Pular para o conteúdo principal

A importância do exercício da disciplina cristã ao longo da vida

Eli, Sumo Sacerdote e Juiz de Israel, criou e disciplinou Samuel. Porém não foi capaz de fazer o mesmo pelos filhos que teve. E assim, seus descendentes exerceram de maneira vergonhosa e sem temor a Deus, o ofício sacerdotal ensinado pelo pai.
Baseado na experiência de Eli, meditemos em pelo menos três momentos importantes da vida nos quais a disciplina deve ser bem aplicada. 

O primeiro acontece com o personagem na figura de pai, para o qual nos alertam os seguintes versículos bíblicos:
1) ''Ensinai os mandamentos do SENHOR aos vossos filhos, conversando acerca deles quando estiverdes sentados em casa, no momento em que estiverdes andando...'' Deuteronômio 11:19  2) ''Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele!'' Provérbios 22:6  3)''Os vivos, só os vivos é que podem te louvar e cantar como estou fazendo hoje. Os pais contam a tua fidelidade a seus filhos''. Isaías 38:19

Tais versículos destacam o quão se faz valoroso incentivar a educação cristã durante a infância e adolescência. Os pais devem exercer a tarefa de imprimir o caráter de Cristo nesses jovens. Uma responsabilidade intransferível. E independente destes  se tornarem pessoas que vivenciam os ensinamentos de Cristo ou não, é dever da família ser crente para educar na disciplina, no amor e no temor a Deus.

Na Suécia, por exemplo, a falta de correção causou danos no caráter das crianças. Veja o que relatou um jornalista em outubro de 2013:
No início de outubro, o jornalista Ola Olofsson relatou seu espanto após ter ido à sala de aula de sua filha: "Dois garotos se xingavam, e eu não fazia ideia de que com apenas 7 anos de idade era possível conhecer aquelas palavras. Quando eu tentei intervir, eles me insultaram e me disseram para eu ir cuidar da minha vida", conta à AFP”. (Portal Terra de notícias - 29 de Outubro de 2013 - www.terra.com.br/noticias/mundo/europa)

Apesar de ser difícil para os pais, a infância e a adolescência dos filhos é também difícil para eles mesmos, pois nasceram em uma sociedade tecnológica, materialista, egocêntrica, avessa aos princípios de Cristo. Sendo assim, nestas fases os pais são desafiados a ser muito mais cristãos. Necessitando, para a glória de Deus, ensinar não somente com palavras, mas principalmente com exemplos.

O segundo momento tem a ver com Eli na figura de líder religioso. Como tal, esperava-se que fizesse alguma coisa em relação às graves imprudências dos sacerdotes, que por ventura eram também seus filhos. Contudo, ao invés de aplicar a correção que lhes era devida de acordo com a autoridade que lhe foi outorgada, apenas exortou – os como pai, contudo, sem destituí - los dos cargos. Os mesmos continuaram a profanar o culto a Deus e a corromper o povo porque não foram punidos.

Na vida cristã religiosa, a omissão dos líderes com relação ao exercício da sua função de reparar comportamentos inadequados não só contribui totalmente para que o indivíduo se perca, como também para a decadência da estrutura eclesiástica. E neste sentido Eli falhou, foi omisso quando deixou de corrigir e disciplinar os sacerdotes que profanavam o culto a Deus.

O terceiro momento que me faz refletir acontece com os filhos de Eli na vida adulta.

A maioridade é o momento no qual temos a oportunidade de colocar em prática o que aprendemos durante a infância. E para experiência – la plenamente, é preciso ter aprendido bem sobre respeito, humildade e temor a Deus. Principalmente depois dos 18 anos, em que somos responsáveis por nossas decisões. O problema da falta de retificação na infância pode ser visto na adolescência por meio do desrespeito e da rebeldia. Com a maioridade, as imprudências se agravam. Afinal, a sensação de liberdade, força e poder alimenta ainda mais o ego, que passa a resistir à correção. 

