Pular para o conteúdo principal

Quem você pensa que é?

"Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?"
1 Samuel 17:26

Em um linguajar mais popular, Davi está dizendo: "Quem você pensa que é?". Esta pergunta feita por Davi acerca de Golias é muito pertinente. Ela confronta o eu de Golias procurando encontrar os motivos que o leva a agir como tal. Quem ele pensa que é e a partir de quais pressupostos Golias pensa que vai ganhar esta batalha?

Golias pode ser considerado uma figura representativa da nossa oposição a Deus, pois a sua proposta era escravidão, o mesmo que "voltar para o Egito". Davi entende que este não era um duelo qualquer, mas uma afronta ao próprio Deus. Fica a pergunta: Quem é o maior? O deus de Golias ou o Deus de Israel? Seria por causa do deus que Golias acreditava que ele se sentia poderoso, seguro e no direito de afrontar, satirizar  e lançar desafio a quem quisesse?

Para quem não tem temor a Deus, esta talvez seja a maior de suas batalhas: tentar viver sem Deus e querer provar o tempo todo que ele não existe. Em outras palavras, criar outro deus. Algo muito exaustivo e cansativo para não dar em nada. Deus venceu Golias para deixar bem claro que não há Deus maior no céu e na Terra como o Senhor. Duelo como este também foi vencido por meio de Elias no Monte Carmelo, onde Deus se mostrou maior que o deus Baal. Duelos como este são travados todas as vezes que alguém se levanta tentado provar que Deus é apenas um mito, uma invenção humana. Duelos como estes são travado e vencido todas as vezes que alguém se coloca no lugar de Deus e se acha no direito de fazer isso ou àquilo como bem entender. Deve ser por isso que Deus não divide a glória dele com ninguém.

Golias se mostra bastante confiante e até arrogante, seria por conta da sua habilidade, experiência e também por causa de seu tamanho? Não sabemos. Mas Samuel faz questão de ressaltar suas qualidades. Guerreiro desde sua mocidade, forte, experiente, habilidoso.


É verdade que isso nos transmite uma certa segurança e confiança. Trazendo para mais perto da nossa realidade, podemos pensar que por ter um bom nome, um status na sociedade, por ter cursado uma boa faculdade, por ser um intelectual e ter um currículo invejável. Porém, percebemos que as coisas não são bem assim. Não importa quantas faculdades você possui, quantos títulos você conquistou, sua aparência e nem quem seu pai é ou foi. Tudo isso se torna inútil se não estiver a serviço de Deus, cooperando para a sua vontade em favor do seu Reino.

Protegido por uma armadura, capacete e armado com uma lança enorme, sente-se invencível, uma máquina de guerra. E Golias era de fato.

Golias é o reflexo daqueles que, apoiando em suas riquezas e bens materiais, sentem-se seguros, protegidos e amparados. Lembro quando houve a primeira crise nos países europeus. Muitos empresários perderam grandes somas em dinheiro e bens. Desesperados, alguns se suicidaram, outros mataram sua família e se suicidaram posteriormente. O projetista do Titanic afirmou que nem Deus afundava o seu navio de tão seguro que era. Em sua primeira viagem veio a naufragar. A fama, o sucesso e a riqueza tem feito a cabeça de muitos jovens e mudado a vida de muitas pessoas, umas para melhor e outras para pior. E assim vemos a segurança e o ego de muitos indo por água abaixo. "Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela" Salmos 127:1

Para finalizar, note que um simples garoto de fazenda, baixinho, sem porte de lutador, sem armadura alguma, amador, armado com apenas uma lançadeira e uma pedra tirada de um riacho foi o suficiente para pôr abaixo uma máquina de guerra para glória de Deus e vergonha do adversário.



No fim das contas, temos uma decisão a ser tomada e um caminho a ser seguido: Ou nos deixamos ser levados pelo caminho de Golias ou persevera para ser um vencedor, trilhando os caminhos do Senhor, como Davi. É Deus quem traz o equilíbrio necessário entre o que somos e o que temos. Assim como Davi, Deus continua fazendo vencedores para que seu nome seja exaltado, conhecido e temido. Nós porém, continuamos insistindo em criar novos "Golias", em andar em suas pisadas. 

Mesmo que haja habilidade, competência, responsabilidade, cooperação e trabalho de equipe, de nada vale o esforço quando a motivação está errada e direção não corresponde ao alvo.
Harry Érick

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Seca-se a erva, e caem as flores"

"Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva.  Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente". Isaías 40:6-8 A tragédia de Mariana foi um desastre que destruiu uma cidade inteira e comprometeu outras cidades também. Pensando sobre o que significa segurança e garantia, lembrei daquelas pessoas que deram um duro danado para ter algo na vida. Ter uma profissão, conquistar um "ganha-pão", realizar o sonho da casa própria, adquirir um carro, etc. De repente, em alguns segundos, o que demorou décadas e custou uma vida para se adquirido e construído, fica totalmente destruído e perdido. Dinheiro algum poderá trazer de volta as pessoas mortas na tragédia, a história do povo, e nem restaurar os rios, as matas, os peixes, os recursos naturais que foram perdidos. Em Gov

Uma Luz na escuridão

"O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou”. Mt 4:16 . Perguntei aos que estavam presente: Este lugar já está iluminado, se eu trouxer mais uma luz aqui vai fazer diferença? Sim, responderam, vai ficar mais claro. Certo, agora olhe lá para fora, nos lugares escuros da rua, onde esta luz fará mais diferença, aqui ou lá? Nos lugares escuros, responderam. Tanto lugar para ser luz e nós escolhemos brilhar justo onde a luz já está brilhando. Este foi o início da minha fala num dos cultos no lar.  Jesus veio ao mundo e foi nele uma luz brilhando nas trevas. Cristo deixou toda a sua glória e veio para este mundo. Se pararmos para pensar, a luz de Cristo não fazia diferença no lugar de onde ele veio porque o lugar de onde ele veio, ser luz é algo normal. Cristo veio ao mundo, habitou em nossos corações e passamos a ser “luz vivente”. Quando penso que faço parte

Mesmo sem entender

"Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça"  João 13:6-9 Em nossa vivência e caminhada cristã, é comum às vezes não ter respostas para as várias situações e questões da vida. No percurso, quantas perguntas ficam sem respostas, quantas situações sem explicações, quantos porquês e para quê.  A falta de respostas não muda quem Deus é, não altera seus planos e não diminui suas promessas, ao contrário, nos desafia a crer e obedecer mesmo sem nada entender. E neste sentido, Jesus está propondo a Pedro que ele creia e obedeça mesmo sem nada entender agora, porém mais tarde. Algumas respostas vêm de imediato, outras somente com o passar do tempo,