Pular para o conteúdo principal

Fé em Deus e pé na estrada!

Costumo dizer que é no caminho que as coisas acontecem. Por isso, caminhar é preciso. Para quem já sabe o que quer e onde quer chegar, o caminhar se torna menos pesado e enfadonho. Os meios, a forma, e o ritmo da caminhada, para quem crê, são dadas por Deus enquanto caminhamos. Nisto, fazemos planos, porque nos é permitido fazer e é bom planejar, contudo, é Deus quem nos trará a resposta certa.

 


Ao meditar no livro do profeta Jonas, percebi que quando Deus nos chama para fazer algo, duas coisas acontece. A primeira diz respeito a um tratar de Deus em nossa vida. A outra é que este chamado também nos leva a fazer algo bom em favor de outras pessoas.







Pensando nesse tratar de Deus em nossa vida, há momentos em que precisamos passar um tempo no ventre da Baleia. Este lugar é um lugar a sós, onde estaremos ouvindo a voz de Deus e fazendo uma avaliação da nossa vida. Deus quer saber de fato quais as verdadeiras intenções que nos motivam a fazer ou deixar de fazer isso ou àquilo. Aos poucos a nossa máscara vai caindo e nosso coração vai sendo exposto e tratado.





Martin Luther King, um pastor Batista, escreveu: "Suba o primeiro degrau com fé. Não é preciso você ver toda a escada. Apenas dê o primeiro passo". Fé é o que deve nos impulsionar a dar um passo em direção aos planos e sonhos do Senhor. E quando se trata de colocar o pé na estrada, a fé não deve esperar por algo natural ou sobrenatural acontecer para que possamos seguir. Simplesmente acreditamos e seguimos rumo aos nosso alvos e metas. 





"Você só vai saber se algo vai dar certo ou não se estiver disposto a ir, pagar o preço". Disse isso ao meu irmão enquanto ele lavava seu carro. Então ele me respondeu: "Mas não é fácil Harry!". Eu respondi: "Eu sei, por isso mesmo que precisamos ter fé!". Muitas pessoas esperam algo acontecer ou Deus fazer algo sobrenatural para então dar algum passo. Entendo que isso faz parte do processo natural pelo qual estamos acostumados. Contudo, tenho comigo que fé é algo onde esperamos que algo aconteça no decorrer da caminhada, ou seja, a iniciativa deve ser nossa.




Deus nos mostra no livro do profeta Jonas que o intolerável, inaceitável, difícil, intransponível e impossível ao olhos humanos, é possível para Deus. Deus perdoou o pecado de uma cidade inteira e livrou-a da morte por meio da pregação de Jonas e do arrependimento. A tempestade, o vento, o animal marinho que engoliu Jonas é apenas um meio para um fim maior. E se por acaso nos encontramos um pouco empoeirado, enferrujado, fora de forma, não se preocupe, quando Deus tem um plano e uma pessoa que se encaixa em seu propósito, ele mesmo dá jeito de sacudir a  sua poeira.



Antes de sairmos por aí sem paradeiro e direção, que tal ouvir a voz de Deus e saber qual é o chamado que ele tem pra sua vida?
Harry Érick

Postagens mais visitadas deste blog

"Seca-se a erva, e caem as flores"

"Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva.  Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente". Isaías 40:6-8 A tragédia de Mariana foi um desastre que destruiu uma cidade inteira e comprometeu outras cidades também. Pensando sobre o que significa segurança e garantia, lembrei daquelas pessoas que deram um duro danado para ter algo na vida. Ter uma profissão, conquistar um "ganha-pão", realizar o sonho da casa própria, adquirir um carro, etc. De repente, em alguns segundos, o que demorou décadas e custou uma vida para se adquirido e construído, fica totalmente destruído e perdido. Dinheiro algum poderá trazer de volta as pessoas mortas na tragédia, a história do povo, e nem restaurar os rios, as matas, os peixes, os recursos naturais que foram perdidos. Em Gov

Uma Luz na escuridão

"O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou”. Mt 4:16 . Perguntei aos que estavam presente: Este lugar já está iluminado, se eu trouxer mais uma luz aqui vai fazer diferença? Sim, responderam, vai ficar mais claro. Certo, agora olhe lá para fora, nos lugares escuros da rua, onde esta luz fará mais diferença, aqui ou lá? Nos lugares escuros, responderam. Tanto lugar para ser luz e nós escolhemos brilhar justo onde a luz já está brilhando. Este foi o início da minha fala num dos cultos no lar.  Jesus veio ao mundo e foi nele uma luz brilhando nas trevas. Cristo deixou toda a sua glória e veio para este mundo. Se pararmos para pensar, a luz de Cristo não fazia diferença no lugar de onde ele veio porque o lugar de onde ele veio, ser luz é algo normal. Cristo veio ao mundo, habitou em nossos corações e passamos a ser “luz vivente”. Quando penso que faço parte

Mesmo sem entender

"Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça"  João 13:6-9 Em nossa vivência e caminhada cristã, é comum às vezes não ter respostas para as várias situações e questões da vida. No percurso, quantas perguntas ficam sem respostas, quantas situações sem explicações, quantos porquês e para quê.  A falta de respostas não muda quem Deus é, não altera seus planos e não diminui suas promessas, ao contrário, nos desafia a crer e obedecer mesmo sem nada entender. E neste sentido, Jesus está propondo a Pedro que ele creia e obedeça mesmo sem nada entender agora, porém mais tarde. Algumas respostas vêm de imediato, outras somente com o passar do tempo,