Pular para o conteúdo principal

Prosseguindo para o alvo: Perguntas e respostas

Como é possível alguém suportar tantas aflições e permanecer 
fiel a Cristo?

Antes de ser assunto ao céu, o Senhor Jesus disse que o Espírito Santo de Deus desceria sobre nós e que seríamos testemunhas da sua palavra e de suas promessas. Embora Paulo escreva sua carta aos filipenses de uma prisão, isso não significa que ele é um fracassado, ao contrário, ele mostra que a sua fé em Cristo está mais viva do que nunca. O seu testemunho sobre Cristo e sua ressurreição são verdadeiros porque ninguém morreria por uma mentira. Sua prisão, açoites e humilhação provam que as suas palavras são verdadeiras. Que há muito mais além deste mundo do que se imagina. Que a salvação, o Reino de Deus e a ressurreição são reais. E somente alguém que tem o Espírito Santo de Deus em sua vida, consegue passar por essas situações todas e ainda assim permanecer firme em Cristo. 

Como enxergar alegria no sofrimento? 

Para Paulo, sofrer por causa de Cristo não é um motivo de tristeza, mas de alegria. Não estão perseguindo Paulo, estão perseguindo a Cristo. Essa é uma afirmação bem vívida e clara na mente de Paulo por causa da sua conversão. Antes de ser Paulo, Saulo pensava que estava perseguindo os cristãos. O ódio de Paulo era pelos cristãos, quando na verdade era pelo próprio Cristo. Até que um dia o próprio Cristo apareceu e disse: "Saulo, Saulo, por que me persegues?". Escrevendo aos filipenses, Paulo nos ensina que, se o motivo que leva a passar por aflições nesta vida for por causa do Evangelho, então devemos nos alegrar. Se a nossa fé e a nossa adoração incomoda, é porque Cristo está sendo glorificado. E se entendi direito, a maior preocupação de Paulo durante a jornada de sua vida não são as dificuldades da vida, mas o de permanecer fiel a Cristo. Assim, a maior motivação de Paulo para suportar as aflições da vida está na sua Esperança, não em sua força. E isso, só quem crê e anseia pela volta de Cristo pode compreender essas coisas.

Em nossa caminhada cristã, o que de fato merece destaque?

Você já notou que em suas cartas não vemos Paulo pedindo para que o tirem da prisão, ou reclamando de suas algemas? Ao contrário! Paulo sempre vê algo de bom, e consegue enxergar esperança em suas aflições. Na verdade, frequentemente Paulo fala sobre suas adversidades e tribulações em suas cartas, mas ele não se queixa ou murmura contra Deus por causa delas. Em vez disso, ele as vê como oportunidades para a manifestação da força de Cristo em sua vida. Por exemplo, em Filipenses 1:12-14, ele escreve: "Quero que saibam, irmãos, que aquilo que me aconteceu tem antes servido para o progresso do evangelho. Como resultado, tornou-se evidente a toda a guarda do palácio e a todos os demais que estou na prisão por causa de Cristo. E a maioria dos irmãos, motivados no Senhor pela minha prisão, estão anunciando a palavra com maior determinação e destemor". Ele mostra por meio de seus sofrimentos, cadeias e prisões que a salvação é verdadeira e que seus ensinamentos são verdadeiros, pois quem é que sofreria por uma mentira ou ilusão? Seria muito bom se ao invés de focar em problemas e dificuldades, falássemos mais em como temos tido fé e perseverança para permanecer firme e constantes em Cristo. Certamente isso mudaria completamente a nossa maneira de enxergar a vida.

O que Paulo tem para nos ensinar sobre ter fé e prosseguir para o alvo?

Uma coisa é certa, nossas aflições, humilhações e dificuldades não merecem esse glamour todo quando contamos a nossa história. O que merece estar sempre em nossos lábios é a nossa fé, a nossa perseverança e a nossa fidelidade em Cristo, apesar de qualquer sofrimento e dificuldade. Por isso Paulo dá seu testemunho de perseverança e fé, para que a fé das pessoas não sejam apenas um amontoado de pensamento ou ideias sobre Jesus, mas que seja vida e verdade. Por isso ele diz aos filipenses que sigam unidos o exemplo dele e observem os que vivem de acordo com o padrão que ele apresentou a eles. E isso tem a ver com a vivência da fé, não somente a pregação da fé.

Qual o conselho de Paulo para quem quer prosseguir para o alvo?

Depois de ter dito "prossigo para o alvo", Paulo também disse: "Siga o meu exemplo". E depois disso, ele repete, por mais de uma vez, e agora com lágrimas, que há muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo. (Fl 3:17-19). A preocupação de Paulo vai além do conhecimento, e chega ao padrão de comportamento. Isso porque é em nossas atitudes e em nosso comportamento que aparece nossas crenças e valores. Dessa forma, há muitas pessoas que, mesmo estando na igreja e participando regularmente dos cultos, não são pessoas cujos comportamentos e procedimentos são dignos de imitação. Estamos preparados para resistir ao perigo que vem de fora, mas não esperamos que o inimigo nos ataque de dentro. Por isso, é muito mais doloroso a punhalada de um irmão do que de um estranho. 

Paulo passou por tudo isso, e por mais doloroso que foi, ele foi fiel a Cristo, e continuou prosseguindo para o alvo.

Harry Érick


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Seca-se a erva, e caem as flores"

"Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva.  Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente". Isaías 40:6-8 A tragédia de Mariana foi um desastre que destruiu uma cidade inteira e comprometeu outras cidades também. Pensando sobre o que significa segurança e garantia, lembrei daquelas pessoas que deram um duro danado para ter algo na vida. Ter uma profissão, conquistar um "ganha-pão", realizar o sonho da casa própria, adquirir um carro, etc. De repente, em alguns segundos, o que demorou décadas e custou uma vida para se adquirido e construído, fica totalmente destruído e perdido. Dinheiro algum poderá trazer de volta as pessoas mortas na tragédia, a história do povo, e nem restaurar os rios, as matas, os peixes, os recursos naturais que foram perdidos. Em Gov

Mesmo sem entender

"Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça"  João 13:6-9 Em nossa vivência e caminhada cristã, é comum às vezes não ter respostas para as várias situações e questões da vida. No percurso, quantas perguntas ficam sem respostas, quantas situações sem explicações, quantos porquês e para quê.  A falta de respostas não muda quem Deus é, não altera seus planos e não diminui suas promessas, ao contrário, nos desafia a crer e obedecer mesmo sem nada entender. E neste sentido, Jesus está propondo a Pedro que ele creia e obedeça mesmo sem nada entender agora, porém mais tarde. Algumas respostas vêm de imediato, outras somente com o passar do tempo,

Uma Luz na escuridão

"O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou”. Mt 4:16 . Perguntei aos que estavam presente: Este lugar já está iluminado, se eu trouxer mais uma luz aqui vai fazer diferença? Sim, responderam, vai ficar mais claro. Certo, agora olhe lá para fora, nos lugares escuros da rua, onde esta luz fará mais diferença, aqui ou lá? Nos lugares escuros, responderam. Tanto lugar para ser luz e nós escolhemos brilhar justo onde a luz já está brilhando. Este foi o início da minha fala num dos cultos no lar.  Jesus veio ao mundo e foi nele uma luz brilhando nas trevas. Cristo deixou toda a sua glória e veio para este mundo. Se pararmos para pensar, a luz de Cristo não fazia diferença no lugar de onde ele veio porque o lugar de onde ele veio, ser luz é algo normal. Cristo veio ao mundo, habitou em nossos corações e passamos a ser “luz vivente”. Quando penso que faço parte