Pular para o conteúdo principal

Alegra-te na tua mocidade


A juventude é a primavera da vida...

É vigor, força, vitalidade. é buscar prazer naquilo que se faz. É investir tempo e vida naquilo que traz satisfação, prazer e realizações. Força e vigor são características da juventude que nos dão condições para transpor obstáculos e realizar sonhos. Embora sejam características marcantes na juventude, por si não são capazes de resistir ao tempo. Ficamos velhos, e com a velhice, a força e o vigor aos poucos diminuem nosso poder de ação. Adquirimos muitas experiência e sabedoria, porém, já não temos mais a mesma força e vigor para realizar e fazer. 

Mesmo tão jovens, há momentos em que somos vencidos pelo cansaço. Ficamos cansados e exaustos facilmente por usarmos muito a força bruta em tarefas que exigem mais do nosso intelecto e sabedoria. A falta de experiência tem sido uma das desculpas para tanto esforço. Contudo, deixa de ser desculpas se considerarmos que há recursos disponíveis e pessoas capacitadas e experientes para contribuir e acrescentar ao nosso aprendizado.

É muita força e vigor para tão pouca Sabedoria 

Se por um lado a juventude é a primavera da vida, por outro ela também denuncia a falta de experiência e sabedoria. O encontro entre a juventude e a velhice seria uma parceria bastante interessante. Um encontro entre saberes e experiências munido de força e vigor para conquistas e realizações. Conhecimento é algo que está disponível a todos por diversos recursos: livros, mídia, internet, pessoas. 

Adquirimos inteligência à medida em que buscamos conhecimento. A troca de idéias e o relacionamento nos ajudam a amadurecer e conhecer os caminhos que já foram percorridos e a discernir entre erros, acertos e descobertas. Desperdiçamos tempo usando a força bruta quando deveríamos recorrer aos saberes, seja por experiência compartilhada por meio de relacionamentos e vivência; pelo conhecimento adquirido por meio de livros, mídias, cursos entre outros, ou pela fé, onde cremos que a sabedoria é Deus quem nos dá de acordo com a sua vontade. Considerando o que Provérbio 9:10 diz, temer a Deus é indício de sabedoria, e adquirir conhecimento é ter prudência. Logo, força e vigor usados com inteligência e sabedoria aumenta ainda mais a nossa satisfação e a alegria de viver muito em tão puco tempo. 

É tão pouco tempo para tanto desejo e vaidade

É é bem provável que grande parte da nossa juventude está sendo gasta em prazeres e vaidades. Fazemos parte de uma geração marcada pelo hedonismo, o prazer pelo prazer. Desperdiçamos tempo e vida com prazeres momentâneos e vaidades passageiras. Somos consumidos compulsivamente pelo desejo de ter, de ser, de aparecer. 

Assim como a juventude, a vaidade também não resiste ao tempo, nem tão pouco às demandas da sociedade e o desejo humano. Não há limites para o desejo humano. Já dizia Pitágoras: "O homem é mortal por seus temores e imortal por seus desejos". A juventude de hoje não conhece limites, não respeita sinais e não se preocupa com legados. É a primavera da vida, contudo se esquece que também é passageira. Na ilusão de perpetuar esta fase da vida, muitos incorrem no erro e adquirem a síndrome de Peter Pan. Logo, como em um círculo vicioso, a cada momento precisam de mais força, mais dinheiro, mais trabalho, mais vaidades, mais vigor. Seguem este caminho até que não podem mais sustentar seu vício e caem na real. É tão pouco tempo para tantos desejos e vaidades. Procedendo assim, chegará dias ou tempo em que dirão: "Não tenho prazer nenhum em viver".

É muita responsabilidade para administrar sozinho

Sei que não gostamos de prestar contas, contudo, é ainda a melhor maneira de se ter um viver moderado e responsável. Não é prestar conta do que você faz na vida, mas do que você tem feito com a vida que Deus te deu.


Mesmo que a juventude nos proporcione força e vigor, ainda assim nunca será suficiente para um ser que não se basta, que nunca está contente . No entanto, existe uma fonte de energia inesgotável da qual podemos nos alimentar. Algo que resiste ao tempo, que se renova a cada dia, que nos ajuda a vencer as adversidades da vida. A Palavra de Deus é o dínamos capaz de gerar força e promover moderação para transpor obstáculos e vencer a tentação de um viver irresponsável. A juventude tantas outras fases da vida são passageiras, porém a Palavra de Deus permanece para sempre. Com um pouco de humildade, fé e cooperação, é possível dividir os fardos e alcançar melhor qualidade de vida.

A alegra-te na tua mocidade: com sabedoria, responsabilidade temor e fé. 
Eclesiastes 11:9,10; 12:1

Harry Érick

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Seca-se a erva, e caem as flores"

"Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva.  Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente". Isaías 40:6-8 A tragédia de Mariana foi um desastre que destruiu uma cidade inteira e comprometeu outras cidades também. Pensando sobre o que significa segurança e garantia, lembrei daquelas pessoas que deram um duro danado para ter algo na vida. Ter uma profissão, conquistar um "ganha-pão", realizar o sonho da casa própria, adquirir um carro, etc. De repente, em alguns segundos, o que demorou décadas e custou uma vida para se adquirido e construído, fica totalmente destruído e perdido. Dinheiro algum poderá trazer de volta as pessoas mortas na tragédia, a história do povo, e nem restaurar os rios, as matas, os peixes, os recursos naturais que foram perdidos. Em Gov

Uma Luz na escuridão

"O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou”. Mt 4:16 . Perguntei aos que estavam presente: Este lugar já está iluminado, se eu trouxer mais uma luz aqui vai fazer diferença? Sim, responderam, vai ficar mais claro. Certo, agora olhe lá para fora, nos lugares escuros da rua, onde esta luz fará mais diferença, aqui ou lá? Nos lugares escuros, responderam. Tanto lugar para ser luz e nós escolhemos brilhar justo onde a luz já está brilhando. Este foi o início da minha fala num dos cultos no lar.  Jesus veio ao mundo e foi nele uma luz brilhando nas trevas. Cristo deixou toda a sua glória e veio para este mundo. Se pararmos para pensar, a luz de Cristo não fazia diferença no lugar de onde ele veio porque o lugar de onde ele veio, ser luz é algo normal. Cristo veio ao mundo, habitou em nossos corações e passamos a ser “luz vivente”. Quando penso que faço parte

Mesmo sem entender

"Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça"  João 13:6-9 Em nossa vivência e caminhada cristã, é comum às vezes não ter respostas para as várias situações e questões da vida. No percurso, quantas perguntas ficam sem respostas, quantas situações sem explicações, quantos porquês e para quê.  A falta de respostas não muda quem Deus é, não altera seus planos e não diminui suas promessas, ao contrário, nos desafia a crer e obedecer mesmo sem nada entender. E neste sentido, Jesus está propondo a Pedro que ele creia e obedeça mesmo sem nada entender agora, porém mais tarde. Algumas respostas vêm de imediato, outras somente com o passar do tempo,