Pular para o conteúdo principal

Em busca da felicidade

“E Noemi tomou o filho, e o pôs no seu colo, e foi sua ama” Rute 4:16



Por esses dias me veio à lembrança coisas que busquei no passado cuja finalidade era uma satisfação, felicidade ou realização. Logo comecei a lembrar das escolhas que fiz, das dificuldades que passei, das privações, das pessoas que deixei. Coisas que não deram em nada, umas que só resultaram em problemas e outras que me trouxeram alguma alegria. Na maioria do tempo, senti como se estivesse correndo atrás do vento.



A vida tem dessas coisas, e é caminhando com Cristo que construímos nossa história e adquirimos sabedoria. Em outra época, por causa do meu orgulho religioso, teria mais dificuldades em admitir erros e assumir culpas. Por isso, gostaria muito de poder dizer que nunca julguei alguém pelas más escolhas que fiz ou, mesmo sendo cristão, queria poder dizer que nunca murmurei ou culpei Deus por isso ou aquilo. Infelizmente, ou felizmente falando, isso tudo aconteceu e me arrependo por isso. Mas louvo a Deus por ele nunca desistir de mim e por trazer Graça à minha miséria.


Tudo isso passava por minha cabeça enquanto folheava a Bíblia e pensava em algo que pudesse de alguma forma preencher o meu vazio. Foi aí que parei no livro de Rute e passei a observar a vida de Noemi. Que vida amarga!! Comecei então a me perguntar o que seria para Noemi a sua alegria e felicidade e de que maneira isso seria possível.

Noemi havia perdido seu esposo e seus dois filhos. Estava em idade avançada e já era tarde demais para ter mais filhos. Não havia nada que Noemi pudesse fazer para segurar suas noras. Insistiu com elas que voltassem para seus lares e se casassem novamente. Uma voltou, porém Rute insistiu em acompanhá-la mesmo nessa circunstância tão difícil e trágica. Não consigo olhar para esta atitude de Rute a não ser a partir de uma intervenção divina. Deus enviando pessoas para um fim e propósito específico em um momento de extrema necessidade. E quem tem um amigo verdadeiro certamente é uma pessoa muito abençoada por Deus. Pois são pessoas que estão ao nosso lado principalmente em momentos os quais não prestarmos para mais nada.

Mas o que completaria a felicidade de Noemi? O que seria para ela sua maior alegria? Noemi não queria riqueza ou bens materiais. Não era disso que se tratava sua amargura e sua tristeza. Não! Se prestarmos a atenção, Noemi estava sozinha e não podia mais ter filhos. E a única coisa que ela poderia fazer era desabafar. Colocar para fora toda sua amargura e tristeza. Para Noemi, Deus é o culpado por ela não mais ter uma família. Deus é culpado por ela estar abandonada e desamparada. Afinal de contas, o que é para a sociedade daquela época uma mulher de idade avançada, sem marido, sem filhos e não poder mais gerar outros filhos? Ana, por exemplo, poderia ter tudo do bom e do melhor de seu marido Elcana, mas nada consolava a dor por não poder gerar um filho.



Deus não se esqueceu de Jó, de Ana, e muito menos de Noemi. Quando parecia não haver mais esperança, Deus levanta Boaz, um parente próximo de Noemi que se apaixona por Rute. Eles têm um filho, e “Mara” – que quer dizer, “Amargurada”, passa novamente a ser “Noemi” – que quer dizer, “Agradável”.

Do ponto de vista de Noemi, ela não queria terminar a vida sozinha, abandonada e sem descendente. No decorrer da história, entendemos que a felicidade e a alegria do ser humano é ser povo de Deus, é ter amigos verdadeiros, é constituir família, ser família, ter filhos. É ser amado, é ter alguém ao nosso lado principalmente nos momentos em que não prestamos para mais nada. É chegar ao final da vida rodeado de pessoas, amigos, família, filhos. Valorize sua família. Dê mais atenção a seus filhos, eles são a sua herança e a sua prosperidade.
Harry Érick

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Seca-se a erva, e caem as flores"

"Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva.  Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente". Isaías 40:6-8 A tragédia de Mariana foi um desastre que destruiu uma cidade inteira e comprometeu outras cidades também. Pensando sobre o que significa segurança e garantia, lembrei daquelas pessoas que deram um duro danado para ter algo na vida. Ter uma profissão, conquistar um "ganha-pão", realizar o sonho da casa própria, adquirir um carro, etc. De repente, em alguns segundos, o que demorou décadas e custou uma vida para se adquirido e construído, fica totalmente destruído e perdido. Dinheiro algum poderá trazer de volta as pessoas mortas na tragédia, a história do povo, e nem restaurar os rios, as matas, os peixes, os recursos naturais que foram perdidos. Em Gov

Uma Luz na escuridão

"O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou”. Mt 4:16 . Perguntei aos que estavam presente: Este lugar já está iluminado, se eu trouxer mais uma luz aqui vai fazer diferença? Sim, responderam, vai ficar mais claro. Certo, agora olhe lá para fora, nos lugares escuros da rua, onde esta luz fará mais diferença, aqui ou lá? Nos lugares escuros, responderam. Tanto lugar para ser luz e nós escolhemos brilhar justo onde a luz já está brilhando. Este foi o início da minha fala num dos cultos no lar.  Jesus veio ao mundo e foi nele uma luz brilhando nas trevas. Cristo deixou toda a sua glória e veio para este mundo. Se pararmos para pensar, a luz de Cristo não fazia diferença no lugar de onde ele veio porque o lugar de onde ele veio, ser luz é algo normal. Cristo veio ao mundo, habitou em nossos corações e passamos a ser “luz vivente”. Quando penso que faço parte

Mesmo sem entender

"Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça"  João 13:6-9 Em nossa vivência e caminhada cristã, é comum às vezes não ter respostas para as várias situações e questões da vida. No percurso, quantas perguntas ficam sem respostas, quantas situações sem explicações, quantos porquês e para quê.  A falta de respostas não muda quem Deus é, não altera seus planos e não diminui suas promessas, ao contrário, nos desafia a crer e obedecer mesmo sem nada entender. E neste sentido, Jesus está propondo a Pedro que ele creia e obedeça mesmo sem nada entender agora, porém mais tarde. Algumas respostas vêm de imediato, outras somente com o passar do tempo,