Pular para o conteúdo principal

Vida com Propósito

“Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, ... eu e a minha família serviremos ao Senhor". Josué 24:15

Sabemos por meio da Palavra de Deus que uma casa dividida não se estabelece. Quando Josué diz “eu e minha casa serviremos ao Senhor”, vemos não apenas uma pessoa, mas uma família inteira caminhando com sintonia, na mesma direção, com objetivos diferentes talvez, porém com propósitos semelhantes. Assim, se a nossa fé é cristã, Cristo deve ser o exemplo de vida e de ser humano a ser seguido, e a sua Palavra uma a base sólida na construção de princípios e valores para cada indivíduo e principalmente para a família.


Ao acompanhar a trajetória de vida de Josué, fé e determinação são características marcantes em sua experiência de vida. Ainda sob a liderança de Moisés, Josué se mostra alguém disposto a enfrentar desafios, cumprir com sua missão e alcançar objetivos. Contudo, isso não o tornou invencível ou imune às crises causadas pelas circunstâncias da vida. Sua trajetória de vida junto com seu líder Moisés só foi possível porque partilhavam do mesmo propósito. E mesmo assim, isso não exclui as decepções, dúvidas e dificuldades.

Como qualquer outra pessoa, Josué deve ter experimentado momentos de desânimo, fraqueza e quem sabe até pensou em desistir da jornada, mesmo assim nunca deixou de estar ao lado de Moisés, incentivando ou sendo incentivado por ele. Por isso, nada deve ter sido tão doloroso para Josué do que ter que encarar o fato da morte de seu líder, companheiro e educador Moisés. É mais ou menos neste clima de tensão que Josué precisa tomar algumas decisões. E esse foi quem sabe o momento mais difícil e crucial da sua vida. É o momento em que parar para reorganizar a vida, fazer planos e traçar novos objetivos se torna tão importante. Contudo, sem abrir mão dos motivos e propósitos que o trouxeram até aqui. Mesmo com a morte de Moisés, Deus continua sendo o mesmo e os propósitos pelo qual Deus o havia chamado também não mudaram.


Para continuar sua jornada, Josué precisou ter muita fé. A fé cristã é o combustível que rega a alma e enche o coração de esperança. Ela ajuda a acreditar que é possível dar a volta por cima mesmo com tantos obstáculos e dificuldades pela frente. Também trás esperança quando as coisas não dão certo como planejamos, ou quando o mundo parece desabar diante de nós. A fé cristã ajuda a enxergar a vida a partir do ponto de vista de Deus e desperta vontade de querer viver como Cristo viveu.

Mas para alcançar êxito na missão e não perder o foco do Senhor é preciso atitude e muita determinação. Enquanto a atitude é a resposta de fé diante de uma situação, a determinação faz com que não percamos o foco das promessas que o Senhor Deus colocou em nossos corações por meio da sua Palavra. A fé é demonstrada por meio das obras, por isso é preciso ter atitude e muita determinação para conquistar alguma coisa na vida. E para isso é preciso ter bem claro na mente e no coração os propósitos que o Senhor estabeleceu como direção e finalidade. É preciso saber que Deus nos criou para louvar e adorar o seu nome, para ser abençoados e também abençoadores, para viver em família e em comunhão por meio da congregação. Porém, é necessário que a fé esteja focada na pessoa de Cristo, caso contrário, mesmo com muita determinação nunca chegaremos a lugar algum. Pois não se vence o mundo com determinação, mas com fé, e fé em Cristo Jesus.

Diante de uma sociedade pluralista onde há várias culturas, crenças religiosas e outros meios de salvação e de vida, Josué deixa bem claro que seu foco é Deus e seu objetivo é servir ao Senhor seu Deus. Uma escolha ousada e definitiva. De maneira clara e objetiva, Josué reafirma sua convicção de fé posicionando-se ao lado de Deus. É como se ele dissesse: "É na eternidade que queremos chegar, é para salvação que fomos resgatados e é em santidade que vamos viver".



Mesmo que a sua crença seja outra, é bom considerar que uma casa dividida não se estabelece. Os objetivos podem até ser diferentes, mas é preciso ter propósitos semelhantes para que todos cheguem juntos e realizados. Caminhando numa mesma direção, chegaremos juntos a um mesmo destino. Uma fé cristã não define somente para qual direção estamos indo, ou como devemos ir, mas principalmente onde vamos chegar.


Harry Érick

Postagens mais visitadas deste blog

"Seca-se a erva, e caem as flores"

"Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva.  Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente". Isaías 40:6-8 A tragédia de Mariana foi um desastre que destruiu uma cidade inteira e comprometeu outras cidades também. Pensando sobre o que significa segurança e garantia, lembrei daquelas pessoas que deram um duro danado para ter algo na vida. Ter uma profissão, conquistar um "ganha-pão", realizar o sonho da casa própria, adquirir um carro, etc. De repente, em alguns segundos, o que demorou décadas e custou uma vida para se adquirido e construído, fica totalmente destruído e perdido. Dinheiro algum poderá trazer de volta as pessoas mortas na tragédia, a história do povo, e nem restaurar os rios, as matas, os peixes, os recursos naturais que foram perdidos. Em Gov

Uma Luz na escuridão

"O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou”. Mt 4:16 . Perguntei aos que estavam presente: Este lugar já está iluminado, se eu trouxer mais uma luz aqui vai fazer diferença? Sim, responderam, vai ficar mais claro. Certo, agora olhe lá para fora, nos lugares escuros da rua, onde esta luz fará mais diferença, aqui ou lá? Nos lugares escuros, responderam. Tanto lugar para ser luz e nós escolhemos brilhar justo onde a luz já está brilhando. Este foi o início da minha fala num dos cultos no lar.  Jesus veio ao mundo e foi nele uma luz brilhando nas trevas. Cristo deixou toda a sua glória e veio para este mundo. Se pararmos para pensar, a luz de Cristo não fazia diferença no lugar de onde ele veio porque o lugar de onde ele veio, ser luz é algo normal. Cristo veio ao mundo, habitou em nossos corações e passamos a ser “luz vivente”. Quando penso que faço parte

Mesmo sem entender

"Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça"  João 13:6-9 Em nossa vivência e caminhada cristã, é comum às vezes não ter respostas para as várias situações e questões da vida. No percurso, quantas perguntas ficam sem respostas, quantas situações sem explicações, quantos porquês e para quê.  A falta de respostas não muda quem Deus é, não altera seus planos e não diminui suas promessas, ao contrário, nos desafia a crer e obedecer mesmo sem nada entender. E neste sentido, Jesus está propondo a Pedro que ele creia e obedeça mesmo sem nada entender agora, porém mais tarde. Algumas respostas vêm de imediato, outras somente com o passar do tempo,