Entendes o que lê?

"Eu não preciso disso, eu já leio a Bíblia". Esta foi a resposta que ouvi de um senhor quando estava distribuindo folhetos com a mensagem intitulada "Jesus ama você". Esta atitude trouxe-me algumas perguntas: Entendo o que estou lendo? E se entendo, creio? E se creio, pratico? Na Bíblia encontramos dois personagens: um que respondeu a um chamado de Deus e outro que lia as Escrituras, porém não entendia. 

"E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta". Atos 8:26
Temos aqui um chamado de Deus para Filipe. É interessante pensar na maneira que Deus se preocupou com a vida do Eunuco e também na urgência da Missão. O que fica para pensarmos é a prontidão de Felipe em atender a este chamado e também acerca do preparo que Filipe tinha para expor as Escrituras. 

"Como poderei entender, se alguém não me ensinar"? Atos 8:31
Como qualquer pessoa que lê outros livros, o Eunuco também era um leitor das Escrituras. Lia, porém não entendia. Acredito que não há nada mais enfadonho que insistir numa leitura onde não conseguimos entender. Foi preciso alguém ensiná-lo sobre o que estava lendo. Deus então, por meio do Espírito Santo, enviou Filipe para ensinar as escrituras ao Eunuco. O que chama a atenção é a sua humildade e interesse na Escritura. Em nosso dias, a sociedade está cada vez menos querendo ser ensinada sobre a Bíblia. Preferem ler sem continuar entendendo nada, às vezes até fazem questão de dizer que lêem só para ficar de consciência tranquila ou para dar uma resposta por causa da religião. Deus  portanto, continua a enviar pessoas para ensinar as Escrituras, mesmo que muitas  pessoas estejam fechadas para receber. Preferem não ser ensinadas, optando continuar sendo enganadas.

"E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus". Atos 8:37

A Bíblia não é um livro qualquer. Aquele que se aproxima das Escrituras, de alguma forma também se aproxima de Deus, pois por meio dela é que adquirimos conhecimento sobre Deus, suas promessas e seu plano salvífico. Por meio das Escrituras somos desafiados a tomar uma decisão de fé. A Bíblia fala sobre o pecado da humanidade, sobre o plano de Deus e a vida de Cristo, nosso salvador. Depois que Filipe explicou as escrituras, o Eunuco compreendeu o que estava lendo, e assim creu em Cristo Jesus. De que adianta ler a Bíblia se nos recusamos a crer no que ela nos diz?

"E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou". Atos 8:38


Depois que o Eunuco leu, compreendeu e creu, logo depois pediu para ser batizado. Esta foi então a prática do ensino. Assim, de que adianta ter o conhecimento sem fé ou fé sem obediência e prática?

É bom saber que um versículo colocado em prática com fé e entendimento vale muito mais que muitos lidos ou decorados sem fé e prática. Quem se aproxima das Escrituras deve estar desarmado e pronto para atender à um chamado de Deus em sua vida. Não sejamos religiosos, mas humildes, autênticos e espirituais. Entendes agora?
Harry Érick

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Luz na escuridão

"O SENHOR pelejará por vós"

Identidade Cristã