Pular para o conteúdo principal

Quatro dicas para melhorar sua qualidade de vida

Acredito que qualidade de vida tem muito mais a ver com a nossa atitude diante da vida do que com as coisas que temos ou adquirimos. Quando me refiro a ter qualidade de vida, penso sobre as decisões pessoais que tomamos acerca do que cremos, sentimos e agimos. Ou seja, decisões e certezas que nos proporcionam paz interior, motivação, perseverança e conquista. Além de aumentar a nossa qualidade de vida, melhora a nossa interação com as pessoas. E a primeira dica para melhorar a nossa qualidade de vida é sobre o perdão.

1."Quando você perdoa, de forma alguma muda o passado - mas com certeza muda o futuro" (Bernard Meltzer)

Numa família de oito filhos, o caçula era menosprezado pelos pais e irmãos por sua estatura, força e talvez capacidade. Na sociedade, sua profissão era vista com desprezo. Talvez sofria bullying dos colegas. Eu estou falando do rei Davi citado em I Samuel 16:6-13. Nessas condições, muitos já teriam desistido ou se revoltado. Mas não foi assim que Davi reagiu. Se quisermos ter qualidade de vida, devemos lutar contra as raízes de amarguras causadas pela família, pelos colegas, ou pela sociedade. O perdão é o melhor remédio para esquecer das coisas que ficam para trás e avançar para as que estão adiante. Perdoar é necessário para seguir, construir e realizar. Quem perdoa está promovendo a paz e libertando-se da escravidão causada pela amargura. Quem perdoa é mais feliz. Dê um novo rumo à sua vida.

2. "Gratidão transforma negação em aceitação, caos em ordem, confusão em clareza. Traz sentido ao nosso passado, traz paz ao presente e cria uma visão para o futuro" (Jeff Colleman) 

Se conviver ou trabalhar com pessoas que não gostam do que fazem já é difícil, pior é ter que conviver com pessoas que além de não gostarem do que fazem, não têm motivo algum para agradecer. A única coisa que uma pessoa dessa faz bem feito é reclamar, criticar os outros e lamentar a vida que tem. Para Davi, cuidar de ovelhas certamente não era o que ele queria fazer, mas era o que tinha para fazer. E por sinal, fez tão bem feito que a sua experiência como pastor de ovelhas lhe capacitou e o fez acreditar que podia vencer Golias. Para seus irmãos que viviam caçoando de Davi por ser pastor de ovelhas, vê-lo como rei foi algo bastante desmotivador. Em Manhuaçu-MG, quem comprava pipocas para ajudar um simples homem vendedor de pipocas na rua, nunca imaginou que depois de algum tempo o seu trabalho se transformaria na Gulozitos, uma grande empresa no ramo de pipocas, doces e salgadinhos. Enquanto você reclama, murmura e critica, há muitos que agradecem por ter sido pastor de ovelhas antes de matar Golias e ser rei.

3. "... Quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer". Lucas 17:10b

Aperfeiçoamento e proatividade caminham juntos. São requisitos para quem deseja crescer e melhorar sua qualidade de vida. Mesmo com a sociedade da época vendo o pastoreio de ovelhas como uma profissão insignificante, Davi não se limitou em apenas pastorear. Em seu tempo livre, ou nos momentos de solitude, Davi exercitou e aperfeiçoou seu dom de tocar harpa. Davi também aprendeu a se defender e a lutar para proteger suas ovelhas de outros animais. Isso foi o que o ajudou a trabalhar no castelo de Saul e a vencer Golias e muitas outras batalhas. Se Davi fizesse somente o que lhe haviam mandado, não teria condições de crescer na vida. Na parábola dos talentos, o servo que não produziu nada com o que lhe foi dado também foi chamado de servo inútil.

4. "... quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva" Marcos 10:43b

A grandeza do ser humano está em sua capacidade de se submeter a Deus servindo aos outros. Servir aos outros muitas vezes é a melhor forma de demonstrar amor. É servindo que temos a oportunidade de aprender algo novo e criar novas possibilidades. Dos oito filhos que Jessé tinha, três foram para a guerra e cinco ficaram na casa. Sabe-se que Davi apascentava ovelhas e que Jessé escolheu justamente Davi para levar marmita aos seus irmãos no fronte de batalha. Se Davi não fosse uma pessoa bem resolvida, teria muitos motivos para não aceitar esta tarefa. Mas foi se submentendo, ajudando seu pai e servindo aos seus irmãos que Davi pôde conhecer o rei Saul, saber sobre o desafio de Golias e derrotá-lo numa guerra. Aprenda a servir os outros compartilhando conhecimento, trocando experiências, participando e contribuindo em seus sonhos e realizações.

"... esforça-te e tenha bom ânimo" Josué 1:9

Harry Érick

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Seca-se a erva, e caem as flores"

"Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva.  Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente". Isaías 40:6-8 A tragédia de Mariana foi um desastre que destruiu uma cidade inteira e comprometeu outras cidades também. Pensando sobre o que significa segurança e garantia, lembrei daquelas pessoas que deram um duro danado para ter algo na vida. Ter uma profissão, conquistar um "ganha-pão", realizar o sonho da casa própria, adquirir um carro, etc. De repente, em alguns segundos, o que demorou décadas e custou uma vida para se adquirido e construído, fica totalmente destruído e perdido. Dinheiro algum poderá trazer de volta as pessoas mortas na tragédia, a história do povo, e nem restaurar os rios, as matas, os peixes, os recursos naturais que foram perdidos. Em Gov

Uma Luz na escuridão

"O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou”. Mt 4:16 . Perguntei aos que estavam presente: Este lugar já está iluminado, se eu trouxer mais uma luz aqui vai fazer diferença? Sim, responderam, vai ficar mais claro. Certo, agora olhe lá para fora, nos lugares escuros da rua, onde esta luz fará mais diferença, aqui ou lá? Nos lugares escuros, responderam. Tanto lugar para ser luz e nós escolhemos brilhar justo onde a luz já está brilhando. Este foi o início da minha fala num dos cultos no lar.  Jesus veio ao mundo e foi nele uma luz brilhando nas trevas. Cristo deixou toda a sua glória e veio para este mundo. Se pararmos para pensar, a luz de Cristo não fazia diferença no lugar de onde ele veio porque o lugar de onde ele veio, ser luz é algo normal. Cristo veio ao mundo, habitou em nossos corações e passamos a ser “luz vivente”. Quando penso que faço parte

Mesmo sem entender

"Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça"  João 13:6-9 Em nossa vivência e caminhada cristã, é comum às vezes não ter respostas para as várias situações e questões da vida. No percurso, quantas perguntas ficam sem respostas, quantas situações sem explicações, quantos porquês e para quê.  A falta de respostas não muda quem Deus é, não altera seus planos e não diminui suas promessas, ao contrário, nos desafia a crer e obedecer mesmo sem nada entender. E neste sentido, Jesus está propondo a Pedro que ele creia e obedeça mesmo sem nada entender agora, porém mais tarde. Algumas respostas vêm de imediato, outras somente com o passar do tempo,