Pular para o conteúdo principal

Lições para a vida, de uma oração respondida


Muitas vezes não nos damos conta do que estamos pedindo para Deus, das responsabilidades que a resposta desta oração trará. Talvez não estamos preparados ou capacitados para que esta oração seja respondida. Ou quando oramos, excluímos a nossa participação nela, ou seja, que somos o instrumento de Deus para a resposta da oração de alguém. Quem sabe oramos, porém não cremos que nós mesmos podemos ser a resposta.

"Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João" Lucas 1:13

Não temos dúvidas de que João é o cumprimento da profecia de que viria alguém que prepararia o caminho para receber o Messias. E esta profecia se dá por meio de uma oração feita e respondida.

Orar com perseverança

Um fato claro neste relato do nascimento de João é que Zacarias, pai de João orava, e em suas orações pedia um filho. Então, há necessidade de orarmos a Deus, de ter o hábito de falar com Deus, de manter um nível de intimidade e diálogo constante com Deus. Orar implica em comunicação e relacionamento. 

Orar é fazer com que Deus participe da nossa vida, das nossas decisões. Orar é ter Deus sempre por perto, vivo e atuante. É através da oração que expomos a Deus nossos medos, dificuldades, angústias, frustrações, anseios, alegrias, desejos, necessidades. É estar desarmado, despido diante de Deus. É ter um amigo fiel sempre por perto.

A Bíblia nos informa a partir da oração de Zacarias que podemos orar porque Deus ouve a nossa oração, não só ouve como também responde. Contudo, também nos informa que não cabe a nós a decisão de resposta ou do tempo. Deus responde a Zacarias já na velhice de Isabel (Lucas 1:36,37). Não sabemos por quanto tempo Zacarias orou por um filho. Podemos pensar que por causa da velhice, talvez tenha se cansado ou perdido a esperança de ser atendido. No entanto, é bem claro que o tempo e a resposta pertence a Deus. E mesmo que Isabel fosse estéril, somos advertidos que "para Deus nada é impossível".

A resposta de Deus a Zacarias se deu por intermédio de um anjo dizendo que sua oração havia sido atendida e que Isabel iria conceber um filho. Certamente a notícia foi recebida com muita alegria. Porém, o que Zacarias talvez não esperava, era que já havia propósitos bem definidos e estabelecidos para este filho.

Orar de acordo com a vontade de Deus

"Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites". Tiago 4:3

Às vezes oramos e nossa oração não tem qualquer compromisso com Deus, com sua vontade e o seu reino. Talvez Zacarias orava e já fazia planos para seu filho João. Talvez dizia em sua oração: Meu filho vai nascer, crescer, estudar, vai para faculdade e ser médico. Com o passar do tempo, num tempo em que Zacarias não esperava, aparece o anjo a Zacarias e diz: Zacarias, tenho duas notícias para você, uma boa e a outra "não sei". A boa é que Isabel conceberá um filho. A "não sei" é que ao invés de ser médico, ele será pastor.

Orar de acordo com um propósito em Deus faz toda a diferença. Orar para que o que pedimos possa ser um instrumento de bênção tanto para nós como para Deus. Orar para que nossos filhos sejam instrumentos de Deus para o reino de Deus. Que sejam portadores da Palavra de Deus, que vivam para servir, adorar e louvar a Deus. Quantos são os que oram por um trabalho ou melhores salários, e quando são atendidos, já não têm mais tempo para cultuar a Deus, deixam de ser generosos, tornam-se egoístas e avarentos. O que era para ser bênção, acaba se tornando pedra de tropeço. O contrário também é verídico. Quando não são atendidos, a primeira coisa que abandonam é o compromisso com Deus e suas responsabilidades religiosas. 

Independente da resposta da oração, não podemos sacrificar nosso compromisso com Deus. A finalidade da vida cristã é servir, adorar e louvar a Deus. Tudo é de Deus, inclusive a nossa vida. Somos apenas administradores daquilo que é de Deus. Então, que a nossa oração seja com o propósito de servir, adorar e louvar a Deus. Temos que cuidar para não nos corromper, desviando os recursos e as coisas do propósito e da vontade de Deus.

