Pular para o conteúdo principal

Companheirismo




Companheirismo. O que é mesmo ser companheiro?


Segundo dicionário informal, companheirismo é característica de quem se dispõe a caminhar junto com o amigo, namorado, marido, haja o que houver. Pagar o preço por aquele vínculo estabelecido.




Um fato que devemos considerar quando dizemos que o mundo está evoluindo é a fragmentação dos relacionamentos e a perda de princípios, valores e virtudes que nos tornam humanos. Se por um lado estamos avançando tecnologicamente, por outro estamos retrocedendo como seres humanos criados à imagem e semelhança de Deus.



A falta de companheirismo e perseverança nos relacionamentos está cada vez mais comum entre nós. Estamos acostumando a não desistir de coisas, a persistir em conseguir um trabalho melhor, a não desistir no investimento da casa própria, no carro do ano. Investimos no marketing pessoal e buscamos aperfeiçoamento para poder trabalhar mais, melhor e conseguir mais dinheiro. Mas quando falamos em pessoas, relacionamentos e caráter, parece que não temos tanta fé e persistência quanto para coisas e dinheiro. E assim estamos caminhando para a evolução, se é que podemos chamar isso de evolução. Prefiro chamar isso de desumanização, ou seja, descaracterização da imagem e semelhança de Deus em nós. Algo que vemos presente no campo político, social e também no religioso.

Sabemos que estamos trilhando um caminho egoísta e solitário quando desistimos de ser verdadeiro e de cultivar amizades verdadeiras. Estamos trilhando um caminho egoísta quando percebemos que não há mais espaço em nosso mundo para compartilhar, trocar experiências e aprendizado mútuo. Quando desistimos de ser cidadãos conscientes, responsáveis, pessoas de bem e de valor. Quando deixamos a desconfiança invadir o coração fazendo com que os relacionamentos não sejam mais duradouros. Quando fazemos com que os relacionamentos virem uma competição de quem é o melhor para dar lugar ao dinheiro, ao materialismo, à posição social ou status. Quando começamos que desistir fácil da amizade, da família, do casamento, dos filhos, das pessoas mas não abrimos mão do dinheiro e das coisas, isso é um sinal de que já estamos em estado avançado da doença.  Assim, aos poucos vamos abrindo mão de ter Deus como alguém superior para se tornar superiores a Deus. Aos poucos abandonamos as pessoas em detrimento das coisas. Deixamos de lado bons hábitos, boas conversas, e quando nos damos conta, estamos mais parecido com coisas, animais do que pessoas.

Seríamos pessoas mais felizes se pessoas fossem o motivo da nossa busca por realização e bem-estar. O motivo que levou Cristo a morrer na Cruz foram pessoas. Deus trabalha incansavelmente para salvar pessoas. Hoje nossos valores estão invertido. Pessoas são apenas um meio para conseguir coisas. Coisas e animais são mais preciosos e importantes do que pessoas. Pessoas são descartáveis, assim como nossos relacionamentos, e por que não nossa própria vida. Tanto é verdade que por motivos banais, pessoas tiram a vida de outras ou a sua própria vida.

Seja por amizade, namoro, casamento ou família, o que deve nos motivar a viver, trabalhar, adquirir bens e a desejar melhor qualidade de vida são pessoas, ou seja, o viver para o outro e não somente para si mesmo. A ordem deveria ser perseverança nos relacionamentos e depois nas coisas. Mesmo sendo solteiros, a vida não é a mesma sem pessoas ao nosso redor, ao nosso lado. Se não for para ajudar pessoas e melhorar a qualidade de vida de outras, incluindo a nossa, por que trabalhar tanto? E quem irá dar continuidade ao que já foi conquistado?

Seja em relacionamento de amizade, namoro ou casamento, um companheiro é aquele que não te abandona, principalmente nos momentos difíceis da vida. É aquele que permanece ao seu lado mesmo não concordando com suas atitudes ou decisões. É aquele que fala de seus defeitos sem esquecer-se de suas virtudes e qualidades. Alguém que te fala com franqueza e caminha contigo em honestidade. É um amigo, antes de ser seu esposo, esposa, namorado ou namorada. É alguém presente, real, não virtual. Alguém que podemos contar e confiar, compartilhar a vida, momentos felizes ou os mais difíceis da vida. 

Valorize-se! Dê valor em suas amizades, relacionamentos. Honre seu amigo, namorado, namorada, sua esposa, seu esposo. Seja companheiro e tenha uma causa nobre para viver, trabalhar e prosperar. "É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se"! Eclesiastes 4:9-10

Harry Érick

Postagens mais visitadas deste blog

"Seca-se a erva, e caem as flores"

"Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva.  Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente". Isaías 40:6-8 A tragédia de Mariana foi um desastre que destruiu uma cidade inteira e comprometeu outras cidades também. Pensando sobre o que significa segurança e garantia, lembrei daquelas pessoas que deram um duro danado para ter algo na vida. Ter uma profissão, conquistar um "ganha-pão", realizar o sonho da casa própria, adquirir um carro, etc. De repente, em alguns segundos, o que demorou décadas e custou uma vida para se adquirido e construído, fica totalmente destruído e perdido. Dinheiro algum poderá trazer de volta as pessoas mortas na tragédia, a história do povo, e nem restaurar os rios, as matas, os peixes, os recursos naturais que foram perdidos. Em Gov

Uma Luz na escuridão

"O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou”. Mt 4:16 . Perguntei aos que estavam presente: Este lugar já está iluminado, se eu trouxer mais uma luz aqui vai fazer diferença? Sim, responderam, vai ficar mais claro. Certo, agora olhe lá para fora, nos lugares escuros da rua, onde esta luz fará mais diferença, aqui ou lá? Nos lugares escuros, responderam. Tanto lugar para ser luz e nós escolhemos brilhar justo onde a luz já está brilhando. Este foi o início da minha fala num dos cultos no lar.  Jesus veio ao mundo e foi nele uma luz brilhando nas trevas. Cristo deixou toda a sua glória e veio para este mundo. Se pararmos para pensar, a luz de Cristo não fazia diferença no lugar de onde ele veio porque o lugar de onde ele veio, ser luz é algo normal. Cristo veio ao mundo, habitou em nossos corações e passamos a ser “luz vivente”. Quando penso que faço parte

Mesmo sem entender

"Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça"  João 13:6-9 Em nossa vivência e caminhada cristã, é comum às vezes não ter respostas para as várias situações e questões da vida. No percurso, quantas perguntas ficam sem respostas, quantas situações sem explicações, quantos porquês e para quê.  A falta de respostas não muda quem Deus é, não altera seus planos e não diminui suas promessas, ao contrário, nos desafia a crer e obedecer mesmo sem nada entender. E neste sentido, Jesus está propondo a Pedro que ele creia e obedeça mesmo sem nada entender agora, porém mais tarde. Algumas respostas vêm de imediato, outras somente com o passar do tempo,