"Necessário vos é nascer de novo"


"Jesus respondeu, e disse-lhe: Você é mestre de Israel e não entende estas coisas?" João 3:10



No que se refere a Nicodemos, algumas palavras são importantes para nossa compreensão sobre este personagem e a mensagem que Cristo está querendo transmitir a ele. A saber: “Mestre em Israel”,“Um dos principais dos judeus”, “Foi ter de noite com Jesus”, “Não compreendes estas coisas”. 


Alguém importante em Israel foi à procura de Jesus à noite porque havia ficado impressionado com o seu ensinamento e seus milagres. 

A admiração de Nicodemos pelo ensino de Cristo seguido dos milagres o despertou para uma outra realidade. A realidade do Reino de Deus. E isto foi tão forte que o levou a um encontro secreto. 

Como assim um encontro secreto? Isto mesmo, Nicodemos sustentava um cargo alto e Jesus não era uma pessoa bem vista aos olhos de seus companheiros também líderes em Israel. Nicodemos resolve então ir à noite ter com Jesus para não perder privilégios e não colocar sua vida e carreira em risco. Neste sentido, vemos que Jesus confronta duramente Nicodemos quanto ao seu alto nível de conhecimento, status e liderança neste mundo. Jesus o confronta em relação à sua falta de conhecimento das coisas de Deus, e não das coisas deste mundo. Cristo então gasta tempo tentando explicar a Nicodemos o conteúdo da sua mensagem sobre “necessário é nascer de novo”. 

Jesus parece estar disposto a deixar o grande mestre Nicodemos, um dos principais dos judeus, ciente de sua limitação e incapacidade de tal compreensão acerca das coisas de Deus. Ou seja, o cargo religioso de nível elevado na sociedade entre os judeus é apenas uma posição conquistada e adquirida e que tem algum valor somente para este mundo. De nada vale para o Reino de Deus. 

Para provocar uma discussão ou para despertar ainda mais sua curiosidade, Jesus diz a Nicodemos que era necessário ele nascer de novo. Nisso, Jesus deixa Nicodemos totalmente sem chão e responde à sua indagação com outra pergunta bastante provocativa: “Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez”? João 3:4 

Nisto, por algum momento Nicodemos se esquece de seu título e se comporta como uma criança, aprendendo algo novo para uma nova vida. Como se tudo o que já viveu foi apenas para este mundo, para si. 

Que vergonha, Nicodemos deve ter pensado: “Estudei tanto para chegar onde estou e descubro que não passo de uma criancinha no jardim de infância. Pois em se tratando das leis, conhecimento e ciência deste mundo, sou Mestre e o principal dos judeus. Mas em se tratando do Reino de Deus, não passo de uma criança”. 

É bem claro e evidente que o fato de ser um mestre em Israel e um dos principais dos judeus era algo importante a qual Nicodemos se apegava, se assim não fosse, não teria problema em ir de dia procurar por Cristo. Ao invés disso, foi à noite, para que ninguém o visse. 

Ao que parece, ao longo de sua vida, Nicodemos dá pistas de que havia compreendido a mensagem de Cristo. E mesmo em sua postura de autoridade, teve coragem de defender Cristo diante de outros companheiros (João 7:50-53). Também foi um dos que ajudou a tirar o corpo de Cristo da cruz depois de sua morte e forneceu o óleo para preparar o corpo de Cristo (João 19:38-39) 

Quantos de nós não estamos perdidos sustentando cargos de alto nível sem se dar conta de que isso não nos trará nenhum benefício ou privilégio no céu. Quantos não estão tão apegados ao poder sem se dar conta de que precisa nascer novamente, de que o poder que exercem não seria possível se não tivesse permissão de Deus. E há muitos que por falta de temor e submissão a Deus, são usados e transformados pela sua obsessão, ganância e desejos egoístas. 

Desapegar das coisas deste mundo, e se apegar a Deus por meio da cruz de Cristo é morrer para o mundo e nascer de novo. Não somos donos de nada, apenas administradores daquilo que Deus nos dá para exercer com amor e temor. 

Harry Érick

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Luz na escuridão

"O SENHOR pelejará por vós"

Pessoas de Pessoas