Pular para o conteúdo principal

Fé operante e Contagiante

"E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda". Atos 3:6



O milagre narrado em Atos dos Apóstolos 3:1-12 me faz refletir sobre a repercussão do milagre a partir de três grupos de pessoas que também encontramos em nosso cenário religioso.


Começando de trás para frente, o primeiro grupo de pessoas são aqueles descrito em Atos 3:12: 
"E quando Pedro viu isto, disse ao povo: Homens israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou, por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem?" Atos 3:12
São as pessoas que estavam em redor, viram o milagre e ficaram maravilhados com o fato. Também é uma característica fundamental dessas pessoas o fato de acharem que tudo isso era algo que veio de Pedro e João, de sua santidade ou coisa parecida, por isso fitavam os olhos nos discípulos. São plateias, expectadores, religiosos talvez, oportunistas à procura de milagres e outras fórmulas mágicas para resolver problemas ou se dar bem na vida.

Outro grupo de pessoas caracteriza-se na pessoa do coxo, que dependia do templo, da religião para sobreviver:
"E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam." Atos3:2
Quantas pessoas não se beneficiavam do templo na época de Cristo. A religião empregava e gerava um bom lucro para muitas pessoas: 
E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas;  Mateus21:12
O templo que era para ser casa de oração tornou-se na verdade um comércio bastante promissor para os que ficavam ao redor do templo e que não tinham nada a ver com a fé judaica, e também para os religiosos que presidiam no templo. Nas palavras de Cristo, o templo parecia mais um covil de ladrões. A diferença deste grupo para o anterior, é que o anterior vive do milagre e de fórmulas milagrosas. Para estes, sempre haverá um tipo "guru" da fé que detém o poder. O coxo, portanto é o tipo que vivia dos encontros, das festas religiosas, tudo o que o templo e a religião podia prover para o seu sustento físico e material.

Por último, vemos aqui em Pedro e João a fé operante e contagiante em Cristo Jesus. 
"E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda." Atos 3:6
Pedro e João tiram o foco que as pessoas tinham no dinheiro, no milagre, na religião e neles mesmos, e apontam para Cristo, consumador da sua fé. Uma fé que os encoraja, que faz com que eles enfrentem as piores situações e adversidades da vida. Uma fé genuína que parte unicamente de um relacionamento honesto e sincero com Cristo. 

Ao mesmo tempo que as pessoas são beneficiadas, elas também são despertadas para o Evangelho e salvação em Cristo. Uma fé que dá testemunho de que Cristo está acima de qualquer religião, pessoas, milagres, fórmulas mágicas e dinheiro.

Uma fé operante e contagiante nos torna mais humanos. É aquela que aponta para Cristo e enfrenta as diversidades da vida sem exigir nada de Deus, cumprindo o seu papel de servir e glorificar a Deus em qualquer situação.

Harry Érick 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Seca-se a erva, e caem as flores"

"Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva.  Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente". Isaías 40:6-8 A tragédia de Mariana foi um desastre que destruiu uma cidade inteira e comprometeu outras cidades também. Pensando sobre o que significa segurança e garantia, lembrei daquelas pessoas que deram um duro danado para ter algo na vida. Ter uma profissão, conquistar um "ganha-pão", realizar o sonho da casa própria, adquirir um carro, etc. De repente, em alguns segundos, o que demorou décadas e custou uma vida para se adquirido e construído, fica totalmente destruído e perdido. Dinheiro algum poderá trazer de volta as pessoas mortas na tragédia, a história do povo, e nem restaurar os rios, as matas, os peixes, os recursos naturais que foram perdidos. Em Gov

Uma Luz na escuridão

"O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou”. Mt 4:16 . Perguntei aos que estavam presente: Este lugar já está iluminado, se eu trouxer mais uma luz aqui vai fazer diferença? Sim, responderam, vai ficar mais claro. Certo, agora olhe lá para fora, nos lugares escuros da rua, onde esta luz fará mais diferença, aqui ou lá? Nos lugares escuros, responderam. Tanto lugar para ser luz e nós escolhemos brilhar justo onde a luz já está brilhando. Este foi o início da minha fala num dos cultos no lar.  Jesus veio ao mundo e foi nele uma luz brilhando nas trevas. Cristo deixou toda a sua glória e veio para este mundo. Se pararmos para pensar, a luz de Cristo não fazia diferença no lugar de onde ele veio porque o lugar de onde ele veio, ser luz é algo normal. Cristo veio ao mundo, habitou em nossos corações e passamos a ser “luz vivente”. Quando penso que faço parte

Mesmo sem entender

"Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça"  João 13:6-9 Em nossa vivência e caminhada cristã, é comum às vezes não ter respostas para as várias situações e questões da vida. No percurso, quantas perguntas ficam sem respostas, quantas situações sem explicações, quantos porquês e para quê.  A falta de respostas não muda quem Deus é, não altera seus planos e não diminui suas promessas, ao contrário, nos desafia a crer e obedecer mesmo sem nada entender. E neste sentido, Jesus está propondo a Pedro que ele creia e obedeça mesmo sem nada entender agora, porém mais tarde. Algumas respostas vêm de imediato, outras somente com o passar do tempo,