Pular para o conteúdo principal

Em cima do muro

"Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho". Filipenses 1:27



Interessante notar que Paulo está exortando aos filipenses que tenham um comportamento cristão digno do Evangelho de Cristo, quer na sua ausência, quer na sua presença. Isso me leva a pensar que não existe um “botão de liga e desliga" acerca da fé cristã. Não existe meio Cristão. Ou somos cristãos ou não somos. E não há duas vidas, uma cristã e outra secular. Ou vivemos integralmente para glória de Deus ou para a glória do mundo. Ou seja, Paulo exclui qualquer possibilidade de duplicidade de vida.



Não é pelo fato de estarmos na igreja, perto de alguma pessoa cristã ou autoridade eclesiástica que devemos nos portar de maneira digna do Evangelho. Paulo exorta e instrui aos da comunidade de Filipos à serem quem são independente da sua presença. O desejo de Paulo talvez seja que o Evangelho de Cristo esteja tão dentro das pessoas a ponto delas serem naturalmente cristãos, sem qualquer pressão ou manipulação.



Muitas pessoas vivem uma duplicidade de vida, ou seja, para alguns momentos é conveniente se portar como um cristão, para outros como uma pessoa não-cristã - pessoas que deixam de lado os princípios cristão para viver à sua própria maneira. Vivendo desta forma, não só prejudicam a si mesmas, como também a tantos outros, pois já não há nelas uma identidade bem definida. A vida que levam é uma farsa, uma mentira. Seus frutos não são dos melhores. E em relação ao cristianismo, estão em cima do muro, ou de fato nunca tiveram um encontro com Cristo, ou seja, não devem ser considerados cristãos.


Num segundo momento, no versículo 28 onde diz: "sem de forma alguma deixar-se intimidar por aqueles que se opõem a vocês." Filipenses 1:28. Para àqueles que estão perseverante em Cristo Paulo traz conforto e encorajamento. Em todo momento estamos sob pressão contrária à vontade de Deus. Pressão dos colegas de trabalho e do trabalho, do trânsito e suas implicações, da família, dos amigos. Em todo momento somos pressionados a dar alguma resposta às demandas da vida e às pessoas. E isto é normal e faz parte do nosso contexto. E justamente diante deste contexto e pressão é que Paulo nos exorta a não nos intimidarmos, ou seja, a não voltar atrás em nosso proceder cristão. Perseverança e firmeza na fé é que se destacam em meio à estas tribulações. É também o que caracteriza um verdadeiro cristão.


Paulo nos adverte para que vivamos de maneira digna do Evangelho em todos o momentos da vida, seja na igreja ou fora dela, perto de cristão ou autoridades eclesiásticas ou qualquer outra pessoa. E isto não se refere à uma vida sem pecado ou erros. Embora seja impossível manter uma vida cem por cento impecável, o que está em jogo é se de fato tivemos um verdadeiro encontro com Cristo e se ele é de fato o nosso modelo, digno de imitação por onde nos orientamos para descobrir o quão distante ou perto estamos de Deus. E tendo esta certeza, é preciso fé e ousadia no Espírito Santo para vivê-la de maneira integral.

Perseverança e firmeza na fé para suportar as pressões que nos cerca de várias formas. Viver o Evangelho de maneira digna de Cristo é encarar o fato de que teremos vantagens e desvantagens. Quando porém focamos as vantagens deste mundo e os bens desta Terra, certamente estaremos perdendo a razão da nossa existência e o motivo do nosso viver, que é Cristo. 

“Quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus” ICo 10:31 

Harry Érick

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Seca-se a erva, e caem as flores"

"Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva.  Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente". Isaías 40:6-8 A tragédia de Mariana foi um desastre que destruiu uma cidade inteira e comprometeu outras cidades também. Pensando sobre o que significa segurança e garantia, lembrei daquelas pessoas que deram um duro danado para ter algo na vida. Ter uma profissão, conquistar um "ganha-pão", realizar o sonho da casa própria, adquirir um carro, etc. De repente, em alguns segundos, o que demorou décadas e custou uma vida para se adquirido e construído, fica totalmente destruído e perdido. Dinheiro algum poderá trazer de volta as pessoas mortas na tragédia, a história do povo, e nem restaurar os rios, as matas, os peixes, os recursos naturais que foram perdidos. Em Gov

Uma Luz na escuridão

"O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou”. Mt 4:16 . Perguntei aos que estavam presente: Este lugar já está iluminado, se eu trouxer mais uma luz aqui vai fazer diferença? Sim, responderam, vai ficar mais claro. Certo, agora olhe lá para fora, nos lugares escuros da rua, onde esta luz fará mais diferença, aqui ou lá? Nos lugares escuros, responderam. Tanto lugar para ser luz e nós escolhemos brilhar justo onde a luz já está brilhando. Este foi o início da minha fala num dos cultos no lar.  Jesus veio ao mundo e foi nele uma luz brilhando nas trevas. Cristo deixou toda a sua glória e veio para este mundo. Se pararmos para pensar, a luz de Cristo não fazia diferença no lugar de onde ele veio porque o lugar de onde ele veio, ser luz é algo normal. Cristo veio ao mundo, habitou em nossos corações e passamos a ser “luz vivente”. Quando penso que faço parte

Mesmo sem entender

"Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça"  João 13:6-9 Em nossa vivência e caminhada cristã, é comum às vezes não ter respostas para as várias situações e questões da vida. No percurso, quantas perguntas ficam sem respostas, quantas situações sem explicações, quantos porquês e para quê.  A falta de respostas não muda quem Deus é, não altera seus planos e não diminui suas promessas, ao contrário, nos desafia a crer e obedecer mesmo sem nada entender. E neste sentido, Jesus está propondo a Pedro que ele creia e obedeça mesmo sem nada entender agora, porém mais tarde. Algumas respostas vêm de imediato, outras somente com o passar do tempo,