Acerca disto, encontramos na carta de Paulo aos Hebreus a seguinte exortação: “Meu filho, não desprezeis a disciplina do Senhor, nem desanimeis quando por Ele sois repreendido, pois o Senhor disciplina a quem ama, e educa todo aquele a quem recebe como filho. Além do mais, tínhamos nossos pais humanos que nos educavam, e nós os respeitávamos. Quanto mais devemos toda obediência ao Pai’’. Hebreus 12:5,6,9

Ao cometer atos de indisciplina uma pessoa perde o respeito pelos pais, líderes eclesiásticos, idosos. E dentre os estágios da falta de bom senso que experimenta, quando não há mais temor a Deus, ocorre a destruição de sua vida. É o caso dos filhos de Eli, que o desacataram como pai, como líder eclesiástico e que por fim, blasfemaram contra a pessoa de Deus. 

O que podemos observar e aprender com isso é que precisamos ter mais coerência e firmeza ao educar os filhos na infância e na adolescência. Se quisermos que os filhos vão à igreja, precisamos não simplesmente enviá – los, mas ir com eles. Ao corrigir por falarem palavrão, então que não falemos também. Contudo, não podemos pensar que ser coerente seja mais um daqueles métodos mágicos e infalíveis, ou que com isso, os filhos serão irrepreensíveis. Mesmo diante de tantas correções e disciplina, dia após dia eles vão tomando suas decisões. E quando chegam à maioridade, assumem os riscos por suas decisões e colhem o que plantam. E neste sentido, devemos lembrar também que há filhos que mesmo sem ter o exemplo dos pais, acabam proporcionando orgulho para eles.

Portanto, não existe uma regra exata para o assunto. O que existe são pais empenhados na missão de educar seus filhos à maneira de Deus. Existem líderes que não se omitem e buscam cumprir suas obrigações com amor e temor a Deus. E por fim, existem filhos que durante a vida, foram se aprimorando no exercício da disciplina, trilhando o caminho da humildade, do respeito e do temor a Deus, ou que decidiram pelo caminho oposto. O ideal é que no mesmo tempo em que exerçamos a nossa autoridade para educar, também nos ocorra de refletir sobre a nossa conduta, buscando meios de consertar nossas falhas. Sendo, portanto, a disciplina e a correção como uma via de mão dupla.
Harry Érick


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Seca-se a erva, e caem as flores"

"Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva.  Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente". Isaías 40:6-8 A tragédia de Mariana foi um desastre que destruiu uma cidade inteira e comprometeu outras cidades também. Pensando sobre o que significa segurança e garantia, lembrei daquelas pessoas que deram um duro danado para ter algo na vida. Ter uma profissão, conquistar um "ganha-pão", realizar o sonho da casa própria, adquirir um carro, etc. De repente, em alguns segundos, o que demorou décadas e custou uma vida para se adquirido e construído, fica totalmente destruído e perdido. Dinheiro algum poderá trazer de volta as pessoas mortas na tragédia, a história do povo, e nem restaurar os rios, as matas, os peixes, os recursos naturais que foram perdidos. Em Gov

Uma Luz na escuridão

"O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou”. Mt 4:16 . Perguntei aos que estavam presente: Este lugar já está iluminado, se eu trouxer mais uma luz aqui vai fazer diferença? Sim, responderam, vai ficar mais claro. Certo, agora olhe lá para fora, nos lugares escuros da rua, onde esta luz fará mais diferença, aqui ou lá? Nos lugares escuros, responderam. Tanto lugar para ser luz e nós escolhemos brilhar justo onde a luz já está brilhando. Este foi o início da minha fala num dos cultos no lar.  Jesus veio ao mundo e foi nele uma luz brilhando nas trevas. Cristo deixou toda a sua glória e veio para este mundo. Se pararmos para pensar, a luz de Cristo não fazia diferença no lugar de onde ele veio porque o lugar de onde ele veio, ser luz é algo normal. Cristo veio ao mundo, habitou em nossos corações e passamos a ser “luz vivente”. Quando penso que faço parte

Mesmo sem entender

"Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça"  João 13:6-9 Em nossa vivência e caminhada cristã, é comum às vezes não ter respostas para as várias situações e questões da vida. No percurso, quantas perguntas ficam sem respostas, quantas situações sem explicações, quantos porquês e para quê.  A falta de respostas não muda quem Deus é, não altera seus planos e não diminui suas promessas, ao contrário, nos desafia a crer e obedecer mesmo sem nada entender. E neste sentido, Jesus está propondo a Pedro que ele creia e obedeça mesmo sem nada entender agora, porém mais tarde. Algumas respostas vêm de imediato, outras somente com o passar do tempo,