Pular para o conteúdo principal

Cegos e suas cegueiras

Consequências de um viver fora de foco, longe de Cristo.

Cristo foi bem enfático ao criticar fariseus dizendo que são “guias cegos”. Eram líderes responsáveis pela organização religiosa, doutrinária e moral do povo. Eram cegos por conduzir o povo de maneira contrária à vontade de Deus. Outra característica é que criavam leis que nem mesmo eles tinham condições de cumprir. E neste sentido, além de ser cegos na condução do povo, também eram cegos por não conseguir enxergar a si mesmos.



DEFORMAÇÃO DO CARÁTER



Para saber quem somos e como devemos nos conduzir é preciso ter um modelo. E o modelo que temos de ser humano é Cristo. Quanto maior o distanciamento de Cristo, ou seja, do modelo, maior será os desvios de conduta e caráter.

O distanciamento de Cristo está diretamente ligado à essa cegueira. Por isso, perder Cristo de vista é ficar cego e não enxergar as deformações do caráter. Tais pessoas ficam tolerantes para com seus próprios pecados e erros, porém, juízes implacáveis para com os erros e pecados dos outros. Desta forma, fazem de si o modelo de caráter e conduta para julgar e condenar os outros.

APOSTASIA

Ter Cristo como modelo molda e corrige nosso caráter e conduta. Porém, não tê-lo como prioridade não ajuda a vencer as vaidades deste mundo.

O primeiro mandamento não foi escrito à toa. Amar a Deus sobre todas as coisas tem a ver com quem de fato senta no trono da nossa vida e reina. Se alimentamos mais a cobiça ao invés de Deus, aos pouco quem senta no trono não é Cristo, são as vaidades. E já aos poucos não temos mais olhos para Deus, somente para o mundo. Um exemplo de apostasia por causa da cobiça do mundo é a relatada pelo Apóstolo Paulo acerca de Demas: “Demas, tendo amado o presente século, me abandonou” 2Tm 4:10a. Deste modo, a apostasia é o abandono da fé por qualquer motivo, neste caso, por causa das vaidades do mundo.

SINCRETISMO E CORRUPÇÃO

O foco são as vaidades do mundo, e se a religião pode ser um meio para proporcionar isso, certamente ser um religioso é um bom negócio. Êxodo 23:8 diz: “Também suborno não tomarás; porque o suborno cega os que têm vista, e perverte as palavras dos justos”. Ou seja, ainda que se conheça a Verdade e o caminho, por causa da cobiça, deixamos Cristo em segundo plano. Tendo a cobiça como prioridade, usa-se a religião, Deus e qualquer outro meio para alcançar este fim. Assim, iludidos pelo mundo e suas vaidades, muitos deixam de perseverar na vontade do Senhor. Lembrando que Cristo passou por esta prova quando foi tentado no deserto: “Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares”. Mt 4:9

 FALTA DE FÉ E INSENSIBILIDADE

Ter Cristo como modelo molda e corrige nosso caráter e conduta. Porém, não tê-lo como prioridade não ajuda a vencer as vaidades deste mundo. No entanto, de que vale a consideração e a prioridade sem compromisso e envolvimento?

Muitas vezes conseguimos enxergar soluções de problemas na vida dos outros, mas não conseguimos ter este mesmo olhar de fé para nossa própria vida. Há uma passagem na Bíblia em que Eliseu e seu servo se encontram cercado por inimigos. O servo de Eliseu ficou desesperado ao se ver cercado. Eliseu, profeta do Senhor, disse: “Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles”. E orou a Deus dizendo: “Senhor, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu”. 2 Reis 6:16, 17

A falta de fé, que penso também estar relacionada com a falta de compromisso e envolvimento com Deus, potencializam os problemas, as dificuldades e as demais inconveniências da vida. Diminui gradativamente a nossa fé, a percepção da presença de Deus, seu Senhorio e poder. Por isso, abandonando o relacionamento com Deus por meio do culto, da oração, adoração, comunhão, leitura, reflexão e estudo da Palavra de Deus e a prática de boas obras, deixamos de nutrir a fé para alimentar nossos medos e os demais “dragões” existentes no mundo.

O QUE PODEMOS FAZER?

Talvez uma opção seja ter disciplina para administrar melhor o tempo e as coisas que vemos na internet ou na televisão. Estabelecer prioridades e equilíbrio entre programações e lazer: pescaria, futebol, festas, clubes, ciclismo, trilhas, e outras coisas. Invista mais em intimidade com Deus e potencialize sua fé por meio da frequência no culto público, das reuniões de oração, estudos bíblicos, comunhão e relacionamentos e conversas saudáveis.

PENSE NISTO...

Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus. Colossenses 3:1-3. 

Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória. Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada. Romanos 8:17,18
Harry Érick

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Seca-se a erva, e caem as flores"

"Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva.  Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente". Isaías 40:6-8 A tragédia de Mariana foi um desastre que destruiu uma cidade inteira e comprometeu outras cidades também. Pensando sobre o que significa segurança e garantia, lembrei daquelas pessoas que deram um duro danado para ter algo na vida. Ter uma profissão, conquistar um "ganha-pão", realizar o sonho da casa própria, adquirir um carro, etc. De repente, em alguns segundos, o que demorou décadas e custou uma vida para se adquirido e construído, fica totalmente destruído e perdido. Dinheiro algum poderá trazer de volta as pessoas mortas na tragédia, a história do povo, e nem restaurar os rios, as matas, os peixes, os recursos naturais que foram perdidos. Em Gov

Uma Luz na escuridão

"O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou”. Mt 4:16 . Perguntei aos que estavam presente: Este lugar já está iluminado, se eu trouxer mais uma luz aqui vai fazer diferença? Sim, responderam, vai ficar mais claro. Certo, agora olhe lá para fora, nos lugares escuros da rua, onde esta luz fará mais diferença, aqui ou lá? Nos lugares escuros, responderam. Tanto lugar para ser luz e nós escolhemos brilhar justo onde a luz já está brilhando. Este foi o início da minha fala num dos cultos no lar.  Jesus veio ao mundo e foi nele uma luz brilhando nas trevas. Cristo deixou toda a sua glória e veio para este mundo. Se pararmos para pensar, a luz de Cristo não fazia diferença no lugar de onde ele veio porque o lugar de onde ele veio, ser luz é algo normal. Cristo veio ao mundo, habitou em nossos corações e passamos a ser “luz vivente”. Quando penso que faço parte

Mesmo sem entender

"Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça"  João 13:6-9 Em nossa vivência e caminhada cristã, é comum às vezes não ter respostas para as várias situações e questões da vida. No percurso, quantas perguntas ficam sem respostas, quantas situações sem explicações, quantos porquês e para quê.  A falta de respostas não muda quem Deus é, não altera seus planos e não diminui suas promessas, ao contrário, nos desafia a crer e obedecer mesmo sem nada entender. E neste sentido, Jesus está propondo a Pedro que ele creia e obedeça mesmo sem nada entender agora, porém mais tarde. Algumas respostas vêm de imediato, outras somente com o passar do tempo,