Pular para o conteúdo principal

O Evangelho do natal!


Evangelho quer dizer Boas Notícias! O fato do nascimento de Jesus, apesar de ter sido milagrosamente anunciado, foi boas notícias para uns, porém para outros nem tanto.

A notícia do nascimento de Jesus em Belém, conforme registrado no livro de Mateus 2:1-8, descreve a chegada dos magos do Oriente a Jerusalém. Eles perguntam para Herodes a respeito do recém-nascido rei dos judeus. Esta notícia apesar de ter sido dada com muito gosto, perturbou o rei Herodes. Interessado, Herodes então reúne os líderes religiosos da cidade para saber onde o Messias deveria nascer.

Por um lado observamos que três reis magos – ou sábios, que investigaram, pesquisaram e previram o nascimento de Jesus, rei dos judeus. E isso nos mostra que outras pessoas fora da cultura e da crença do judaísmo também estavam à espera deste tão grande acontecimento. Dessa forma, pessoas estrangeiras, consideradas gentias – pois é assim que a Bíblia se refere aos que não são judeus, também esperavam com alegria por este grande dia. E o relato diz estes três reis magos foram para adorar e presentear o menino Jesus.

A mesma Boa Notícia não foi muito bem recebida Herodes. O relato diz que Herodes ficou perturbado com a notícia. E qual o motivo de Herodes ter ficado tão perturbado com a notícia? A explicação é simples. Herodes não tinha direito ao trono porque ele era originário da Iduméia, uma região na região sudoeste da Judeia, mas não era descendente do rei Davi, como a maioria dos governantes judaicos anteriores. Portanto, não possuía o direito por linhagem que era exigido à época para governar o povo de Israel. Com o nascimento de Jesus, Herodes então teme perder a sua coroa, o seu poder. Tanto é verdade, que para chegar onde chegou, Herodes havia mandado matar crianças de dois anos para baixo com intuito de matar a Jesus. Sem contar que ele já havia assassinado quase toda a sua família por causa da coroa.

Como podemos ver, a mesma Boa Notícia, também pode ser considerada uma má notícia. O natal de Cristo é uma má notícia para aqueles, que, assim como Herodes, amam este mundo, se deleitam no pecado e fazem de tudo para manter este reinado de prazer e ostentação. Ou para aqueles que de tanto amarem o mundo e o pecado, já estão insensíveis para as verdades do Evangelho, ignorando todos os fatos, se tornando céticos. Já dizia João em sua primeira Carta:

Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. 1 João 2:15-17

O poder de Herodes e a sua liderança eram frutos de suas vontades egoístas e de sua obstinação. Já o poder e a autoridade de Jesus provinham do Pai. Deus o Pai deu a Cristo todo o poder.

A Boa Notícia, chamado por nós de Evangelho, é que Cristo nasceu para destronar o pecado e assumir o seu reinado. Todos aqueles que creem e o esperam sob esta perspectiva, tem motivos de sobra para comemorar o seu nascimento e, assim como os três reis magos, não têm problema nenhum em abdicar de suas coroas num gesto de adoração.
Harry Érick

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Seca-se a erva, e caem as flores"

"Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva.  Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente". Isaías 40:6-8 A tragédia de Mariana foi um desastre que destruiu uma cidade inteira e comprometeu outras cidades também. Pensando sobre o que significa segurança e garantia, lembrei daquelas pessoas que deram um duro danado para ter algo na vida. Ter uma profissão, conquistar um "ganha-pão", realizar o sonho da casa própria, adquirir um carro, etc. De repente, em alguns segundos, o que demorou décadas e custou uma vida para se adquirido e construído, fica totalmente destruído e perdido. Dinheiro algum poderá trazer de volta as pessoas mortas na tragédia, a história do povo, e nem restaurar os rios, as matas, os peixes, os recursos naturais que foram perdidos. Em Gov

Mesmo sem entender

"Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça"  João 13:6-9 Em nossa vivência e caminhada cristã, é comum às vezes não ter respostas para as várias situações e questões da vida. No percurso, quantas perguntas ficam sem respostas, quantas situações sem explicações, quantos porquês e para quê.  A falta de respostas não muda quem Deus é, não altera seus planos e não diminui suas promessas, ao contrário, nos desafia a crer e obedecer mesmo sem nada entender. E neste sentido, Jesus está propondo a Pedro que ele creia e obedeça mesmo sem nada entender agora, porém mais tarde. Algumas respostas vêm de imediato, outras somente com o passar do tempo,

Uma Luz na escuridão

"O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou”. Mt 4:16 . Perguntei aos que estavam presente: Este lugar já está iluminado, se eu trouxer mais uma luz aqui vai fazer diferença? Sim, responderam, vai ficar mais claro. Certo, agora olhe lá para fora, nos lugares escuros da rua, onde esta luz fará mais diferença, aqui ou lá? Nos lugares escuros, responderam. Tanto lugar para ser luz e nós escolhemos brilhar justo onde a luz já está brilhando. Este foi o início da minha fala num dos cultos no lar.  Jesus veio ao mundo e foi nele uma luz brilhando nas trevas. Cristo deixou toda a sua glória e veio para este mundo. Se pararmos para pensar, a luz de Cristo não fazia diferença no lugar de onde ele veio porque o lugar de onde ele veio, ser luz é algo normal. Cristo veio ao mundo, habitou em nossos corações e passamos a ser “luz vivente”. Quando penso que faço parte