Pular para o conteúdo principal

A conversão que não é monetária


Nos cultos somos sempre lembrados sobre a entrega dos dízimos e das ofertas, contudo, é o dízimo que sempre ganha maior destaque.

No Antigo Testamento, em Malaquias 3:8, 10b, o autor diz que são ladrões, tanto quem não dizima quanto quem não oferta. No Novo Testamento fala-se muito pouco em dízimos, porém, enfatiza mais sobre as ofertas. As ofertas surgem como assistência aos santos, alívio à pobreza, amparo às viúvas, estrangeiros, órfãos, doentes, etc - 2Co 8:1-15. O que fica em evidência é a fé e o caráter das pessoas em exercer socorro e misericórdia no atendimento de pessoas com necessidades básicas e emergentes. Neste sentido, dízimos e ofertas são sinônimos e cumprem a mesma finalidade.

Contrariando o que muitos pensam, Malaquias 3:10 não se trata de um mero apelo financeiro. É porém, uma denúncia séria de Deus por meio do profeta contra a corrupção, a idolatria, o egoísmo e a ganância do coração humano. Para entendermos melhor, os sacerdotes da tribo de Levi que presidiam o templo tiravam parte dos dízimos e das ofertas para seu próprio sustento. Isto pode ser entendido na história e também quando se diz: "para que haja mantimento em minha casa" Malaquias 3:10a. Perceba que, com a corrupção do povo, os sacerdotes começam a passar necessidade, e logo também começam a se corromper para sobreviver. A questão é de uma realidade moral e espiritual tão séria que era necessário mais que uma medida pedagógica e disciplinar para que o povo atentasse para sua real situação espiritual. Esta medida implicou em maldição para quem não entregasse os dízimos e ofertas, bênçãos e prosperidade portanto para quem fosse fiel em obedecer. E por incrível que pareça, é dessa forma que o Antigo Testamento desenvolve sua espiritualidade e seu relacionamento com Deus.

Já no Novo Testamento, Cristo, e depois Paulo, trabalham com o princípio da oferta, que é um ato em amor, voluntário e generoso. Não vemos no Novo Testamento consequências ruins, maldição ou punição por não ofertar. Sem ferir a doutrina judaica, onde o dízimo é uma prática comum desde Abraão, num determinado episódio, Cristo critica, não a doutrina, mas o caráter e a crença dos judeus no exercício da sua fé. Cristo denuncia o apego que os religiosos da época tinham ao valor, à quantidade, ao status e à religiosidade. Isto se dá no momento em que Cristo ovserva pessoas dizimando e ofertando. Cristo então enaltece uma viúva pobre, que deu menos em valor e quantidade, mas tudo em amor, fé, devoção e adoração a Deus. O que não percebemos, é que, embora para muitos o que vale é o valor exterior, para Cristo, é o valor interior, se é verdadeiro, fruto de uma fé genuína. Sobre isso, repetindo as palavras do Profeta Isaías, Cristo disse: "Este povo honra-me com os lábios, mas seu coração está longe de mim" Mateus 15:8.

O princípio para dizimar e ofertar é o mesmo. Deve ser um ato de louvor, adoração, glorificação a Deus. Ambos não devem ser feitos de qualquer maneira, mas com amor, fé, devoção, adoração, alegria, generosidade, compaixão, conforme 2Co 9:7,10-12; Mt 6:3,4. Paulo comenta sobre o exemplo dos irmãos da Igreja da Macedônia dizendo que eles o surpreenderam, dando primeiramente ao Senhor - entendo como sendo o dízimo usado na manutenção dos santos, da comunidade ou do templo; e pela vontade de Deus, também aos necessitados - 2Co 8:5. Isso quer dizer que, em relação às suas posses e bens, tiveram a atitude de se colocarem como mordomos de Deus, não só doando, mas doando-se. Dando não somente os dízimos, como também ofertando e ajudando seus irmãos na fé.

Creio que a repreensão dada aos sacerdotes e também ao povo em Malaquias 3:10 jamais deveria ser entendida como sendo o dinheiro a necessidade mais importante, mas sim a falta de conversão: adoração, louvor, submissão, autoridade. Contudo, não podemos negar que bons projetos sociais precisam de dinheiro para se sustentar, porém, quando Deus encontra um coração convertido e generoso, nunca faltará tanto dinheiro, quanto mão-de-obra. Assim, entendo que o apelo que o profeta faz em nome de Deus seja para que convertam-se e temam a Deus, visto que dessa forma não faltará assistência aos pobres e oprimidos, como também mantimentos na casa do Senhor. Deus não precisa de dinheiro, Ele quer pessoas convertidas, tementes, que amem muito mais a Deus do que a si mesmo. Muito mais o próximo do que os bens e riquezas desta Terra.

