Pular para o conteúdo principal

Discípulos de Cristo ou membros denominacionais?


“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós” Mt 23:15


Para facilitar a nossa compreensão e entendimento acerca do que Cristo quer dizer, permita-me substituir "fariseus e escribas" por religiosos, e "prosélito" por membro de uma denominação religiosa. O versículo então ficaria assim: 

“Ai de vós, religiosos, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um membro da sua denominação; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós”

Pensando nisso, acredito que seja mais fácil fazer um prosélito, ou seja, convencer e converter uma pessoa a se tornar membro de uma religião do que fazer alguém um discípulo de Cristo. É mais fácil eu guardar leis, cumprir regras e práticas religiosas do que converter-me a Cristo, abandonar o pecado, viver em santidade e dar testemunho de vida.

Cristo não disse: ide e faça prosélitos, membros de algum tipo de religião. Também não disse para ensinarmos sobre como se tornar um filiado, membro de carteirinha de algum clube. A ordem dada por Cristo é bem clara: “Ide e fazei discípulos” [de Cristo] Mt 28:19a. Ademais, Cristo disse também: “Ensinando a guardar todas as coisas que tenho [Cristo] ordenado” Mt 28:20a. 


Quem são esses religiosos [fariseus e escribas]?        Mt 23:1-39




Segundo o que encontramos na Bíblia e o que Cristo diz sobre eles, são pessoas que ostentam conhecimento intelectual, preferem sempre os primeiros lugares. Querem aparecer: oram em pé nas praças, jejuam, dão ofertas, dízimos e em tudo, fazem questão de serem notados. Seu padrão de vida e santidade é elevado demais para os outros e leve demais para si, pois atam fardos pesados para os outros que nem mesmo eles conseguem mover. O número de convertidos para a sua religião é característica de seu sucesso. São vazios, não tem testemunho, não tem vida. São dignos de ser ouvidos [até onde se sabe que está em conformidade bíblica], porém não são dignos de ser imitados em caráter, comportamento, obras e fé. Eles fecham as portas do Reino dos céus, pois, na qualidade de líderes religiosos e reconhecidos intérpretes das Escrituras, deveriam ter sido os primeiros a atender a Jesus, influenciando os outros a segui-los. À esse tipo de pessoas, Cristo diz que são filhos do inferno

Esses tais religiosos trabalham arduamente para converter pessoas e fazer delas um prosélito [membro de igreja, o famoso “crente de carteirinha”]. Para se expressar melhor, Cristo usa o termo figurativo "rodeiam a terra e o mar", para falar o quanto sua busca zelosa e persistente em ganhar pessoas para sua religião é importante. Entende-se por prosélito aqui como sendo o gentio [pecador] que fora persuadido a adotar o judaísmo [religião], incluindo todas as tradições ensinadas por esses religiosos [fariseus e escribas]. 


É impossível em algum momento não se encaixar em alguma dessas características, pois em todo momento sofremos pressão religiosa, econômica e financeira, desejos egoístas [no sentido de ostentação, orgulho e poder] ou passamos por algum tipo de cegueira espiritual. A pergunta, e não deixa de ser também um desafio, é: Estou cada vez mais parecido com Cristo, por ser discípulo de Cristo, ou com um religioso, membro de alguma denominação religiosa? O religioso irá culpar as pessoas, estruturas, entre outros, por sua má conduta e caráter. O crente fiel sonda seu coração, se arrepende e concerta seu caminho ao se converter a Cristo.
Harry Érick

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Seca-se a erva, e caem as flores"

"Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva.  Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente". Isaías 40:6-8 A tragédia de Mariana foi um desastre que destruiu uma cidade inteira e comprometeu outras cidades também. Pensando sobre o que significa segurança e garantia, lembrei daquelas pessoas que deram um duro danado para ter algo na vida. Ter uma profissão, conquistar um "ganha-pão", realizar o sonho da casa própria, adquirir um carro, etc. De repente, em alguns segundos, o que demorou décadas e custou uma vida para se adquirido e construído, fica totalmente destruído e perdido. Dinheiro algum poderá trazer de volta as pessoas mortas na tragédia, a história do povo, e nem restaurar os rios, as matas, os peixes, os recursos naturais que foram perdidos. Em Gov

Uma Luz na escuridão

"O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou”. Mt 4:16 . Perguntei aos que estavam presente: Este lugar já está iluminado, se eu trouxer mais uma luz aqui vai fazer diferença? Sim, responderam, vai ficar mais claro. Certo, agora olhe lá para fora, nos lugares escuros da rua, onde esta luz fará mais diferença, aqui ou lá? Nos lugares escuros, responderam. Tanto lugar para ser luz e nós escolhemos brilhar justo onde a luz já está brilhando. Este foi o início da minha fala num dos cultos no lar.  Jesus veio ao mundo e foi nele uma luz brilhando nas trevas. Cristo deixou toda a sua glória e veio para este mundo. Se pararmos para pensar, a luz de Cristo não fazia diferença no lugar de onde ele veio porque o lugar de onde ele veio, ser luz é algo normal. Cristo veio ao mundo, habitou em nossos corações e passamos a ser “luz vivente”. Quando penso que faço parte

Mesmo sem entender

"Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça"  João 13:6-9 Em nossa vivência e caminhada cristã, é comum às vezes não ter respostas para as várias situações e questões da vida. No percurso, quantas perguntas ficam sem respostas, quantas situações sem explicações, quantos porquês e para quê.  A falta de respostas não muda quem Deus é, não altera seus planos e não diminui suas promessas, ao contrário, nos desafia a crer e obedecer mesmo sem nada entender. E neste sentido, Jesus está propondo a Pedro que ele creia e obedeça mesmo sem nada entender agora, porém mais tarde. Algumas respostas vêm de imediato, outras somente com o passar do tempo,