntas ficam sem respostas, quantas situações sem explicações, quantos porquês e para quê.  A falta de respostas não muda quem Deus é, não altera seus planos e não diminui suas promessas, ao contrário, nos desafia a crer e obedecer mesmo sem nada entender. E neste sentido, Jesus está propondo a Pedro que ele creia e obedeça mesmo sem nada entender agora, porém mais tarde. Algumas respostas vêm de imediato, outras somente com o passar do tempo,