Pular para o conteúdo principal

O Outro cristão

Certa vez Paulo falando aos gálatas, disse: "Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho" Gálatas 1:6.

O OUTRO é uma comparação com o verdadeiro Evangelho. O OUTRO, é uma réplica mal feita do verdadeiro. Assim como podemos encontrar um OUTRO EVANGELHO, também podemos supor um OUTRO CRISTÃO, uma construção mundanizada e moderna do cristão verdadeiro. Segue então algumas características do OUTRO CRISTÃO. 

O outro cristão pode ser reconhecido por meio da importância que dá a si mesmo

Se o culto e a adoração não fosse algo tão sublime e poderoso, o diabo não estaria negociando com Jesus.

E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Mateus 4:9,10

O diabo sabe que se não oferecer algo em troca, dificilmente terá o que precisa. Assim, para enfraquecer a adoração, o diabo oferece fama, sucesso, dinheiro e poder. Quanto mais disso, menos daquilo. Pois o que era para exaltação a Deus, torna-se culto ao ego. E isso se expande de várias maneiras, nos dias de hoje, principalmente por meio de likes, seguidores, views, entre outros. Prefere estar em ambientes que o coloque em evidência, em destaque. O OUTRO cristão gosta muito do seu ego, que por consequência, deve sempre estar em evidência.

É o que aconteceu na construção da Torre de Babel: "Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra” (Gênesis 11:4). Quando Deus não é adorado, o homem prepara o seu caminho rumo ao ego, dando lugar ao orgulho e ao espírito de independência, e por fim, à rebeldia.

O outro cristão pode ser reconhecido pela prioridade que dá às suas programações

O outro cristão Adora o seu ego e cultua suas programações de final de semana. O que importa é a sua própria satisfação e prazer.

O culto é uma das maneiras em que usamos para expressar a nossa adoração a Deus. É o momento em que paramos para dedicar um momento do nosso dia ou da nossa semana a Deus. Mas para diminuir esta importância, ao invés de culto a Deus, adotamos o termo programação. Ora, reduzir o culto de Adoração a Deus à uma mera programação de final de semana certamente foi uma sacada muito boa do inimigo. Pois, se reduzimos a importância do culto à uma mera programação religiosa de final de semana, logo é certo fazer concorrência com outras programações, já que tudo é a mesma coisa. Dessa forma, faz sentido ir em outras programações mais interessantes do que ir em uma programação da igreja. O churrasco, a festa, o futebol com os amigos, a saidinha de final de semana. Tudo isso são programações e são mais interessante do que ir numa programação na igreja. Quando tratamos o culto a Deus como uma programação de final de semana, diminuímos a importância, igualamos as partes e abrimos concorrência. 

O Outro cristão pode ser reconhecido pelo conhecimento das Escrituras, mas não pela prática delas.

"O diabo conhece a Bíblia melhor que todos nós, mas mesmo assim continua sendo diabo" A. W. Tozer

Na tentação de Cristo, podemos observar que o Diabo usou a própria Escritura em causa própria. Certamente o conhecimento das Escrituras e a não observância e obediência à vontade de Deus nos torna insensível à voz de Deus e às práticas cristãs. Tiago ao escrever sobre fé sem obras disse: "Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios crêem — e tremem"! Insensato! Quer certificar-se de que a fé sem obras é inútil? Tiago 2:19,20

Sendo assim, é de muito proveito para o inimigo que você se encha de conhecimento Bíblico, sem o menos comprometimento com ele. O que faz do diabo um condenado é a falta de conversão, de arrependimento, de perdão, de reconhecer Deus como Senhor, de obedecer a sua vontade. É por isso que Provérbios 3:5,7 vai dizer: "Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal". E ainda Salmos 119:11 nos diz: "Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti".

O Outro cristão é uma versão do Outro evangelho. É fruto de suas próprias vontades, não da vontade de Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Seca-se a erva, e caem as flores"

"Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva.  Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente". Isaías 40:6-8 A tragédia de Mariana foi um desastre que destruiu uma cidade inteira e comprometeu outras cidades também. Pensando sobre o que significa segurança e garantia, lembrei daquelas pessoas que deram um duro danado para ter algo na vida. Ter uma profissão, conquistar um "ganha-pão", realizar o sonho da casa própria, adquirir um carro, etc. De repente, em alguns segundos, o que demorou décadas e custou uma vida para se adquirido e construído, fica totalmente destruído e perdido. Dinheiro algum poderá trazer de volta as pessoas mortas na tragédia, a história do povo, e nem restaurar os rios, as matas, os peixes, os recursos naturais que foram perdidos. Em Gov

Mesmo sem entender

"Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça"  João 13:6-9 Em nossa vivência e caminhada cristã, é comum às vezes não ter respostas para as várias situações e questões da vida. No percurso, quantas perguntas ficam sem respostas, quantas situações sem explicações, quantos porquês e para quê.  A falta de respostas não muda quem Deus é, não altera seus planos e não diminui suas promessas, ao contrário, nos desafia a crer e obedecer mesmo sem nada entender. E neste sentido, Jesus está propondo a Pedro que ele creia e obedeça mesmo sem nada entender agora, porém mais tarde. Algumas respostas vêm de imediato, outras somente com o passar do tempo,

Uma Luz na escuridão

"O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou”. Mt 4:16 . Perguntei aos que estavam presente: Este lugar já está iluminado, se eu trouxer mais uma luz aqui vai fazer diferença? Sim, responderam, vai ficar mais claro. Certo, agora olhe lá para fora, nos lugares escuros da rua, onde esta luz fará mais diferença, aqui ou lá? Nos lugares escuros, responderam. Tanto lugar para ser luz e nós escolhemos brilhar justo onde a luz já está brilhando. Este foi o início da minha fala num dos cultos no lar.  Jesus veio ao mundo e foi nele uma luz brilhando nas trevas. Cristo deixou toda a sua glória e veio para este mundo. Se pararmos para pensar, a luz de Cristo não fazia diferença no lugar de onde ele veio porque o lugar de onde ele veio, ser luz é algo normal. Cristo veio ao mundo, habitou em nossos corações e passamos a ser “luz vivente”. Quando penso que faço parte