Pular para o conteúdo principal

Deus não se esquece!

"Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti" Isaías 49:15
A mensagem deste pequeno versículo é clara e objetiva: Deus não se esquece! Mesmo que as situações e circunstâncias sejam das piores possíveis, Deus sempre nos dará uma luz porque ele nunca se esquece daqueles que clamam por socorro e misericórdia.


Deus não se esqueceu do povo de Israel quando a Síria sitiou a cidade. A situação do povo era de fome, sede e muita miséria. Haviam até se esquecido da profecia proferida pelo profeta Elizeu onde dizia que Deus haveria de suprir o povo e a cidade. Perder a esperança é o ultimo estágio para a morte. Mas quando menos se esperava, Deus usou três leprosos que, não tendo nada a perder, ousaram ir ao acampamento dos inimigos para quem sabe conseguir algo para comer. E ao se aproximarem, Deus fez ouvir no acampamento sons de cavalos e cavaleiros. E os sírios fugiram e deixaram tudo para trás. Os leprosos voltaram e contaram ao Rei e o povo foi suprido.


Quem esperaria que um simples pastor de ovelhas poderia ser o rei de Israel. A julgar por sua aparência e porte físico, Davi era a pessoa menos indicada para assumir um reinado. Seus pais sequer faziam questão de esperá-lo para fazer as refeições - costume das famílias naquela época não comer antes que todos estivessem reunidos. Seus irmãos eram guerreiros, mas Davi pastor - uma profissão perigosa e muito pouco estimada naquela época. Era o tipo de profissão para os menos privilegiados. Mas Davi não se deixou ser levado por isso. Venceu o preconceito e superou a rejeição. Deus não se esqueceu de Davi e, na frente de seus pais e irmãos, foi honrado por Deus ao ser ungido rei de Israel.

No livro de Ester há relatos de um homem chamado Mardoqueu. Em um dado momento da história, este homem salvou a vida do rei por intermédio da rainha Ester. Nada foi feito em agradecimento ou honra por sua lealdade e coragem, contudo, este ato foi registrado. Depois de muito tempo, não conseguindo dormir, o rei pede para que lessem os registros históricos. Neles foi encontrado o relato de coragem e lealdade de Mardoqueu. Então o rei fez com que Hamã, uma pessoa importante depois do rei, fizesse as honras a Mardoqueu. Hamã era inimigo de Mardoqueu e havia decretado a extinção do povo judeu. Hamã , depois de fazer as honras a Mardoqueu, de tanta indignação e desgosto acabou se enforcando numa forca que fizera para Mardoqueu no fundo da sua casa. Deus não se esqueceu de Mardoqueu e não se conforma com injustiça.

Talvez você se encontre em uma situação difícil como a do povo de Israel, quase sem esperança. Quem sabe você tenha o potencial de Davi mas ainda não teve a oportunidade de ser notado pelo simples fato de não possuir o estereótipo ou o padrão exigido pelo mundo. Pode ser que você esteja na situação de Mardoqueu, esquecido ou desmerecido. Ou quem sabe desgostoso da vida por falta de gratidão. Clame a Deus! Ainda que alguém se esqueça, Deus nunca se esqueceria de você. No momento certo Deus dará um basta a esta situação e você será honrado, não por homens, mas pelo próprio Deus.

Para cada problema há uma promessa de Deus para nos dar esperança e salvação. E uma delas é que ele não nos desampara e não se esquece de nós.
Harry Érick

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Seca-se a erva, e caem as flores"

"Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva.  Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente". Isaías 40:6-8 A tragédia de Mariana foi um desastre que destruiu uma cidade inteira e comprometeu outras cidades também. Pensando sobre o que significa segurança e garantia, lembrei daquelas pessoas que deram um duro danado para ter algo na vida. Ter uma profissão, conquistar um "ganha-pão", realizar o sonho da casa própria, adquirir um carro, etc. De repente, em alguns segundos, o que demorou décadas e custou uma vida para se adquirido e construído, fica totalmente destruído e perdido. Dinheiro algum poderá trazer de volta as pessoas mortas na tragédia, a história do povo, e nem restaurar os rios, as matas, os peixes, os recursos naturais que foram perdidos. Em Gov

Uma Luz na escuridão

"O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou”. Mt 4:16 . Perguntei aos que estavam presente: Este lugar já está iluminado, se eu trouxer mais uma luz aqui vai fazer diferença? Sim, responderam, vai ficar mais claro. Certo, agora olhe lá para fora, nos lugares escuros da rua, onde esta luz fará mais diferença, aqui ou lá? Nos lugares escuros, responderam. Tanto lugar para ser luz e nós escolhemos brilhar justo onde a luz já está brilhando. Este foi o início da minha fala num dos cultos no lar.  Jesus veio ao mundo e foi nele uma luz brilhando nas trevas. Cristo deixou toda a sua glória e veio para este mundo. Se pararmos para pensar, a luz de Cristo não fazia diferença no lugar de onde ele veio porque o lugar de onde ele veio, ser luz é algo normal. Cristo veio ao mundo, habitou em nossos corações e passamos a ser “luz vivente”. Quando penso que faço parte

Mesmo sem entender

"Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça"  João 13:6-9 Em nossa vivência e caminhada cristã, é comum às vezes não ter respostas para as várias situações e questões da vida. No percurso, quantas perguntas ficam sem respostas, quantas situações sem explicações, quantos porquês e para quê.  A falta de respostas não muda quem Deus é, não altera seus planos e não diminui suas promessas, ao contrário, nos desafia a crer e obedecer mesmo sem nada entender. E neste sentido, Jesus está propondo a Pedro que ele creia e obedeça mesmo sem nada entender agora, porém mais tarde. Algumas respostas vêm de imediato, outras somente com o passar do tempo,