Pular para o conteúdo principal

Obra do Senhor, tratamento de Deus


"Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel" 2 Reis 5:15

Sei que, seja o que for o que estamos passamos, sempre queremos pelo menos saber o motivo e o propósito disso ou daquilo. Esta semana fiquei pensando sobre situações e circunstâncias da vida a partir de um propósito de Deus. Isto me levou a uma reflexão a partir da lepra de Naamã e acompanhar os desdobramentos desse fato na vida de Naamã.




Naamã era oficial do rei, homem de guerra, importante e bastante estimado. Por intermédio de Naamã o Senhor deu livramento aos sírios. Mesmo com toda esta pompa, o texto faz questão de destacar que Naamã era leproso. Por mais difícil que fosse, ao percorrer a narração e o desdobramento desta doença, o final é a glória de Deus. Existia um propósito de Deus por meio desta situação. 





A lepra de Naamã foi o motivo que o levou a procurar a Deus. Nisto, podemos destacar a participação quase despercebida porém muito importante de uma serva israelita, que despertou o interesse de Naamã em buscar pela cura de sua doença. Em um primeiro momento, percebo então que se não fosse pela doença de Naamã ele não se interessaria em procurar o Senhor na figura do profeta Elizeu. Isto me leva a pensar que um dos propósitos do Senhor em nossa vida por meio de sofrimento, decepções, angústias, entre outras, é a nossa aproximação dele. Às vezes estamos tão afastados dos seus caminhos e propósitos que aproveita tais fatos, e alguns até permissíveis, para nos trazer para perto de si.




Tanto a lepra de Naamã, como também a maneira de cura proposta por Elizeu, foi a oportunidade do Senhor evidenciar e tratar o orgulho de Naamã. Naamã simplesmente ignorou o profeta como também a cura. Naamã pensava que, para um homem do seu porte existia rio melhores que o rio Jordão. Porém muda de idéia ao ouvir o conselho de um de seus servos. Outro propósito do Senhor por meio da lepra de Naamã é o fato do Senhor tratar o seu caráter por meio de uma tarefa simples para qlguém humilde, porém bastante difícil para um homem como Naamã.



Por fim, por meio da lepra de Naamã, o Senhor é glorificado e honrado. Este certamente é o propósito final de nossas vidas: Glorificar o Senhor. Esta é a finalidade do nosso viver neste mundo. Vivemos para a glória do Senhor. Naamã precisou se aproximar do Senhor, ser tratado do seu orgulho, curado da sua doença para então poder glorificar ao Senhor. Como diz a carta de Primeira Pedro 5:6: "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte"


Nos momentos difíceis da vida, acheguemos-nos ao Senhor com fé e humildade, clamemos com todas as nossas forças e, em todo o momento, que possamos ter fé para glorificar o seu nome.
Harry Érick

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Seca-se a erva, e caem as flores"

"Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva.  Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente". Isaías 40:6-8 A tragédia de Mariana foi um desastre que destruiu uma cidade inteira e comprometeu outras cidades também. Pensando sobre o que significa segurança e garantia, lembrei daquelas pessoas que deram um duro danado para ter algo na vida. Ter uma profissão, conquistar um "ganha-pão", realizar o sonho da casa própria, adquirir um carro, etc. De repente, em alguns segundos, o que demorou décadas e custou uma vida para se adquirido e construído, fica totalmente destruído e perdido. Dinheiro algum poderá trazer de volta as pessoas mortas na tragédia, a história do povo, e nem restaurar os rios, as matas, os peixes, os recursos naturais que foram perdidos. Em Gov

Uma Luz na escuridão

"O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou”. Mt 4:16 . Perguntei aos que estavam presente: Este lugar já está iluminado, se eu trouxer mais uma luz aqui vai fazer diferença? Sim, responderam, vai ficar mais claro. Certo, agora olhe lá para fora, nos lugares escuros da rua, onde esta luz fará mais diferença, aqui ou lá? Nos lugares escuros, responderam. Tanto lugar para ser luz e nós escolhemos brilhar justo onde a luz já está brilhando. Este foi o início da minha fala num dos cultos no lar.  Jesus veio ao mundo e foi nele uma luz brilhando nas trevas. Cristo deixou toda a sua glória e veio para este mundo. Se pararmos para pensar, a luz de Cristo não fazia diferença no lugar de onde ele veio porque o lugar de onde ele veio, ser luz é algo normal. Cristo veio ao mundo, habitou em nossos corações e passamos a ser “luz vivente”. Quando penso que faço parte

Mesmo sem entender

"Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça"  João 13:6-9 Em nossa vivência e caminhada cristã, é comum às vezes não ter respostas para as várias situações e questões da vida. No percurso, quantas perguntas ficam sem respostas, quantas situações sem explicações, quantos porquês e para quê.  A falta de respostas não muda quem Deus é, não altera seus planos e não diminui suas promessas, ao contrário, nos desafia a crer e obedecer mesmo sem nada entender. E neste sentido, Jesus está propondo a Pedro que ele creia e obedeça mesmo sem nada entender agora, porém mais tarde. Algumas respostas vêm de imediato, outras somente com o passar do tempo,