Orar com competência e cooperação

De imediato o anjo já deixa muito bem claro o propósito e a vontade de Deus para a vida de João. Se Zacarias tivesse outros planos para seu filho, já estava ciente que as coisas iam ser um pouco diferente de como ele havia planejado. Em um primeiro instante, a vontade parece ser apenas de Deus. Já num segundo momento, o próprio Zacarias declara como sendo também dele esta vontade (Lucas 1:76-79).

A vontade de Deus para a vida de João agora é também de Zacarias. Zacarias agora quer que seu filho seja tal qual Deus o destinou para ser. Assim, junto com as bênçãos também vêm as responsabilidades.

Certamente para o cumprimento da profecia e para que João venha ser o que Deus quer, Zacarias também teria sua parcela de cooperação. E Zacarias tinha competência para isto. Era sacerdote, um homem temente a Deus, disciplinado e de muita fé (Lucas 1:6). Tanto Zacarias e Isabel dispunham de capacidade para cumprir sua missão de criar João nos caminhos do Senhor para que este também cumpra o seu propósito designado por Deus.

Sendo assim, quantos pedem oração para sair de uma vida de pecados porém não movem seus pés na direção da libertação. Muitos oram para ser pessoas usadas por Deus mas não tomam as decisões que levam para este propósito. Oram por uma família abençoada, contudo são os primeiros a criar confusão e discórdia. Oram por uma igreja generosa e não contribuem em nada para que isso aconteça.

Precisamos lembrar mais que é preciso orar, e que orar é antes de tudo, ter relacionamento com Deus. É preciso ter propósito bem definido para ter certeza de que a nossa oração será um instrumento para servir, louvar e adorar a Deus. É preciso lembrar que a resposta também exige que tenhamos competência e que precisamos ser cooperadores com Deus. E certamente, precisamos lembrar que temos uma grande responsabilidade por cada oração respondida. Empenhados nesse propósito, mesmo que não tenhamos uma resposta de acordo com o que pedimos, podemos ter certeza de que a nossa vida não será mais a mesma. Oração é também ação. Mova-se! 

Harry Érick

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Seca-se a erva, e caem as flores"

"Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva.  Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente". Isaías 40:6-8 A tragédia de Mariana foi um desastre que destruiu uma cidade inteira e comprometeu outras cidades também. Pensando sobre o que significa segurança e garantia, lembrei daquelas pessoas que deram um duro danado para ter algo na vida. Ter uma profissão, conquistar um "ganha-pão", realizar o sonho da casa própria, adquirir um carro, etc. De repente, em alguns segundos, o que demorou décadas e custou uma vida para se adquirido e construído, fica totalmente destruído e perdido. Dinheiro algum poderá trazer de volta as pessoas mortas na tragédia, a história do povo, e nem restaurar os rios, as matas, os peixes, os recursos naturais que foram perdidos. Em Gov

Uma Luz na escuridão

"O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou”. Mt 4:16 . Perguntei aos que estavam presente: Este lugar já está iluminado, se eu trouxer mais uma luz aqui vai fazer diferença? Sim, responderam, vai ficar mais claro. Certo, agora olhe lá para fora, nos lugares escuros da rua, onde esta luz fará mais diferença, aqui ou lá? Nos lugares escuros, responderam. Tanto lugar para ser luz e nós escolhemos brilhar justo onde a luz já está brilhando. Este foi o início da minha fala num dos cultos no lar.  Jesus veio ao mundo e foi nele uma luz brilhando nas trevas. Cristo deixou toda a sua glória e veio para este mundo. Se pararmos para pensar, a luz de Cristo não fazia diferença no lugar de onde ele veio porque o lugar de onde ele veio, ser luz é algo normal. Cristo veio ao mundo, habitou em nossos corações e passamos a ser “luz vivente”. Quando penso que faço parte

Mesmo sem entender

"Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça"  João 13:6-9 Em nossa vivência e caminhada cristã, é comum às vezes não ter respostas para as várias situações e questões da vida. No percurso, quantas perguntas ficam sem respostas, quantas situações sem explicações, quantos porquês e para quê.  A falta de respostas não muda quem Deus é, não altera seus planos e não diminui suas promessas, ao contrário, nos desafia a crer e obedecer mesmo sem nada entender. E neste sentido, Jesus está propondo a Pedro que ele creia e obedeça mesmo sem nada entender agora, porém mais tarde. Algumas respostas vêm de imediato, outras somente com o passar do tempo,