Obra do Senhor, tratamento de Deus


"Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel" 2 Reis 5:15

Sei que, seja o que for o que estamos passamos, sempre queremos pelo menos saber o motivo e o propósito disso ou daquilo. Esta semana fiquei pensando sobre situações e circunstâncias da vida a partir de um propósito de Deus. Isto me levou a uma reflexão a partir da lepra de Naamã e acompanhar os desdobramentos desse fato na vida de Naamã.




Naamã era oficial do rei, homem de guerra, importante e bastante estimado. Por intermédio de Naamã o Senhor deu livramento aos sírios. Mesmo com toda esta pompa, o texto faz questão de destacar que Naamã era leproso. Por mais difícil que fosse, ao percorrer a narração e o desdobramento desta doença, o final é a glória de Deus. Existia um propósito de Deus por meio desta situação. 





A lepra de Naamã foi o motivo que o levou a procurar a Deus. Nisto, podemos destacar a participação quase despercebida porém muito importante de uma serva israelita, que despertou o interesse de Naamã em buscar pela cura de sua doença. Em um primeiro momento, percebo então que se não fosse pela doença de Naamã ele não se interessaria em procurar o Senhor na figura do profeta Elizeu. Isto me leva a pensar que um dos propósitos do Senhor em nossa vida por meio de sofrimento, decepções, angústias, entre outras, é a nossa aproximação dele. Às vezes estamos tão afastados dos seus caminhos e propósitos que aproveita tais fatos, e alguns até permissíveis, para nos trazer para perto de si.




Tanto a lepra de Naamã, como também a maneira de cura proposta por Elizeu, foi a oportunidade do Senhor evidenciar e tratar o orgulho de Naamã. Naamã simplesmente ignorou o profeta como também a cura. Naamã pensava que, para um homem do seu porte existia rio melhores que o rio Jordão. Porém muda de idéia ao ouvir o conselho de um de seus servos. Outro propósito do Senhor por meio da lepra de Naamã é o fato do Senhor tratar o seu caráter por meio de uma tarefa simples para qlguém humilde, porém bastante difícil para um homem como Naamã.



Por fim, por meio da lepra de Naamã, o Senhor é glorificado e honrado. Este certamente é o propósito final de nossas vidas: Glorificar o Senhor. Esta é a finalidade do nosso viver neste mundo. Vivemos para a glória do Senhor. Naamã precisou se aproximar do Senhor, ser tratado do seu orgulho, curado da sua doença para então poder glorificar ao Senhor. Como diz a carta de Primeira Pedro 5:6: "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte"


Nos momentos difíceis da vida, acheguemos-nos ao Senhor com fé e humildade, clamemos com todas as nossas forças e, em todo o momento, que possamos ter fé para glorificar o seu nome.
Harry Érick

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Luz na escuridão

"O SENHOR pelejará por vós"

Identidade Cristã