Pular para o conteúdo principal

Alegra-te Jovem!

Eclesiastes 11:9,10; 12:1

A juventude é a primavera da vida. É vigor, força, vitalidade. Alegrar-se nesta fase da vida é ter prazer naquilo que se faz, é investir tempo e vida naquilo que nos trás alegria e felicidade. Força e vigor é uma característica da juventude. É ela que nos ajuda ter condições de ir atrás daquilo que queremos, vencer obstáculos e realizar sonhos.

Embora a força e o vigor sejam características marcantes na juventude, ela não é capaz de vencer o tempo. Há certos momentos da vida em que somos vencidos pelo cansaço, mesmo sendo tão jovens. E por que cansamos? Onde estamos esgotando nossas forças e energias?


Bom, como toda primavera traz seus adornos, a juventude traz suas vaidades. É bem provável que grande parte da nossa força e vigor - e porque não dizer da nossa juventude, está sendo gasta em vaidades.

Mas o que é vaidades mesmo?


Segundo Dicionário Aurélio, vaidade é o desejo de atrair a admiração das outras pessoas. Uma pessoa vaidosa cria uma imagem pessoal para transmitir aos outros, com o objetivo de ser admirada. A vaidade é mais utilizada também hoje para estética, visual e aparência da própria pessoa. Neste sentido, quer idade mais propícia para ser vaidoso que na adolescência e na juventude? Vaidade é também considerada como fútil, insignificante, sem importância. E se pararmos para pensar, é a idade onde mais gastamos nosso tempo, dinheiro e vida com coisas vãs e às vezes até sem muita importância.


Assim como a força, a vaidade também não resiste ao tempo. Aos poucos a admiração das pessoas por nós vai acabando, e parecemos não fazer mais sentido. Manter essas vaidades custa muito caro. Logo um vazio existencial nos envolve e aos poucos perdemos o significado. A vida começa não fazer mais sentido.

De acordo com a Teologia Bíblica, vaidade é correr atrás do vento. Correr atrás de coisas para tentar preencher um vazio do tamanho de Deus. Um vazio que só Deus pode preencher. É neste momento tenebrosos da vida que o sábio diz para nos manter longe do desgosto e da ira. Se deixarmos ser levados por um coração desgostoso, inquieto e cheio de mágoa, onde será que vamos parar? Assim vemos que é preciso lutar e se afastar de sentimentos tal como a ira e o desgosto. Um nos mata pela impulsividade de fazer coisas sem pensar. O outro, pela depreciação da vida e de si mesmo.

Por isso há uma pequena frase que faz toda a diferença no conselho do sábio: "Saiba que em tudo, Deus te pedirá contas". Em outras palavras isso quer dizer: viva uma vida de tal maneira que encontre nela alegria, prazer e felicidade, contudo, é melhor que seja de acordo com a vontade de Deus. Como podemos notar, mesmo que tenhamos força e vigor na juventude, ela se esgota se não tivermos moderação. Também é preciso cuidar dos sentimentos e emoções, pois não devemos nos alimentar de sentimentos indesejáveis e muito menos deixar ser guiados por eles. Sendo assim, como se manter em pé? Como vencer essas adversidades? Onde encontrar força? Todas essas características da juventude estão limitadas ao tempo e à nossa fraqueza humana. Mesmo que a juventude nos proporcione força e vigor nunca será suficiente. No entanto, existe uma fonte de energia inesgotável da qual podemos nos alimentar. Algo que resiste ao tempo e vence as adversidades da vida. Parafraseando Isaías 40:7, a Palavra de Deus é a única coisa capaz de nos dar força e moderação para vencer a tentação de um viver sem Deus.  Ela nos dá esperança, acabando com sentimentos e idéias indesejáveis. Tudo passa, mas a Palavra de Deus permanece para sempre.

Alegre-se! Em 1João 2:14 diz que os jovens têm forças e são vencedores. Isaías 40:31 diz que os jovens e os velhos se cansarão, mas aquele que confia no Senhor renovarão suas forças. É o Senhor quem rega nossa vida com esperança quando tudo parece desabar. É nele que encontramos força para nos levantar e superar obstáculos. E não importa se somos velhos ou jovens.


Assim, para que a sua alegria seja completa, plena e verdadeira, deve-se considerar Deus como Senhor, sendo ele a harmonia e a essência de toda satisfação e alegria. Sem Ele, a alegria é vã, passageira. É ele quem nos conduz por caminhos de paz. Só Cristo nos preenche e satisfaz. Desta forma, os dias de alegria passados na juventude servirá de alegria e contentamento na velhice. Você terá satisfação em falar e transmitir a quem quiser o motivo da tua alegria e a razão da tua felicidade.

Harry Érick

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Seca-se a erva, e caem as flores"

"Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva.  Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente". Isaías 40:6-8 A tragédia de Mariana foi um desastre que destruiu uma cidade inteira e comprometeu outras cidades também. Pensando sobre o que significa segurança e garantia, lembrei daquelas pessoas que deram um duro danado para ter algo na vida. Ter uma profissão, conquistar um "ganha-pão", realizar o sonho da casa própria, adquirir um carro, etc. De repente, em alguns segundos, o que demorou décadas e custou uma vida para se adquirido e construído, fica totalmente destruído e perdido. Dinheiro algum poderá trazer de volta as pessoas mortas na tragédia, a história do povo, e nem restaurar os rios, as matas, os peixes, os recursos naturais que foram perdidos. Em Gov

Uma Luz na escuridão

"O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou”. Mt 4:16 . Perguntei aos que estavam presente: Este lugar já está iluminado, se eu trouxer mais uma luz aqui vai fazer diferença? Sim, responderam, vai ficar mais claro. Certo, agora olhe lá para fora, nos lugares escuros da rua, onde esta luz fará mais diferença, aqui ou lá? Nos lugares escuros, responderam. Tanto lugar para ser luz e nós escolhemos brilhar justo onde a luz já está brilhando. Este foi o início da minha fala num dos cultos no lar.  Jesus veio ao mundo e foi nele uma luz brilhando nas trevas. Cristo deixou toda a sua glória e veio para este mundo. Se pararmos para pensar, a luz de Cristo não fazia diferença no lugar de onde ele veio porque o lugar de onde ele veio, ser luz é algo normal. Cristo veio ao mundo, habitou em nossos corações e passamos a ser “luz vivente”. Quando penso que faço parte

Mesmo sem entender

"Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça"  João 13:6-9 Em nossa vivência e caminhada cristã, é comum às vezes não ter respostas para as várias situações e questões da vida. No percurso, quantas perguntas ficam sem respostas, quantas situações sem explicações, quantos porquês e para quê.  A falta de respostas não muda quem Deus é, não altera seus planos e não diminui suas promessas, ao contrário, nos desafia a crer e obedecer mesmo sem nada entender. E neste sentido, Jesus está propondo a Pedro que ele creia e obedeça mesmo sem nada entender agora, porém mais tarde. Algumas respostas vêm de imediato, outras somente com o passar do tempo,