Equilíbrio, Trabalho e Cooperação


"Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela". Salmos 127:1





Por conta de instabilidades econômicas entre outros fatores, já não temos mais àquele modelo de família tradicional onde a mulher cuida da casa e da educação dos filhos e o homem do sustento. No que se diz respeito à ser provedor, o princípio é o mesmo, pois deve partir do homem a iniciativa de buscar provisão e de ser o provedor do lar e da família. Nisto, desconfio se não é por falta de iniciativa e perseverança do homem que a mulher está a cada dia se sobressaindo no lar e no mercado de trabalho. No entanto, o que precisamos saber por agora é que hoje em dia ambos precisam trabalhar e ao mesmo tempo cuidar da educação dos filhos, e se não for muito, até os filhos têm a sua parte como cooperadores.



Trabalho é importante para nossa sobrevivência e bem estar neste mundo. É de onde vêm nosso sustento financeiro para comer, morar, vestir, investir, lazer e diversão, para sustentar um lar, uma família. Não é importante apenas por proporcionar sustento, mas principalmente porque com ele também temos dignidade, respeito e cidadania. Contudo, é preciso crer que a nossa esperança e trabalho não é somente para esta vida. Não somos apenas cidadãos deste mundo, precisamos ser também cidadãos do céu.


Ser uma boa pessoa, ter uma boa conduta, uma boa profissão, dinheiro, trabalho, bens materiais não garante o sucesso de uma estrutura familiar, de um lar. Da mesma forma o ser um religioso de carteirinha e não cumprir com nossas responsabilidades e obrigações perante a sociedade não garante nosso sustentoO salmista nos diz que "se o Senhor não edificar", todo trabalho, dinheiro e esforço para isso é em vão. É Deus quem concede a bênção. É ele quem firma e estabelece as estruturas para não ruir. É um viver pela Palavra do Senhor que nos diz se vamos ruir ou permanecer em pé.



Precisamos ser um com o Pai assim como ele é um com o Filho e o Espírito Santo. Para o salmista, Deus está acima de qualquer intento, trabalho ou esforço humano. Toda autoridade, poder e suficiência vem de Deus que delega funções e responsabilidades à pessoas. No Novo Testamento, em Cristo fomos feito templo, casa, morada de Deus conforme Efésios 2:22Assim, para nossa edificação é preciso primeiro lançar o fundamento que é Cristo conforme Efésios 2:19-22Deus é a pessoa que trabalha incessantemente para edificar, dar o crescimento conforme 1 Coríntios 3:6. E como as coisas não são fáceis, temos o Espírito Santo que nos ajuda em nossas dificuldades, conflitos, crises, entre outros conforme João 14:26Romanos 8:26. Este é o trabalho do Senhor em nós. E depois de tudo feito e preparado, vamos ao trabalho, cumprir com nossas obrigações e responsabilidades sabendo que o Senhor está no controle de tudo.



Deus trabalha para edificar nossa vida de acordo com a sua vontade e espera que sejamos correspondentes. Mesmo não crendo ou reconhecendo isso, Deus está sempre presente. O problema é quando ignoramos ou fazemos de Deus um desconhecido, não correspondendo conforme a sua vontade, o que torna nossa caminhada cada vez mais difícil e o trabalho árduo. Deus é o equilíbrio entre o que somos, fazemos e temos. Sem Deus, estrutura nenhuma se estabelece. E onde há excesso de religiosidade, aí também se dá o desequilíbrio.


Precisamos incluir Deus em nossos projetos pessoais e familiar e ser um como ele é na Trindade. Pai, Filho e Espírito Santo são um trabalhando juntos para a nossa edificação. Sejamos um com Deus, cooperando e trabalhando na edificação de vidas, do lar e sustento da família. "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam".
Harry Érick

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Luz na escuridão

"O SENHOR pelejará por vós"

Pessoas de Pessoas