No caminho certo, mas do jeito errado

"Dali prosseguiu em direção às colinas a leste de Betel, onde armou acampamento, tendo Betel a oeste e Ai a leste. Construiu ali um altar dedicado ao Senhor e invocou o nome do Senhor'. Gênesis 12:8 "Ele partiu do Neguebe em direção a Betel, indo de um lugar a outro, até que chegou ao lugar entre Betel e Ai onde já havia armado acampamento anteriormente e onde, pela primeira vez, tinha construído um altar. Ali Abrão invocou o nome do Senhor". Gênesis 13:3-4

Parece que às vezes para que algo dê certo é preciso dar tudo errado primeiro. E depois que tudo deu errado, é preciso voltar atrás e recomeçar do ponto onde cometemos o primeiro erro.



Certa vez, eu ainda era aluno na JOCUM, comecei a orar e buscar sobre o que eu ia fazer depois que a escola terminasse. Eu havia buscado Deus para ir, mas não busquei a Deus sobre o que fazer depois. Eu também não fazia a mínima idéia. Depois de muito buscar e sem resposta, procurei o pastor Gerson Freire, que estava dando aula naquele dia e perguntei: "Pastor, como é que você sabe o que tem que fazer quando Deus não te dá direção alguma?" A resposta dele foi simples, direta e objetiva: "Ué, fique com a última palavra e direção que ele te deu até que ele te redirecione novamente". E eu que achava que ele ia clamar a Deus, falar em línguas estranhas, colocar a mão na minha cabeça, dizer "eis que te digo". Não, nada disso. Simples assim. E isso me deu paz para continuar por mais uns dois anos e meio até que o Senhor me deu a resposta.



Que maravilhoso ver Deus nos falando de maneira simples em algum momento e com milagres e maravilhas em outros. Mas a questão é um pouco mais séria e profunda. O que fazer agora que você sabe o caminho e a direção a ser seguida? Alguns fogem para o lado oposto, como no caso de Jonas, que tratou logo de ir para Társis quando  tinha que ir para Nínive. Outros acham que saber o caminho e a direção já basta, então seguem do seu jeito, dando jeitinho em tudo, como Abrão, que falou com Deus, buscou a Deus, recebeu chamado e orientações, partiu para o mundo, mas no percurso fez tudo errado.


Pois bem, a pergunta para nossa reflexão hoje é: "Como vai a caminhada cristã?" Às vezes é preciso parar para avaliar o percurso. 



Muito dos problemas que passamos são consequências de nossas más escolhas. Nisto, não importa se você está no caminho certo, na direção certa, mas sim se está fazendo do jeito certo, ou seja, de acordo com vontade de Deus. E andar de acordo com a vontade de Deus implica em percorrer o caminho em santidade, onde nem sempre fazemos tudo o que queremos. Um exemplo é o povo hebreu depois que saiu do Egito. Estavam no caminho certo, buscando a coisa certa, na direção certa, mas suas atitudes e decisões estavam erradas. Isto fez com que ficassem por mais quarenta anos peregrinando no deserto. Caminhavam e nunca chegavam porque não aprenderam a andar com Deus, ou seja, de acordo com a sua vontade. Assim também foi Abrão.


Estes dois versículos  citados no início da postagem mostram que Abrão invocou a Deus num mesmo local por duas vezes. Uma vez antes de começar sua peregrinação, e outra depois de ter percorrido um certo trajeto da sua vida cometendo vários erros. Abrão continuou sua caminhada, contudo fez tudo do seu jeito. E Deus então trouxe sérias consequências para os egípcios. Mas depois que tudo deu errado, Gênesis 12:9-20 - Abrão fez o que era certo, Gênesis 13:3-4. Voltou onde antes havia invocado a Deus, onde havia erigido um altar a Deus. Lá ele restaurou o Altar e seguiu novamente sua caminhada.


Assim, isto nos ensina uma lição muito importante. Antes de continuar, depois que as coisas não deram certas do jeito que havíamos planejado, é preciso voltar no ponto onde tudo começou a dar errado e consertar aquele altar, reatar novamente o relacionamento com Deus. Só então prosseguir a caminhada, agora à maneira de Deus, do jeito de Deus. No entanto, o tempo em que estivemos peregrinando, servirá para que ao percorrermos o mesmo caminho, não venhamos esbarrar e cometer os mesmos erros. 


Sendo assim, é preciso vencer o orgulho, não ter medo e cuidar para não endurecer o coração por conta das más experiências que tivemos durante o percurso. Por da Palavra de Deus encontramos refúgio, orientação e novas estratégias para viver outras experiências. Esteja aberto para novos relacionamentos e conquistas. Assim como viver à nossa maneira atrai sabe lá o que para nossas vidas, quando se é de Deus e procuramos viver à maneira de Deus, Deus se encarrega de atrair o que é dele para nós.  Nossas más experiências e acidentes de percurso deve nos impulsionar a um arrependimento e a redirecionar a vida a partir de uma nova maneira de pensar, de ser e agir. Agora quem sabe a caminhada seja mais curta e logo você encontre a terra prometida dos seus sonhos. Só depende de você, porque Deus já está fazendo a parte dele.
Harry Érick

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Luz na escuridão

"O SENHOR pelejará por vós"

Pessoas de Pessoas