Vida com Propósito

“Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, ... eu e a minha família serviremos ao Senhor". Josué 24:15

Sabemos por meio da Palavra de Deus que uma casa dividida não se estabelece. Quando Josué diz “eu e minha casa serviremos ao Senhor”, vemos não apenas uma pessoa, mas uma família inteira caminhando com sintonia, na mesma direção, com objetivos diferentes talvez, porém com propósitos semelhantes. Assim, se a nossa fé é cristã, Cristo deve ser o exemplo de vida e de ser humano a ser seguido, e a sua Palavra uma a base sólida na construção de princípios e valores para cada indivíduo e principalmente para a família.


Ao acompanhar a trajetória de vida de Josué, fé e determinação são características marcantes em sua experiência de vida. Ainda sob a liderança de Moisés, Josué se mostra alguém disposto a enfrentar desafios, cumprir com sua missão e alcançar objetivos. Contudo, isso não o tornou invencível ou imune às crises causadas pelas circunstâncias da vida. Sua trajetória de vida junto com seu líder Moisés só foi possível porque partilhavam do mesmo propósito. E mesmo assim, isso não exclui as decepções, dúvidas e dificuldades.

Como qualquer outra pessoa, Josué deve ter experimentado momentos de desânimo, fraqueza e quem sabe até pensou em desistir da jornada, mesmo assim nunca deixou de estar ao lado de Moisés, incentivando ou sendo incentivado por ele. Por isso, nada deve ter sido tão doloroso para Josué do que ter que encarar o fato da morte de seu líder, companheiro e educador Moisés. É mais ou menos neste clima de tensão que Josué precisa tomar algumas decisões. E esse foi quem sabe o momento mais difícil e crucial da sua vida. É o momento em que parar para reorganizar a vida, fazer planos e traçar novos objetivos se torna tão importante. Contudo, sem abrir mão dos motivos e propósitos que o trouxeram até aqui. Mesmo com a morte de Moisés, Deus continua sendo o mesmo e os propósitos pelo qual Deus o havia chamado também não mudaram.


Para continuar sua jornada, Josué precisou ter muita fé. A fé cristã é o combustível que rega a alma e enche o coração de esperança. Ela ajuda a acreditar que é possível dar a volta por cima mesmo com tantos obstáculos e dificuldades pela frente. Também trás esperança quando as coisas não dão certo como planejamos, ou quando o mundo parece desabar diante de nós. A fé cristã ajuda a enxergar a vida a partir do ponto de vista de Deus e desperta vontade de querer viver como Cristo viveu.

Mas para alcançar êxito na missão e não perder o foco do Senhor é preciso atitude e muita determinação. Enquanto a atitude é a resposta de fé diante de uma situação, a determinação faz com que não percamos o foco das promessas que o Senhor Deus colocou em nossos corações por meio da sua Palavra. A fé é demonstrada por meio das obras, por isso é preciso ter atitude e muita determinação para conquistar alguma coisa na vida. E para isso é preciso ter bem claro na mente e no coração os propósitos que o Senhor estabeleceu como direção e finalidade. É preciso saber que Deus nos criou para louvar e adorar o seu nome, para ser abençoados e também abençoadores, para viver em família e em comunhão por meio da congregação. Porém, é necessário que a fé esteja focada na pessoa de Cristo, caso contrário, mesmo com muita determinação nunca chegaremos a lugar algum. Pois não se vence o mundo com determinação, mas com fé, e fé em Cristo Jesus.

Diante de uma sociedade pluralista onde há várias culturas, crenças religiosas e outros meios de salvação e de vida, Josué deixa bem claro que seu foco é Deus e seu objetivo é servir ao Senhor seu Deus. Uma escolha ousada e definitiva. De maneira clara e objetiva, Josué reafirma sua convicção de fé posicionando-se ao lado de Deus. É como se ele dissesse: "É na eternidade que queremos chegar, é para salvação que fomos resgatados e é em santidade que vamos viver".



Mesmo que a sua crença seja outra, é bom considerar que uma casa dividida não se estabelece. Os objetivos podem até ser diferentes, mas é preciso ter propósitos semelhantes para que todos cheguem juntos e realizados. Caminhando numa mesma direção, chegaremos juntos a um mesmo destino. Uma fé cristã não define somente para qual direção estamos indo, ou como devemos ir, mas principalmente onde vamos chegar.


Harry Érick

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Luz na escuridão

"O SENHOR pelejará por vós"

Identidade Cristã