Obrigar pessoas a dizimar e ofertar não muda o coração humano. O problema nunca foi o dinheiro, mas a falta de temor a Deus, falta de amor ao próximo, o apego do ser humano aos bens materiais e o amor ao dinheiro. Em nossos dias, o amor ao dinheiro e a ganância do coração humano estão domesticados, se tornaram "gospel". Se no contexto de Malaquias o povo "roubava" de Deus por meio da liderança, hoje, líderes roubam do povo usando Deus. Por isso, em muitas catedrais, a máfia dos dízimos e das ofertas ganham maior destaques, muito mais que a própria pregação e a vivência do Evangelho.

Como podemos ver, não é a moeda que precisa converter, é o ser humano. Cristo veio ao mundo por nossa causa, para que pudéssemos ter vida em abundância. E tendo vida, que pudéssemos viver 24 horas por dia para Ele, e não apenas 1 ou 2 dias na semana. Sendo Deus, quis ser humano. Mesmo dono de tudo, optou por não ter nada, não para ter uma vida pobre e miserável, mas para nos ensinar que o nosso maior tesouro está no céu. Ele nos ensinou a viver para o Pai, a almejar o céu ao invés de cobiçar os tesouros desta terra. Com a sua morte nos mostrou que amar é doar sem medidas, não apenas com 10% do nosso dinheiro, mas com 100% da nossa vida. Contudo, ele também ressuscitou para completar a sua obra e para que a nossa fé e esperança não se apoie somente em argumento humano, raciocínios lógicos ou fatos científicos. Não foi por dinheiro que Cristo morreu e ressuscitou, mas foi por dinheiro que ele foi traído.

Harry Érick

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Seca-se a erva, e caem as flores"

"Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva.  Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente". Isaías 40:6-8 A tragédia de Mariana foi um desastre que destruiu uma cidade inteira e comprometeu outras cidades também. Pensando sobre o que significa segurança e garantia, lembrei daquelas pessoas que deram um duro danado para ter algo na vida. Ter uma profissão, conquistar um "ganha-pão", realizar o sonho da casa própria, adquirir um carro, etc. De repente, em alguns segundos, o que demorou décadas e custou uma vida para se adquirido e construído, fica totalmente destruído e perdido. Dinheiro algum poderá trazer de volta as pessoas mortas na tragédia, a história do povo, e nem restaurar os rios, as matas, os peixes, os recursos naturais que foram perdidos. Em Gov

Mesmo sem entender

"Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça"  João 13:6-9 Em nossa vivência e caminhada cristã, é comum às vezes não ter respostas para as várias situações e questões da vida. No percurso, quantas perguntas ficam sem respostas, quantas situações sem explicações, quantos porquês e para quê.  A falta de respostas não muda quem Deus é, não altera seus planos e não diminui suas promessas, ao contrário, nos desafia a crer e obedecer mesmo sem nada entender. E neste sentido, Jesus está propondo a Pedro que ele creia e obedeça mesmo sem nada entender agora, porém mais tarde. Algumas respostas vêm de imediato, outras somente com o passar do tempo,

Uma Luz na escuridão

"O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou”. Mt 4:16 . Perguntei aos que estavam presente: Este lugar já está iluminado, se eu trouxer mais uma luz aqui vai fazer diferença? Sim, responderam, vai ficar mais claro. Certo, agora olhe lá para fora, nos lugares escuros da rua, onde esta luz fará mais diferença, aqui ou lá? Nos lugares escuros, responderam. Tanto lugar para ser luz e nós escolhemos brilhar justo onde a luz já está brilhando. Este foi o início da minha fala num dos cultos no lar.  Jesus veio ao mundo e foi nele uma luz brilhando nas trevas. Cristo deixou toda a sua glória e veio para este mundo. Se pararmos para pensar, a luz de Cristo não fazia diferença no lugar de onde ele veio porque o lugar de onde ele veio, ser luz é algo normal. Cristo veio ao mundo, habitou em nossos corações e passamos a ser “luz vivente”. Quando penso que faço parte