Pular para o conteúdo principal

Confraria de mágicos

Entende-se confraria como congregação, irmandade. A magia poderia ser traduzida aqui como o efeito de deixar o povo atônito, vidrado, entretido. Algo parecido com o que o próprio Simão experimentou quando presenciou a operosidade do Espírito Santo de acordo com Atos 8:13.
Simão nos é apresentado como uma pessoa que iludia o povo praticando artes mágicas. Ao se deparar com Filipe e presenciar as obras que o Espírito Santo fazia por meio dele, Simão decide então se entregar ao cristianismo e acompahar Filipe de perto para aprender a "arte mágica" que Filipe supostamente praticava. Se Simão fosse plantar igreja, quais características esta igreja teria? Vejamos algumas características de uma igreja segundo a ordem de Simão, o mágico.
A magia como regra de fé e prática. (Atos 8:9a)
Para esta igreja, se não tiver alguma coisa extraordinária acontecendo, Deus não está presente. É um lugar onde magia se confunde com milagre, onde o mágico é confundido com Deus. Este tipo de ilusão ganha força hoje com líderes religiosos que fazem mal uso da psicologia e da psicanálise, por exemplo, para iludir e enganar o povo. Um dos propósitos de Simão, como a narração de Atos mostra, é principalmente iludir o povo, conquistar a confiança deles, obter algum prestígio por meio de truques e artes mágicas.
Egocentrismo: Busca por sucesso, fama e reconhecimento. (Atos 8: 9b)
Depois de conquistar a atenção e confiança do povo, Simão é aclamado e idolatrado como alguém importante. Muitas pessoas, "desde o menor até o maior" - Atos 8:10, iludidas por sua magia e truques, diziam: "Este homem é o poder de Deus, chamado o Grande Poder"Simão atraía a atenção das pessoas para si. Tornou-se um verdadeiro "guru" da féalguém capacitado, credenciado e habilitado para tal feito. E por causa disso tudo, a narrativa diz: "Aderiram a ele porque há muito tempo os iludira com artes mágicas".
Relativização do Evangelho e o sincretismo religioso (Atos 8:12,17)
A narrativa nos informa que Filipe pregava o Evangelho, batizava, e também por meio de Pedro e João, o Espírito Santo de Deus fazia proezas e maravilhas. Muitas pessoas começaram a aderir ao cristianismo, por isso, Simão e sua doutrina foram perdendo espaço, pois alguém começou a se destacar mais entre o povo. Vendo Simão que perdera prestígio, pediu para ser batizado e depois acompanhou Filipe, Pedro e João de perto com o propósito de aprender mais sobre o poder que operava por meio dos discípulos. Assim como Simão, muitas igrejas, pessoas e líderes estão acrescentando ao cristianismo práticas de religiões pagãs. Como também algumas seitas se apropriam do cristianismo para mascarar seus reais objetivos e divulgar sua doutrina. Assim, vemos hoje um cristianismo sincrético, uma mistura de ocultismo e práticas de antigas religiões pagãs. Não temos aqui então pessoas verdadeiramente convertidas ao cristianismo, mas sim pessoas oportunistas, que viram na religião uma maneira de se dar bem na vida e conseguir o que querem, e para isso, usam de qualquer artifício para conseguir público, platéia - fiéis. O foco não é Cristo, Evangelho e salvação.
Simonia: Manipulação do sagrado para benefício próprio e obtenção de riquezas (Atos 8:18,19)
Qual o significado desta palavra? De acordo com o dicionário, Simonia é a compra ou venda ilícita de coisas espirituais (como indulgências e sacramentos) ou temporais ligadas às espirituais (como os benefícios eclesiásticos). Caso não saiba, a palavra deriva do próprio Simão que ofereceu dinheiro aos discípulos para comprar os dons do Espírito Santo. Acredito não precisar discorrer muito sobre este assunto, pois tem sido uma prática bastante exercitada em nosso meio por tais mágicos, mercadores da fé, e aceita por muitos fiéis desavisados ou relapsos com a doutrina cristã.
Numa confraria de mágicos, a magia se confunde com milagre, o espetáculo com religião, a platéia com fiéis. Um lugar onde o mágico quer sempre ser aclamado como deus e a riqueza é o seu principal objetivo. 
A Igreja de Cristo
Em oposição à esta *confraria de mágicos, temos a Igreja de Cristo, que na pessoa de Pedro, repreendeu tais práticas dizendo: "O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro. Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus. Arrepende-te, pois, dessa tua iniquidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração; Pois vejo que estás em fel de amargura, e em laço de iniquidade." (Atos 8:20-23). 
A Igreja do Senhor são pessoas que tiveram um encontro verdadeiro com Cristo, e não somente com a religião, com a bênção, com os milagres.
São pessoas que desviam os olhares e o foco de si e dos milagres, apontam para Cristo, autor e consumador da sua fé. São pessoas que não dependem de milagres para viver, mas crê que o maior milagre já foi feito por meio da Cruz, ou seja, salvação e vida eterna. São pessoas que não exigem de Deus, mas que servem a Deus e aos seus propósitos. Encaram as tempestades da vida com graça, com amor, perseverança e muita fé em Cristo. São pessoas que entenderam que ser cristão é perseverar em Cristo e em sua doutrina; que ter fé não quer dizer não passar por sofrimentos, perseguições, problemas ou necessidades. É crer que Deus está no controle, presente, fortalecendo, capacitando e encorajando seus filhos por meio de sua Palavra a vencer cada situação adversa.
Ter fé é encontrar-se salvo em Cristo. Ser Cristão é andar como Cristo andou, imitando em seu modo de ser e viver. Vivenciar o milagre é perseverar em Cristo, principalmente em situações que querem nos fazer desistir.
Harry Érick

