Pular para o conteúdo principal

Por um viver que agrada a Deus



Desde o princípio, o foco principal do amor de Deus foi pessoas. Contudo, o principal objeto de louvor e adoração das pessoas nem sempre foi Deus.

Todos os anos fazemos planos sobre aquilo que queremos ter, comprar, conquistar, alcançar. No entanto, poucas vezes planejamos ou falamos sobre o tipo de pessoa na qual queremos ser.

Se pararmos para pensar, o ser humano só foi criado depois que tudo ao seu redor foi feito: água, céu, terra, plantas, animais, e tudo mais. E isso me faz desconfiar de que antes mesmo de planejar tudo ao nosso redor, Deus pensou primeiro em você e eu. Se não, qual a razão de tudo existir? Por isso creio que Deus pensou no ser humano à sua imagem e semelhança antes mesmo de cada coisa vir a existir. Foi pensando em você e eu que ele planejou, arquitetou e executou a sua obra. Não foi por acaso ou acidente. Tudo foi milimetricamente planejado e arquitetado. Foi você, desde o primeiro instante, quem deu motivo e inspiração para Deus criar tudo ao nosso redor. E é por causa de você que Deus insiste em prolongar ainda mais nossos dias aqui na Terra.
E para quê ele quis que existíssemos e por que prolonga nossos dias? Por um único  e eterno motivo e propósito: Porque ele nos ama e deseja que vivamos para o louvor da sua glória. Deus permitiu que você viesse nascer para que, através de você, seja qual for a situação, as pessoas soubessem que existe um Deus que está acima de qualquer lei ou designo humano. E a partir disso, fazer diferença em nossa geração.


Deus trouxe vida, amor, dignidade e deu sentido à vida. Deus nos valorizou de tal maneira que pudéssemos reconhecê-lo a ponto de dar honra, glória e louvor. Como se não bastasse, assim como Deus valorizou o ser humano, veio o diabo e quis fazer melhor. O diabo supervalorizou o ser humano colocando-o na condição de deus. Fez com que este acreditasse que é invencível, que pode ser maior e melhor que Deus. Foi assim que aconteceu no céu, foi assim que o diabo nasceu. Foi assim também que aconteceu no Jardim do Éden, quando disse: "Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal". Gênesis 3:5. É assim que tem sido, mas não é assim que deve ser.


Valorizados por Deus, Deus é o centro de todas as coisas, o dono de tudo. Neste sentido, há harmonia, equilíbrio e prosperidade, pois é Deus quem sustenta e mantém tudo. Por outro lado, a supervalorização do ser humano o coloca no centro de todas as coisas. Deus se torna secundário e até inexistente em alguns casos. Aqui é onde acontece o caos. De onde provém as brigas, os homicídios, os desentendimentos, a ganância, o ódio senão do coração humano e da sua competitividade com Deus. Na maior parte do tempo estamos competindo com Deus, resistindo a Deus e dando boas-vindas ao caos. A porta de entrada para o caos é a nossa vida, nossos pensamentos, atitudes, e depois na família, na sociedade e no mundo todo.
Não sejamos levados por desejos desenfreados, ganância, orgulho, egoísmo, inveja, ódio. A vida não pode ser tão fútil a ponto de se resumir em apenas dinheiro, comida, bebida, vestimentas e prazeres. Estas coisas são importantes, porém transitórias, passageiras. Colocar estas coisas como sendo a finalidade da vida, é criar para si deuses. Nossa atitude e comportamento reflete àquilo que adoramos, e ficamos cada vez mais parecidos com eles. O diabo nos colocou em uma  relação de competitividade para com Deus onde tentamos preencher um espaço que só Deus pode preencher. Então nos tornamos pessoas cheias de si e vazias de Deus.
Precisamos restaurar o altar de louvor e adoração a Deus em nossos corações para ser mais parecidos com Cristo e refletir melhor o seu caráter no mundo. Assim a vida e as pessoas não serão fúteis e descartáveis. Há algo no qual precisamos nos empenhar em buscar mais e mais neste mundo. "Não busquem ansiosamente o que hão de comer ou beber; não se preocupem com isso. Pois o mundo pagão é que corre atrás dessas coisas; mas o Pai sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, o Reino de Deus, e essas coisas lhes serão acrescentadas". Lucas 12:29-31
Não saia debaixo do guarda-chuva da graça e da benção de Deus. O fato de estarmos tão preocupados com as coisas terrenas é porque paramos de crer, de adorar, louvar e glorificar a Deus como Senhor. Deixamos de ter Cristo como centro das nossas vidas para sermos o centro dela. Por isso o mundo está um caos, pois decidimos sair da benção de Deus para sermos os donos da nossa vida e seguir conforme a nossa vontade. Paramos de corresponder a Deus em sua vontade para priorizar às nossas vontades.

É tempo de planejamento, planeje um viver de acordo com a vontade de Deus, depois as demais coisas.
Harry Érick

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Seca-se a erva, e caem as flores"

"Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva.  Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente". Isaías 40:6-8 A tragédia de Mariana foi um desastre que destruiu uma cidade inteira e comprometeu outras cidades também. Pensando sobre o que significa segurança e garantia, lembrei daquelas pessoas que deram um duro danado para ter algo na vida. Ter uma profissão, conquistar um "ganha-pão", realizar o sonho da casa própria, adquirir um carro, etc. De repente, em alguns segundos, o que demorou décadas e custou uma vida para se adquirido e construído, fica totalmente destruído e perdido. Dinheiro algum poderá trazer de volta as pessoas mortas na tragédia, a história do povo, e nem restaurar os rios, as matas, os peixes, os recursos naturais que foram perdidos. Em Gov

Uma Luz na escuridão

"O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou”. Mt 4:16 . Perguntei aos que estavam presente: Este lugar já está iluminado, se eu trouxer mais uma luz aqui vai fazer diferença? Sim, responderam, vai ficar mais claro. Certo, agora olhe lá para fora, nos lugares escuros da rua, onde esta luz fará mais diferença, aqui ou lá? Nos lugares escuros, responderam. Tanto lugar para ser luz e nós escolhemos brilhar justo onde a luz já está brilhando. Este foi o início da minha fala num dos cultos no lar.  Jesus veio ao mundo e foi nele uma luz brilhando nas trevas. Cristo deixou toda a sua glória e veio para este mundo. Se pararmos para pensar, a luz de Cristo não fazia diferença no lugar de onde ele veio porque o lugar de onde ele veio, ser luz é algo normal. Cristo veio ao mundo, habitou em nossos corações e passamos a ser “luz vivente”. Quando penso que faço parte

Mesmo sem entender

"Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça"  João 13:6-9 Em nossa vivência e caminhada cristã, é comum às vezes não ter respostas para as várias situações e questões da vida. No percurso, quantas perguntas ficam sem respostas, quantas situações sem explicações, quantos porquês e para quê.  A falta de respostas não muda quem Deus é, não altera seus planos e não diminui suas promessas, ao contrário, nos desafia a crer e obedecer mesmo sem nada entender. E neste sentido, Jesus está propondo a Pedro que ele creia e obedeça mesmo sem nada entender agora, porém mais tarde. Algumas respostas vêm de imediato, outras somente com o passar do tempo,