Pular para o conteúdo principal

Equilíbrio, Trabalho e Cooperação


"Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela". Salmos 127:1





Por conta de instabilidades econômicas entre outros fatores, já não temos mais àquele modelo de família tradicional onde a mulher cuida da casa e da educação dos filhos e o homem do sustento. No que se diz respeito à ser provedor, o princípio é o mesmo, pois deve partir do homem a iniciativa de buscar provisão e de ser o provedor do lar e da família. Nisto, desconfio se não é por falta de iniciativa e perseverança do homem que a mulher está a cada dia se sobressaindo no lar e no mercado de trabalho. No entanto, o que precisamos saber por agora é que hoje em dia ambos precisam trabalhar e ao mesmo tempo cuidar da educação dos filhos, e se não for muito, até os filhos têm a sua parte como cooperadores.



Trabalho é importante para nossa sobrevivência e bem estar neste mundo. É de onde vêm nosso sustento financeiro para comer, morar, vestir, investir, lazer e diversão, para sustentar um lar, uma família. Não é importante apenas por proporcionar sustento, mas principalmente porque com ele também temos dignidade, respeito e cidadania. Contudo, é preciso crer que a nossa esperança e trabalho não é somente para esta vida. Não somos apenas cidadãos deste mundo, precisamos ser também cidadãos do céu.


Ser uma boa pessoa, ter uma boa conduta, uma boa profissão, dinheiro, trabalho, bens materiais não garante o sucesso de uma estrutura familiar, de um lar. Da mesma forma o ser um religioso de carteirinha e não cumprir com nossas responsabilidades e obrigações perante a sociedade não garante nosso sustentoO salmista nos diz que "se o Senhor não edificar", todo trabalho, dinheiro e esforço para isso é em vão. É Deus quem concede a bênção. É ele quem firma e estabelece as estruturas para não ruir. É um viver pela Palavra do Senhor que nos diz se vamos ruir ou permanecer em pé.



Precisamos ser um com o Pai assim como ele é um com o Filho e o Espírito Santo. Para o salmista, Deus está acima de qualquer intento, trabalho ou esforço humano. Toda autoridade, poder e suficiência vem de Deus que delega funções e responsabilidades à pessoas. No Novo Testamento, em Cristo fomos feito templo, casa, morada de Deus conforme Efésios 2:22Assim, para nossa edificação é preciso primeiro lançar o fundamento que é Cristo conforme Efésios 2:19-22Deus é a pessoa que trabalha incessantemente para edificar, dar o crescimento conforme 1 Coríntios 3:6. E como as coisas não são fáceis, temos o Espírito Santo que nos ajuda em nossas dificuldades, conflitos, crises, entre outros conforme João 14:26Romanos 8:26. Este é o trabalho do Senhor em nós. E depois de tudo feito e preparado, vamos ao trabalho, cumprir com nossas obrigações e responsabilidades sabendo que o Senhor está no controle de tudo.



Deus trabalha para edificar nossa vida de acordo com a sua vontade e espera que sejamos correspondentes. Mesmo não crendo ou reconhecendo isso, Deus está sempre presente. O problema é quando ignoramos ou fazemos de Deus um desconhecido, não correspondendo conforme a sua vontade, o que torna nossa caminhada cada vez mais difícil e o trabalho árduo. Deus é o equilíbrio entre o que somos, fazemos e temos. Sem Deus, estrutura nenhuma se estabelece. E onde há excesso de religiosidade, aí também se dá o desequilíbrio.


Precisamos incluir Deus em nossos projetos pessoais e familiar e ser um como ele é na Trindade. Pai, Filho e Espírito Santo são um trabalhando juntos para a nossa edificação. Sejamos um com Deus, cooperando e trabalhando na edificação de vidas, do lar e sustento da família. "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam".
Harry Érick

Postagens mais visitadas deste blog

"Seca-se a erva, e caem as flores"

"Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva.  Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente". Isaías 40:6-8 A tragédia de Mariana foi um desastre que destruiu uma cidade inteira e comprometeu outras cidades também. Pensando sobre o que significa segurança e garantia, lembrei daquelas pessoas que deram um duro danado para ter algo na vida. Ter uma profissão, conquistar um "ganha-pão", realizar o sonho da casa própria, adquirir um carro, etc. De repente, em alguns segundos, o que demorou décadas e custou uma vida para se adquirido e construído, fica totalmente destruído e perdido. Dinheiro algum poderá trazer de volta as pessoas mortas na tragédia, a história do povo, e nem restaurar os rios, as matas, os peixes, os recursos naturais que foram perdidos. Em Gov

Uma Luz na escuridão

"O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou”. Mt 4:16 . Perguntei aos que estavam presente: Este lugar já está iluminado, se eu trouxer mais uma luz aqui vai fazer diferença? Sim, responderam, vai ficar mais claro. Certo, agora olhe lá para fora, nos lugares escuros da rua, onde esta luz fará mais diferença, aqui ou lá? Nos lugares escuros, responderam. Tanto lugar para ser luz e nós escolhemos brilhar justo onde a luz já está brilhando. Este foi o início da minha fala num dos cultos no lar.  Jesus veio ao mundo e foi nele uma luz brilhando nas trevas. Cristo deixou toda a sua glória e veio para este mundo. Se pararmos para pensar, a luz de Cristo não fazia diferença no lugar de onde ele veio porque o lugar de onde ele veio, ser luz é algo normal. Cristo veio ao mundo, habitou em nossos corações e passamos a ser “luz vivente”. Quando penso que faço parte

Mesmo sem entender

"Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça"  João 13:6-9 Em nossa vivência e caminhada cristã, é comum às vezes não ter respostas para as várias situações e questões da vida. No percurso, quantas perguntas ficam sem respostas, quantas situações sem explicações, quantos porquês e para quê.  A falta de respostas não muda quem Deus é, não altera seus planos e não diminui suas promessas, ao contrário, nos desafia a crer e obedecer mesmo sem nada entender. E neste sentido, Jesus está propondo a Pedro que ele creia e obedeça mesmo sem nada entender agora, porém mais tarde. Algumas respostas vêm de imediato, outras somente com o passar do tempo,