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Seca-se a erva, e caem as flores"

"Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva.  Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente". Isaías 40:6-8 A tragédia de Mariana foi um desastre que destruiu uma cidade inteira e comprometeu outras cidades também. Pensando sobre o que significa segurança e garantia, lembrei daquelas pessoas que deram um duro danado para ter algo na vida. Ter uma profissão, conquistar um "ganha-pão", realizar o sonho da casa própria, adquirir um carro, etc. De repente, em alguns segundos, o que demorou décadas e custou uma vida para se adquirido e construído, fica totalmente destruído e perdido. Dinheiro algum poderá trazer de volta as pessoas mortas na tragédia, a história do povo, e nem restaurar os rios, as matas, os peixes, os recursos naturais que foram perdidos. Em Gov

Uma Luz na escuridão

"O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou”. Mt 4:16 . Perguntei aos que estavam presente: Este lugar já está iluminado, se eu trouxer mais uma luz aqui vai fazer diferença? Sim, responderam, vai ficar mais claro. Certo, agora olhe lá para fora, nos lugares escuros da rua, onde esta luz fará mais diferença, aqui ou lá? Nos lugares escuros, responderam. Tanto lugar para ser luz e nós escolhemos brilhar justo onde a luz já está brilhando. Este foi o início da minha fala num dos cultos no lar.  Jesus veio ao mundo e foi nele uma luz brilhando nas trevas. Cristo deixou toda a sua glória e veio para este mundo. Se pararmos para pensar, a luz de Cristo não fazia diferença no lugar de onde ele veio porque o lugar de onde ele veio, ser luz é algo normal. Cristo veio ao mundo, habitou em nossos corações e passamos a ser “luz vivente”. Quando penso que faço parte

Mesmo sem entender

"Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça"  João 13:6-9 Em nossa vivência e caminhada cristã, é comum às vezes não ter respostas para as várias situações e questões da vida. No percurso, quantas perguntas ficam sem respostas, quantas situações sem explicações, quantos porquês e para quê.  A falta de respostas não muda quem Deus é, não altera seus planos e não diminui suas promessas, ao contrário, nos desafia a crer e obedecer mesmo sem nada entender. E neste sentido, Jesus está propondo a Pedro que ele creia e obedeça mesmo sem nada entender agora, porém mais tarde. Algumas respostas vêm de imediato, outras somente com o passar do tempo,