Pular para o conteúdo principal

Amor e Graça





Mas o Senhor lhe disse: "Você tem pena dessa planta, embora não a tenha podado nem a tenha feito crescer. Ela nasceu numa noite e numa noite morreu. Contudo, Nínive tem mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem nem distinguir a mão direita da esquerda, além de muitos rebanhos. Não deveria eu ter pena dessa grande cidade?" Jonas 4:10-11 (NVI)




Quem nunca condenou esta pessoa chamada Jonas por ter tido a coragem de seguir seu coração e fazer o que lhe parecia ser o melhor a ser feito? Pessoa que é pessoa, ser humano que é ser humano tem dessas coisas. Tanto de julgar e condenar, quanto de errar e se arrepender. Foi muita coragem, o que para alguns seria covardia, ter fugido para Társis quando deveria ir para Nínive. Coragem porque de alguma forma, Jonas desafiou Deus. A decisão de Jonas não foi uma mera fuga, mas a consequência de uma revolta instaurada em seu coração. E não deve ter sido por acaso que o Senhor chamou justamente Jonas para esta missão. E não é por acaso que muitas vezes somos chamados a fazer algo que não queremos ou não concordamos com Deus. Deus nos amou, nos escolheu e quer nos enviar. Porém antes, saiba que...

Porque Deus nos ama, ele não desiste de nós


E com Jonas e Nínive não foi diferente. Por amor a Nínive, e por amor a Jonas, Deus não desistiu dele. E foi mais que provado que Deus não precisava de Jonas para fazer a obra que ele queria fazer em Nínive. Os marinheiros se converteram (Jonas 1:16) sem que ninguém pregasse para eles. Deus estava mesmo interessado em Jonas, em mudar o seu coração e transformar a sua vida.




Não adianta fugir. Não há como fugir de Deus.  Não adianta se esconder. E mesmo quando somos abandonados, largados, ficamos órfãos, ou viúvos... Longe ou perto, Deus não abandona seus escolhidos. Salmos 139:7-10 retrata muito bem isso. Também Isaías 49:14,15, quando diz que ainda que uma mãe se esqueça do filho, o Senhor não se esquecerá. Deus não desistiu de Jonas, e também não desistiu de Nínive, e não desistirá de ti. Ainda que você tome caminhos contrários, o Senhor estará sempre por perto, lhe mostrando o caminho e direcionando sua vida. 

Porque Deus nos ama, ele nos trata





Há momentos em que precisamos ser tratados, precisamos ser confrontados. E nada melhor que uma situação para arrancar do nosso coração o que sufoca e nos impede de crescer e prosseguir. É interessante notar que o foco do Senhor está no arrependimento e salvação. Jonas porém, só conseguia ver a maldade e a crueldade desse povo. O Senhor queria salvar, Jonas porém, queria condenar. Duas situações difíceis que precisavam ser confrontadas e tratadas. 


Confrontados em quê? Ora, quem julga e decide é Deus! Quem está no controle é Deus! Quem é o dono do mundo é Deus! Quem faz ou deixa de fazer, é Deus! Quem decide se vai salvar ou não é Deus! O que será que Jonas precisava ser confrontado? O que será que precisamos constantemente ser confrontados, lembrados e tratados?

Porque Deus nos ama, ele nos perdoa




O foco de Deus nunca foi a destruição do ser humano, mas a restauração e salvação. Entendemos errado isso porque quando somos confrontados em alguma questão, seja por situações ou teorias, achamos que Deus não nos ama. E quando insistimos em fazer o que queremos para a nossa alegria e satisfação momentânea, não conseguimos medir os danos causados ao longo do tempo, pois o que nos interessa na maioria da vezes é somente a satisfação momentânea e presente.


Você faz o que quer até onde Deus lhe permite fazer. E nisto, fica claro que o maior dos sofrimentos que um ser humano pode experimentar em sua vida é quando luta contra Deus. E vemos nossas construções desabando aos poucos. Mas ao mesmo tempo que desabamos e nos arrependemos, Deus nos reconstrói novamente, firmes, fortalecidos e motivados. E o maior milagre que pode acontecer na vida de uma pessoa é a Graça de ser perdoado e poder ser livre para fazer tudo diferente. Assim foi com Nínive, com Jonas, conosco e será com outros.

No entanto, saiba que, assim como Jonas, também corremos o risco de compreender e aceitar tudo isso sobre a nossa vida e não conseguir aceitar essa Graça e amor na vida de outros. Simplesmente por cair no erro de pensar que porque os outros erraram muito mais que nós não são merecedores deste favor. Contudo, se fôssemos merecedores de alguma coisa, não seria Graça, seria mérito.

"...onde o pecado abundou, superabundou a graça" Romanos 5:20
Harry Érick

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Seca-se a erva, e caem as flores"

"Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva.  Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente". Isaías 40:6-8 A tragédia de Mariana foi um desastre que destruiu uma cidade inteira e comprometeu outras cidades também. Pensando sobre o que significa segurança e garantia, lembrei daquelas pessoas que deram um duro danado para ter algo na vida. Ter uma profissão, conquistar um "ganha-pão", realizar o sonho da casa própria, adquirir um carro, etc. De repente, em alguns segundos, o que demorou décadas e custou uma vida para se adquirido e construído, fica totalmente destruído e perdido. Dinheiro algum poderá trazer de volta as pessoas mortas na tragédia, a história do povo, e nem restaurar os rios, as matas, os peixes, os recursos naturais que foram perdidos. Em Gov

Uma Luz na escuridão

"O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou”. Mt 4:16 . Perguntei aos que estavam presente: Este lugar já está iluminado, se eu trouxer mais uma luz aqui vai fazer diferença? Sim, responderam, vai ficar mais claro. Certo, agora olhe lá para fora, nos lugares escuros da rua, onde esta luz fará mais diferença, aqui ou lá? Nos lugares escuros, responderam. Tanto lugar para ser luz e nós escolhemos brilhar justo onde a luz já está brilhando. Este foi o início da minha fala num dos cultos no lar.  Jesus veio ao mundo e foi nele uma luz brilhando nas trevas. Cristo deixou toda a sua glória e veio para este mundo. Se pararmos para pensar, a luz de Cristo não fazia diferença no lugar de onde ele veio porque o lugar de onde ele veio, ser luz é algo normal. Cristo veio ao mundo, habitou em nossos corações e passamos a ser “luz vivente”. Quando penso que faço parte

Mesmo sem entender

"Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça"  João 13:6-9 Em nossa vivência e caminhada cristã, é comum às vezes não ter respostas para as várias situações e questões da vida. No percurso, quantas perguntas ficam sem respostas, quantas situações sem explicações, quantos porquês e para quê.  A falta de respostas não muda quem Deus é, não altera seus planos e não diminui suas promessas, ao contrário, nos desafia a crer e obedecer mesmo sem nada entender. E neste sentido, Jesus está propondo a Pedro que ele creia e obedeça mesmo sem nada entender agora, porém mais tarde. Algumas respostas vêm de imediato, outras somente com o passar do tempo,