Pular para o conteúdo principal

Filhos ou servos? Lucas 15:25-30

O filho mais velho da Parábola do filho pródigo é o foco da nossa reflexão. Aparentemente, este talvez seria o tipo de filho que muitos pais gostariam de ter. Está sempre perto da família, é obediente, segue muito bem ordens, são ótimos servos e bastante dedicados ao trabalho. Seu objetivo é satisfazer as necessidades de seu patrão e entregar ótimos resultados. Sua obstinação e seu senso de justiça está acima da média. Uma característica que pode não agregar muitos amigos e pessoas à sua volta. Vejamos como se comporta o filho mais velho da parábola do filho pródigo.




Depois que seu irmão mais novo retorna ao lar, o filho mais velho tira sua máscara e se revela. A partir de sua fala onde ele diz “e nunca me deste”, entende-se que este filho esperava ser recompensado por sua dedicação, obediência e trabalho. Percebe-se então sua dificuldade em externar um desejo, uma vontade. Algo simples, como dar uma festa e se alegrar com os amigos.


Tudo parece indicar que este filho cresceu com medo ou receio de manifestar sua opinião ou vontade. Ao invés disso, especializou-se em trabalhar, cumprir regras e obedecer ordens. Por não ter muita destreza em externar suas intenções, espera talvez que as pessoas acertem ou adivinhem o que está querendo ou pensando.


Filhos mais velhos desenvolvem um padrão de relacionamento do tipo patrão-empregado, escravo-senhor, distante de ser um relacionamento de amor entre pai e filho. Neste sentido, há razão para cobrar por seus serviços e obediência. Esperam ser recompensados por seus esforços e torce para que a recompensa seja exatamente como havia proposto em seu coração. O que se sabe a partir da parábola do filho pródigo é que este filho mais velho não apresenta muito diálogo com seu pai e irmão. O relacionamento deste filho com seu pai parece caminhar por vias “burocráticas” e “trabalhistas": ordens cumpridas, trabalhos feitos, consciência limpa e recompensas. Este servo ainda não entendeu que ele é filho.

Ao saber que seu irmão mais novo havia voltado e que seu pai havia feito um banquete, o filho mais velho da parábola “se indignou, e não queria entrar”. Mesmo indignado e revoltado, nem assim ele procura seu pai para conversar e falar de suas inquietações. Ao invés disso cala-se, e como uma atitude de rebeldia talvez, ele se isola, omitindo-se de participar no banquete que o seu pai havia preparado para todos. Se o filho não vai até o pai, o jeito é o Pai ir até o filho. Só então surge a oportunidade de um relacionamento mais próximo e uma conversa mais franca entre pai e filho.



A partir deste encontro, o filho mais velho troveja sua raiva e indignação. Com ares de superioridade e usando seu irmão mais novo como argumento, deixa sair tudo aquilo que estava a tanto tempo entalado em suas entranhas. "Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado".

Mágoa? Ódio? Inveja? Indignação? O que será? Não sabemos ao certo. O que se pode perceber é que isto foi muito positivo na vida deste filho, e funcionou. Foi a oportunidade que faltava para que a muralha construída por ele fosse derrubada. Isso o fez sair da sua zona de conforto para que pudesse ser tratado. Uma festa para um devasso! Esta foi a gota! Contudo, sabemos que foi o bastante para que ele pudesse sair do cárcere que aprisionava suas emoções, sentimentos e vontades - o seu eu disfarçado. A máscara finalmente caiu. Pecados confessados, emoções tratadas e desejos liberados, agora é hora de receber um bálsamo.



"Disse o pai: ‘Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu. Mas nós tínhamos que comemorar e alegrar-nos, porque este seu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado". Lucas 15:31-32

Não se sabe de fato se o filho mais velho perdoou e se arrependeu. A parábola não nos deixa claro. Mas alerta e nos ajuda a pensar se não estamos indo pelo mesmo caminho.


Harry Érick

Comentários

  1. È muito interessante este tema "filhos mais velhos", principalmente fazendo uma abordagem sobre o comportamento do filho mais velho da parábola do Filho Pródigo.
    O sentimento que o filho mais velho tinha, é que ele havia servido fielmente a seu pai, mas que infelizmente, isto acontecia num espírito de escravidão e não na condição de filho, e por
    consequência, sua incredulidade e ignorância cegou-lhe para a realidade do amor e a bondade
    do seu pai, impedindo-o de desfrutar de tudo o que o pai tinha para ele.
    Muitos de nós vivemos nessa condição de filho mais velho, mas precisamos entender que temos contínua comunhão com Deus, e nunca devemos deixar que nossa incredulidade, nos impeça de ver e desfrutar das bênçãos que o "Pai"(Deus) tem pra cada um de seus filhos...
    Que Deus continue te abençoando...Parabéns por este e as demais postagens!
    Gilmara

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por acrescentar e abençoar vidas!

Postagens mais visitadas deste blog

"Seca-se a erva, e caem as flores"

"Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva.  Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente". Isaías 40:6-8 A tragédia de Mariana foi um desastre que destruiu uma cidade inteira e comprometeu outras cidades também. Pensando sobre o que significa segurança e garantia, lembrei daquelas pessoas que deram um duro danado para ter algo na vida. Ter uma profissão, conquistar um "ganha-pão", realizar o sonho da casa própria, adquirir um carro, etc. De repente, em alguns segundos, o que demorou décadas e custou uma vida para se adquirido e construído, fica totalmente destruído e perdido. Dinheiro algum poderá trazer de volta as pessoas mortas na tragédia, a história do povo, e nem restaurar os rios, as matas, os peixes, os recursos naturais que foram perdidos. Em Gov

Uma Luz na escuridão

"O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou”. Mt 4:16 . Perguntei aos que estavam presente: Este lugar já está iluminado, se eu trouxer mais uma luz aqui vai fazer diferença? Sim, responderam, vai ficar mais claro. Certo, agora olhe lá para fora, nos lugares escuros da rua, onde esta luz fará mais diferença, aqui ou lá? Nos lugares escuros, responderam. Tanto lugar para ser luz e nós escolhemos brilhar justo onde a luz já está brilhando. Este foi o início da minha fala num dos cultos no lar.  Jesus veio ao mundo e foi nele uma luz brilhando nas trevas. Cristo deixou toda a sua glória e veio para este mundo. Se pararmos para pensar, a luz de Cristo não fazia diferença no lugar de onde ele veio porque o lugar de onde ele veio, ser luz é algo normal. Cristo veio ao mundo, habitou em nossos corações e passamos a ser “luz vivente”. Quando penso que faço parte

Mesmo sem entender

"Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça"  João 13:6-9 Em nossa vivência e caminhada cristã, é comum às vezes não ter respostas para as várias situações e questões da vida. No percurso, quantas perguntas ficam sem respostas, quantas situações sem explicações, quantos porquês e para quê.  A falta de respostas não muda quem Deus é, não altera seus planos e não diminui suas promessas, ao contrário, nos desafia a crer e obedecer mesmo sem nada entender. E neste sentido, Jesus está propondo a Pedro que ele creia e obedeça mesmo sem nada entender agora, porém mais tarde. Algumas respostas vêm de imediato, outras somente com o passar do tempo,